Um perfil falso do portal G1 no Twitter fez uma postagem também falsa, que incitou ataques à apresentadora da CNN Brasil Daniela Lima. O post dizia que ela havia classificado o incêndio na estátua de Borba Gato, em São Paulo, como “pacífico” e que os responsáveis estavam de máscara, o que não aconteceu.

Daniela nem sequer estava entre as apresentadoras que noticiaram o ocorrido. Mas a postagem falsa acabou viralizando, o que gerou uma onda de ataques e ameaças à jornalista.

Sobre o ocorrido, Daniela escreveu no Twitter que “falsear, dar a pior interpretação possível, editar coisas que eu disse, já tinha visto. Inventar algo que nunca foi dito por mim, quando eu estava em casa, com minha família… Inédito. Disfarçada de piada, a extrema direita avança sobre limites nunca vistos. Não ficará impune”. Ela também divulgou algumas das ameaças que recebeu.

Segundo checagem do Estadão Verifica, a conta falsa foi criada em março de 2021 e muitas de suas postagens envolvem ataques a jornalistas mulheres. Casos anteriores envolvem por exemplo a narradora Natália Lara, do SporTV, e Barbara Gancia. O perfil também fez posts contra opositores de Jair Bolsonaro, como o governador de São Paulo João Dória, a deputada federal Joice Hasselmann e a ex-presidente Dilma Rousseff.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments