26.3 C
Nova Iorque
quarta-feira, setembro 22, 2021

Buy now

Aos Fatos vence o Gabo na categoria Inovação

A Fundação Gabriel Garcia Márquez anunciou na noite dessa quinta-feira (21/1), em cerimônia virtual, os vencedores do Prêmio Gabo 2020. Dentre os trabalhos reconhecidos nas quatro categorias, destaque para o projeto Radar Aos Fatos, único premiado brasileiro desta edição ao receber o reconhecimento principal na categoria Inovação.

Sob o comando da diretora executiva Tai Nalon, integraram a equipe do projeto do Aos Fatos Carol Cavaleiro, Bárbara Libório, Bruno Fávero, Milena Magabeira, Luiza Barros, Thamyres Dias, João Barbosa, Marina Gama Cubas e Rômulo Collopy, além da agência de inteligência digital Parafernália Interativa.

Tai Nalon: “Em um país em convulsão, a desinformação afeta vidas”

O Radar Aos Fatos é uma ferramenta de monitoramento em tempo real do ecossistema de desinformação brasileiro. A partir de padrões linguísticos e inteligência artificial, o algoritmo capta tendências desinformativas na internet a partir de conteúdos de baixa qualidade. “Em um país em convulsão, a desinformação afeta vidas”, destacou Tai Nalon. “Por isso, quero humildemente dedicar este prêmio aos mais de 200 mil mortos no Brasil devido à pandemia”.

Desde que foi ao ar pela primeira vez, em março de 2020, o núcleo editorial do Radar publicou 39 reportagens que mapeiam os principais meios pelos quais campanhas de desinformação são distribuídas. Em abril, por exemplo, o serviço concluiu que o deputado Osmar Terra (MDB-RS), então cotado para o Ministério da Saúde, era o parlamentar que mais havia disseminado desinformação sobre a pandemia no Twitter.

 “O Radar é um mecanismo vivo, que mapeia, toda semana, dados que mudam conforme o momento político”, complementa Natalia Viana, diretora da Agência Pública e uma das juradas do Prêmio Gabo. “É a primeira ferramenta que vejo no jornalismo que busca monitorar diferentes plataformas. É algo que exige coragem e põe em xeque os limites do jornalismo. Radar Aos Fatos ataca um problema que não poderia ser atingido de outra maneira”.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
2,952SeguidoresSeguir
18,400InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese