Escrito por Marcello Antunes e Clayton Netz, será lançado em São Paulo nesta quarta-feira (25/4), às 20h30, na Fnac Pinheiros (praça dos Omaguás, 34), o segundo livro da série Empreendedoras por Natureza, com as histórias de Adriana Barbosa, da Feira Preta, e Tatiane Lobato, da Rede de Lavanderias Magic Clean. O valor arrecadado com a venda será revertido para a próxima edição, que trará as histórias de outras duas empreendedoras de sucesso.
Com prefácio de Rosely Cruz, idealizadora do projeto, o livro é o segundo de uma coleção de cinco volumes, cada um com a história de duas mulheres de sucesso sob óticas diferentes. O objetivo é inspirar mulheres comuns, de todas as idades, escolaridades e áreas a empreender com incentivo adicional às histórias de outras mulheres. Com dicas, passo a passo e exemplos práticos, a coleção foca no empoderamento feminino e desmistifica o empreendedorismo como marca masculina.
Felipe Oliveira tornou-se réu por crime de promoção do terrorismo, após se infiltrar em grupos acusados de serem ligados à organização extremista ISIS, também conhecida como Estado Islâmico. Em fevereiro, o juiz Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba, aceitou denúncia do Ministério Público Federal no Paraná, segundo a qual Felipe “ultrapassou o limite do tolerável e promoveu a organização terrorista Estado Islâmico” em mensagens ao grupo. Em 2016, ele havia entrado em um fórum virtual usando um codinome para apurar os métodos de recrutamento de jovens pelo ISIS na Europa. Depois, passou a se comunicar com integrantes de grupos brasileiros simpatizantes da organização terrorista, como um interessado em juntar-se a eles. A apuração rendeu reportagens para a Folha de S.Paulo e para o Fantástico, veiculadas em março e julho de 2016, respectivamente.
O procurador da República Rafael Brum Miron, que assina a denúncia contra o jornalista, considera que ele encorajou o crime por meio de suas mensagens. “O objetivo dele talvez não fosse promover o terrorismo, mas por diversos momentos ele incentivou o ilícito”, afirmou. “O limite em uma investigação desse tipo é não incidir no crime que se está apurando”, disse Miron. Na conclusão do inquérito, o delegado da PF Guilherme Torres afirma que Felipe “não teve a postura esperada de um jornalista, a qual deveria ser somente a apuração dos fatos e, em havendo crime, informar à autoridade competente”.
Em sua defesa, Oliveira afirma que manteve contato com a Polícia Federal desde o início da apuração e repassou a ela informações e conteúdos que recebia por meio dos grupos. “Entrei no grupo em uma quinta-feira e no sábado informei à PF o que estava fazendo”, disse. “Cumpri meu dever de repórter investigativo. Não houve nenhuma outra intenção que não fosse a de divulgar às autoridades e ao público a existência dessas organizações”.*Com informações da Abraji.
A Ogilvy Brasil foi escolhida pela Câmara Brasileira do Livro para o desenvolvimento de toda a comunicação da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, 3 a 12/8, no Anhembi.
O projeto envolve entregas unificadas como campanhas publicitárias, social media e relações públicas, neste caso por meio de uma das unidades de negócios do Grupo Ogilvy, que é PR & Influence. “A conquista da conta da Bienal representa uma oportunidade única de trabalhar com um produto cujo valor é inestimável e pauta toda a sociedade: o livro e todos os seus desdobramentos para indústria cultural e do conhecimento”, comenta Regina Augusto, diretora executiva de estratégia & conteúdo da unidade de negócio de PR & Influence do Grupo Ogilvy Brasil.
Mazé Torquato Chotil, que hoje vive na França, está lançando pela Alameda o livro José Ibrahim – O líder da primeira grande greve que afrontou a ditadura. Nele, com apoio do Centro de Documentação e Memória do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, busca reconhecer a importância de Ibrahim e da história do movimento sindical naquela cidade da Região Metropolitana de São Paulo.
Capa do livro
José Ibrahim foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco aos 20 anos, líder da greve de 1968 na cidade, enfrentou a ditadura, foi preso, torturado e banido do País. Viveu cerca de dez anos de exílio em Cuba, Chile e Bélgica. Na volta do exílio, continuou as lutas pela anistia, pela democratização, participou da criação de três centrais sindicais – CUT, Força Sindical e UGT –, mas sua importância no novo sindicalismo brasileiro não foi reconhecida pelo pessoal do ABC. Na política, ajudou a criar o PT, foi para o PDT e depois para o PV. Candidato três vezes, nunca se elegeu. Morreu em 2013.
Formada em jornalismo pela FIAM, em 1980, Mazé (machotil@yahoo.fr) trabalhou na imprensa de Osasco e São Paulo, antes de chegar na França, em 1985, quando começou a fazer artigos para o caderno turismo da Folha de São Paulo e entrevistas para a Radio Internacional da Holanda. Fez doutorado em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Paris 8 e um pós-doutorado na École des hautes études en sciences sociales. O fruto desse pós-doutorado foi o livro Exil ouvrier. La saga des Brésiliens contraints au départ (1964-1985) – Trabalhadores exilados: a saga de brasileiros forçados a partir (1964-1985). Também é autora deLembranças da vila, Lembranças do sitio, Minha aventura na colonização do Oeste, Minha Paris Brasileira e Ouvrières chez Bidermann.
Estão programadas as seguintes sessões de autógrafos:
27/4, às 11h – Auditório da EE Antônio Raposo Tavares – praça 21 de Dezembro, 22 (Centro, Osasco)
28/4, às 15h – Casaviva – av. Maria Campos, 252 (Centro, Osasco)
2/5, às 18h30 – Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco – rua Erasmo Braga, 307 (Presidente Altino, Osasco)
4/5, às 14h – Colégio Brasileiro de Altos Estudos – av. Rui Barbosa, 762 (Flamengo, Rio de Janeiro)
7/5, às 18h – Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais – rua Rodrigues Caldas, 30 (Santo Agostinho, Belo Horizonte)
10/5, às 19h – Câmara Municipal de Osasco – av. dos Autonomistas, 2.607 (Centro, Osasco)
11/5, às 18h30 – Editora Alameda – rua Treze de Maio, 353 (Bela Vista, São Paulo)
Maria Aparecida de Oliveira, de 68 anos, foi presa nessa segunda-feira (23/4) por determinação da 3ª Vara Criminal de Maceió, em cumprimento de mandado de prisão preventiva. O Ministério Público Estadual alega que ela fez acusações sem provas em seu blog contra o procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, quando ele era secretário de Segurança Pública no governo de Renan Filho no Estado. Segundo o site gazetaweb, as acusações do MPE são de calúnia, difamação e coação de testemunhas de um processo.
Ainda de acordo com o site, Izaias Barbosa, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, classificou como exagerada e uma ação extrema a prisão de Maria Aparecida. Ele disse que a entidade ainda vai tomar ciência do conteúdo do processo e da decisão do juiz da 3ª Vara Criminal da Capital para, então, decidir que posição tomar. “Mas houve excesso. Como o processo é de calúnia, não caberia prisão, mas ainda vamos saber o que realmente motivou o decreto”, comentou Barbosa, reforçando que medidas dessa natureza podem abrir precedentes perigosos. “De antemão, reiteramos que o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas é contra qualquer tipo de medida que cerceie a atividade profissional da categoria”.
A Associação Paulista de Medicina convida a imprensa para coletiva nesta quarta-feira (25/10), às 10h30, em sua sede (av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, 13º), em que médicos, Defesa do Consumidor, Conselhos Regionais da Saúde, Igreja e Associações de Pacientes anunciarão o que farão contra a cobrança de franquia para pacientes de plano de saúde, que está em estudos na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Entre as questões em discussão estarão: o que está por trás da proposta de franquias nos planos de saúde? Quem ganhará bilhões com elas? Quem serão os principais prejudicados? Quais os reflexos para quem trabalha nas empresas, em todas, inclusive nas de comunicação? Como o acordo foi fechado nos gabinetes do Brasília? Por que pareceres oficiais foram ignorados pela agência estatal? E os reflexos no Sistema Único de Saúde, será que o SUS sobreviverá ao pagamento da fatura? Como médicos serão afetados na prática diária? Quais os pacientes que mais sofrerão?
Além da anfitriã, APM, atenderão à imprensa órgãos de Defesa do Consumidor (Idec, ProTeste e Procon), os Conselhos Regionais de Odontologia, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, associações de pacientes crônicos, a Igreja Católica e a Pastoral da Saúde. Foram também convidados, entre outros, a Defensoria Pública, a Promotoria dos Direitos dos Consumidores e a Promotoria da Saúde.
Mais informações à imprensa na Acontece Comunicação e Notícias, com Chico Damaso, Ianca Alcaraz, Frederico Vasconcelos, Ana Morau e Carla Matsue, pelos 11-3871-2331 / 3873-6083 / 999-118-117 / 3853-0770.
Agência de comunicação atuando em São Paulo há 15 anos, a MassMedia está reforçando sua operação no Nordeste com a chegada de André Malagueta Galvão (ex-Jornal do Comercio), para integrar a sociedade.
Também faz parte do time no Recife Patrizia D’Aversa, paulistana que se mudou para a cidade em 2013. Ela trabalha há mais de 20 anos com comunicação corporativa para grandes empresas, sendo os últimos dez na própria agência. “Há grandes empresas por aqui que não conseguem ter expressão na mídia nacional, apesar de terem consumidores no Brasil todo. Nosso objetivo é expandir essas fronteiras”, afirma André.
O UOL lançou nessa segunda-feira (23/4) o UOL Esporte Clube, plataforma de produtos de conteúdo esportivo premium sobre esportes. Quem assinar pode assistir jogos ao vivo de diversas modalidades, como futebol, basquete e futebol americano, de campeonatos e ligas nacionais e internacionais. Também pode conferir programas esportivos na íntegra e detalhes sobre os bastidores do futebol nacional.
Tudo isso via celular, tablet ou computador. O assinante também terá em um único lugar a possibilidade de adquirir, em um único pacote, serviços dos principais players do mercado especializados em esportes: UOL De Primeira, Esporte Interativo Plus e ESPN Play. Mais informações nosite do UOL Esporte Clube.
No ano em que comemora seis anos de operações no Brasil, mais de 100 profissionais da Fox Sports vão para a Rússia para cobrir o Mundial de futebol. Programas completos serão feitos direto de lá, como o Fox Sports Rádio, com Benjamin Back, Fabio Sormani, Osvaldo Pascoal, Flávio Gomes e Mauricio Borges (Mano); Expediente Futebol, com João Guilherme, Luciano Calheiros, Edmundo, Leandro Quesada, Eugênio Leal, Carlos Simon e PVC; e Central Fox, com Edu Elias e Marina Ferrari, além de uma grande equipe de cobertura jornalística. Mais informações na FSB (fox@fsb.com.br ou 11 3165-9636)
Marcos Bento e Pedro Rezende assumem as áreas antes dirigidas, respectivamente, por Paulo Takeuchi e Sérgio Bessa. Marcel Dellabarba troca quatro por duas rodas
Pedro Rezende, novo gerente geral de Relações Públicas da Honda
A Honda confirmou em 18/4 uma grande mudança na cúpula de sua área de Relações Públicas. Entre as principais novidades está na nomeação do até então gerente-geral do Departamento Jurídico Marcos Bento como novo diretor de Relações Institucionais, Relações Públicas, Regulamentação de Produtos e Jurídico, na vaga antes ocupada por Paulo Takeuchi.
Além dele, Pedro Rezende (pedro_rezende@honda.com.br, 19-3864-7422 e 11-985-865-337) deixa a Gerência-Geral de Recursos Humanos para assumir a de Relações Públicas, na vaga de Sérgio Bessa, e será o novo responsável pelos negócios de motocicletas, automóveis e institucional.
A mudança faz parte da política de aposentadoria adotada mundialmente pela fabricante japonesa. Com isso, Paulo, por tempo indeterminado, e Sérgio, até o final do ano, seguem atuando como consultores, para garantir uma transição planejada de suas atividades.
Com a nova posição, Pedro ficará responsável por coordenar a estratégia da equipe de Relações Públicas da Honda South America, além de acumular a posição de gerente de Relações Públicas para Automóveis, no lugar de Marcel Dellabarba. Ali terá o suporte dos assessores Viviane Costa (viviane_costa@honda.com.br, 19-3864-7122 e 11-984-680-365) e Rodrigo Leite (rodrigo_leite@honda.com.br, 19-3864-7119 e 11-984-680-305).
“Estou muito animado em assumir a área de Relações Públicas da Honda”, afirma Pedro. “É uma grande oportunidade poder contribuir para as relações entre as marcas e seus principais públicos, como jornalistas, formadores de opinião e comunidade. Esse mercado vem passando por diversas mudanças ao longo dos anos e estamos sempre atentos para ter uma estratégia de comunicação que reforce os valores da marca, por meio de um relacionamento próximo e ágil com todos nossos parceiros”.
Marcel Dellabarba assume a Gerência de Relações Públicas para Motocicletas, Produtos de Força e Competições
Marcel Dellabarba (marcel_dellabarba@honda.com.br, 19-3864-7118 e 11-985-580-228) assume a Gerência de Relações Públicas para Motocicletas, Produtos de Força e Competições, onde será responsável pela estratégia de posicionamento de imagem dessas áreas, liderando equipe formada pelos assessores Fábio Bonatto (fabio_bonatto@honda.com.br, 19-3864-7124 e 19-987-301-813) e Marcello Ghigonetto (marcello_ghigonetto@honda.com.br, 19-3864-7120 e 11-982-069-160). A área conta ainda com o suporte das agências Spokesman (11-3884-0860) e Mundo Press (11-996-282-222) para atendimento da Honda Racing nas modalidades on-road e off-road, respectivamente.
“Depois de mais de dez anos trabalhando com a comunicação de automóveis, é um grande desafio atuar no segmento de motocicletas. Ao mesmo tempo, vejo como uma grande oportunidade oferecida pela companhia”, explica Marcel. “A Honda é líder absoluta no mercado de motocicletas no Brasil e tem a maior e mais completa linha de produtos da categoria, atendendo a diversos tipos de públicos, o que exige estratégias diferentes, mas que mantenham um único posicionamento de marca”.
Alfredo Guedes (alfredo_guedes@honda.com.br, 19-3864-7125 e 986-398-984), que até então era supervisor de Relações Públicas para Motocicletas, Produtos de Força e Competições, passa a assessor técnico, atendendo a todas as divisões da empresa. Há 20 anos na empresa, já atuou na apresentação de conteúdo técnico em automóveis e motocicletas tanto para jornalistas como para a rede de concessionários. No novo posto, seguirá levando conhecimento técnico de forma didática a todos os públicos de interesse da empresa.
“Levar informação de forma simples e direta sempre foi minha missão, desde que entrei na Honda”, diz Alfredo. “Agora, podendo trabalhar com toda a linha de produtos e tecnologias da empresa, espero facilitar ainda mais o entendimento das qualidades e diferenciais da marca”.
A equipe de Comunicação Corporativa, sob a supervisão de Evelyn Lima (evelyn_lima@honda.com.br, 19-3864-7123 e 11-986-420-873), não teve alterações. Fazem parte do time as assessoras de imprensa Aline Cerri (aline_cerri@honda.com.br, 19-3864-7103 e 11-973-197-912), para Honda Serviços Financeiros e temas institucionais da Moto Honda; e Tassia Rodrigues (tassia_rodrigues@honda.com.br, 19-3864-7147 e 11-976-091-944), para HondaJet, Honda Energy, além de temas institucionais da Honda Automóveis. A área corporativa conta também com Mellina de Carvalho Agostinho e Thayná Franco Florentino, responsáveis pela comunicação com colaboradores Honda no Brasil, além de Gracielle Torres Borges, atuando com a gestão dos canais corporativos da marca em redes sociais.