A Fundação Gabo, instituição criada pelo jornalista colombiano e Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, abriu as inscrições para o Prêmio Gabo 2021. A iniciativa é um dos mais importantes e tradicionais reconhecimentos do jornalismo na América Latina.

Nesta edição, poderão concorrer reportagens publicadas, em língua espanhola ou portuguesa, de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021, nas categorias Texto, Imagem, Cobertura e Inovação. Os trabalhos inscritos serão submetidos a um júri composto por mais de 50 jornalistas, em três fases de julgamento.

A cerimônia de entrega será mais uma vez virtual, e está marcada para o mês de novembro. O ganhador de cada categoria receberá um prêmio de 35 milhões de pesos colombianos (aproximadamente R$ 50 mil). Em suas oito edições anteriores, o concurso recebeu 12.170 inscrições, de 34 países, e premiou 47 trabalhos.

Em 2020, o projeto Radar Aos Fatos foi o vencedor na categoria Inovação. A iniciativa, que monitora, em tempo real, a desinformação sobre a pandemia do coronavírus no Brasil, é comandada por Tai Nalon, e contou em sua equipe com Carol Cavaleiro, Bárbara Libório, Bruno Fávero, Milena Magabeira, Luiza Barros, Thamyres Dias, João Barbosa, Marina Gama Cubas e Rômulo Collopy.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments