A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) vai monitorar a violência online contra jornalistas durante as eleições deste ano. A iniciativa, feita em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo, visa a identificar, analisar, decifrar e denunciar ataques online contra comunicadores durante o período eleitoral.

Até o final do segundo turno, o projeto vai monitorar diariamente mais de cem contas no Twitter e no Facebook de jornalistas, influenciadores, autoridades públicas e candidatos às eleições. Serão monitorados termos considerados como discursos estigmatizantes, ofensas e insultos destinados à imprensa em geral.

Os resultados do monitoramento serão divulgados ao longo do período no site da RSF. Após o término das eleições, a entidade vai formular um relatório detalhado sobre as principais tendências de ataques detectados, com o objetivo de entender a origem, estrutura e organização dessa violência online, além de denunciar os principais agressores e encontrar soluções para combater os ataques.

“Uma análise aprofundada e um monitoramento sistemático dos ataques online contra a imprensa é fundamental para entender melhor o papel do espaço digital no cenário estrutural da violência contra jornalistas e comunicadores no Brasil e pensar em soluções mais efetivas para combater esse fenômeno”, diz Emmanuel Colombié, diretor do escritório da RSF para a América Latina.

Estudo feito pela própria RSF e pelo Instituto Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio) no ano passado mostrou que os apoiadores do governo Bolsonaro são os principais autores de ataques virtuais contra jornalistas, e que os maiores alvos desses agressores são grupos de mídia críticos ao presidente, e mulheres jornalistas.

SJSP atualiza manual contra violência

Também com foco na segurança dos jornalistas durante as eleições, o Sindicato dos Jornalistas de SP (SJSP) atualizou seu Manual contra a Violência a Jornalistas com o Guia de Proteção a Jornalistas na Cobertura Eleitoral.

O texto traz medidas que devem ser adotadas pelos profissionais durante a cobertura de comícios e manifestações para evitar ataques e saber o que fazer em caso de violência. O guia traz ainda uma lista com os principais tipos de ataques online para conhecimento da categoria.

O SJSP cobrará as empresas jornalísticas para que adotem medidas pela segurança de seus profissionais. O sindicato elaborou um documento-base com sugestões para os veículos sobre o dia a dia dos jornalistas. Leia aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments