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terça-feira, dezembro 16, 2025

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Inscrições abertas para o Programa de Jornalismo da EPTV

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Estão abertas as inscrições para o Programa de Jornalismo e Programação Aplicados da EPTV, emissora afiliada da Rede Globo em Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha. As vagas são para estudantes dos cursos de Jornalismo, Comunicação Social, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Marketing, Midialogia, Audiovisual e Imagem e som.

As inscrições estão disponíveis na página do programa, até 17 de agosto. O programa é composto por quatro etapas: inscrições, prova e redação, dinâmica de grupo e entrevistas finais. A duração do estágio é de 24 meses, com chance de renovação.

40 anos do Globo Esporte em edição especial

Tino Marcos (esq.) e Léo Batista comemoram
Tino Marcos (esq.) e Léo Batista comemoram

O Globo Esporte celebrou 40 anos numa edição especial que foi ao ar nessa terça-feira (14/8). Veiculado pela primeira vez em 14/8/1978, propunha um programa diário de esportes além do futebol, capaz de levar a cobertura e as emoções de diversas competições para os telespectadores. Exibido sempre na hora do almoço, é até hoje uma vitrine desejada por muitos atletas.

Para comemorar a data, o repórter Tino Marcos, um dos apresentadores mais antigos do programa, lembrou sua primeira reportagem, há 32 anos, na cobertura de um jogo entre Bangu e Olaria. Glenda Kozlowski era uma menina de 13 anos quando apareceu como promessa do bodyboard brasileiro, antes de ser tetracampeã campeã mundial na modalidade. No decorrer do tempo, o Globo Esporte funcionou como um filtro, para testar atletas de projeção que tivessem o duplo talento de comentaristas, ou mesmo apresentadores, para os canais do grupo Globo.

Léo Batista não poderia ficar de fora da homenagem. O primeiro apresentador reviu o programa de estreia e relembrou curiosidades sobre a sua concepção. Aos 86 anos, além de se emocionar com as recordações, recebeu o repórter Lucas Ohara, de 26 anos, quando este se preparava para sua primeira reportagem no Globo Esporte.

Massey Ferguson divulga finalistas do seu 17º Prêmio de Jornalismo

O 17º Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo divulgou os trabalhos finalistas inscritos nas suas sete categorias: Jornal, Revista, Multimídia, TV, Fotojornalismo, Estudante e Américas do Sul, Central e Caribe. Eles foram definidos pela Comissão Julgadora, que esteve reunida em 10/8, em São Paulo. O evento de premiação será em Canoas (RS), dia 29/8, quando serão revelados os vencedores de cada categoria.

O primeiro colocado das categorias Jornal, Revista, Multimídia, TV e Fotojornalismo receberá R$ 15 mil, o segundo será premiado com um tablet e o terceiro, com um smartphone. O vencedor da categoria Estudante levará R$ 7 mil, enquanto na categoria Américas do Sul, Central e Caribe o vencedor será contemplado com uma viagem com acompanhante para Porto de Galinhas (PE).

Confira os finalistas do Prêmio:

Américas do Sul, Central e Caribe: Catherine Morris, do St Lucia Star Newspapper/Caribe, com a reportagem An Agricultural Revolution; Dardo Esteban Fuentes, do Clarín/Argentina, com Argentina, un mercado atractivo para la maquinaria agrícola; Lilian Gregorina Tejeda, do Listín Diário/Republica Dominicana, com Tecnología entre las prioridades del Banco Agrícola.

Estudante: Janaina Rauber e equipe (Amanda Caselli, Isis Gonzaga e Júlia Bueno), da PUC/RS, com o trabalho Impactos da Tecnologia na Produtividade Agrícola; Jeziel Henrique Araujo, da Unarep-Ribeirão Preto/SP, com Agricultura digital: a fazenda na palma da mão; Juliane Cristina Bee e equipe (Andrey Evangelista e Pâmila Capelli), da Unochapecó/SC, com Ouro Branco: como a produção de leite transformou a vida de mulheres no Oeste Catarinense.

Fotografia: Eumano Silva e Gilberto Alves, do Metrópoles/DF, com Levante dos ribeirinhos: posseiros rebelam-se contra fazendeiros na Bahia; Ricardo Medeiros, do Notícia Agora/ES, com Dia de comer galinha; Sérgio Reghin Ranalli, da Folha de Londrina/PR, com Apesar da safra menor, renda do campo deve bater recorde.

Jornal: Gustavo Porto, de O Estado de S. Paulo/SP, com Uma semana na BR-163 – Lama, buraco, fila e cansaço na estrada da soja; Joana Colussi, de Zero Hora/RS, com Conhecimento travado pela crise; Patrik Camporez, de O Globo/DF, com Áreas rurais vivem clima de medo com onda de violência.

Multimídia: Ana Paula Omena, da Tribuna Hoje/AL, com A grande chance: assentados da reforma agrária se preparam para entrar na Universidade; Luiz Cláudio Ferreira e Gustavo Gomes, EBC/DF, com Entre bombas, peixes, verdes e cidadania; Rammon Monte e Vinícius Miron, do Portal Correio/PB, com O poder do Couro.

Revista: Denise Sauressig, de A Granja/RS, com Potencial para produzir mais; Elaine Silva, José Alberto Gonçalves Pereira e Marcelo Curia, do Globo Rural/SP, com A nova economia da floresta; Nicholas Vital, do Plant Project/SP, com O futuro da comida.

TV: Alessandra Bergmann, do SBT/RS, com dois trabalhos: Cresce o número de mulheres à frente de propriedades rurais no país e Noz-pecã, a fruta do bem; Hellen Santos, do programa Globo Rural/TV Globo/SP, com Ilha das Cinzas: tecnologias ambientais na Foz do Rio Amazonas – Produção: João Vito Cinquepalmi; Imagens: Thiago Capelle; Som externo: Anderson Nwabasili; Edição de imagens: Olympio Giuzio; Arte: Fabíola Marzabal; Edição e reportagem: Hellen Santos.

99 lança prêmio de jornalismo em parceria com a ECA-USP

logo 99

A 99, empresa de mobilidade urbana que integra a empresa chinesa DiDi Chuxing, lança a primeira edição do Prêmio 99 de Jornalismo. A iniciativa é resultado da parceria com o COM+, grupo de pesquisa da Escola de Comunicação e Artes da USP.  As inscrições têm início nesta quarta-feira (15/8) e terminam em 30 de setembro.

Serão premiadas duas categorias: uso de tecnologias para melhorar e inovar a mobilidade urbana e avida nas cidades; e cidades para pessoas e suas histórias. Os vencedores serão classificados em 1°, 2° e 3° lugares nas duas categorias com prêmios de R$ 15, 10 e 5 mil, respectivamente.

Podem participar profissionais que tenham publicado reportagens em veículos nacionais: impresso, áudio/podcast, meios digitais, vídeos e reportagens visuais, no período de 14/9/2017 a 14/9/2018. A comissão julgadora, liderada pela jornalista, Beth Saad (pesquisadora da USP), será composta por profissionais independentes de jornalismo, tecnologias digitais e mobilidade urbana de comprovada experiência e renome em suas atividades. Inscrições e informações no site do prêmio.

Alecsandra Zapparoli deixa a Editora Abril após quase 20 anos

Alecsandra Zapparoli anuncia decisão dois dias após a editora anunciar o fechamento de nove títulos e a demissão de centenas de jornalistas
Alecsandra Zapparoli decidiu sair dois dias após a editora anunciar o fechamento de nove títulos e a demissão de centenas de funcionários
Crise na Abril:

Diretora editorial e publisher da Abril Mídia desde janeiro de 2017, Alecsandra Zapparoli comunicou seu desligamento à empresa na última quarta-feira (8/8). A decisão foi tomada dois dias após a editora anunciar o fechamento de nove títulos e a demissão de centenas de funcionários.

Alecsandra teria discordado da maneira como foram feitos os cortes e como continuariam a ser feitos. Apesar de não ter sido divulgado um número oficial, especula-se que ao menos 800 postos de trabalho foram fechados, nas áreas do editorial, publicidade, marketing, assinaturas e gráfica.

Ex-DCI, Estadão e Quem, entre outros veículos, Alecsandra Zapparoli começou na Abril como repórter em Veja São Paulo, onde chegou a diretora de Redação, em 2008. Em março de 2016 assumiu a Diretoria Editorial da Abril Mídia, acumulando com o cargo de publisher a partir de janeiro do ano seguinte. Fazia parte do Conselho Editorial junto com os acionistas e Thomaz Souto Correa.

Sua principal missão como publisher foi administrar conteúdo e receita, sem que o segundo afetasse a credibilidade do primeiro. Seus colegas dizem que fez isso com muita responsabilidade e coragem, num momento em que a indústria sofre imensas pressões por resultado. Nesse período, potencializou várias marcas, criando eventos como a Feira dos Campeões Comer e Beber, de Veja São Paulo, Amarelas ao Vivo, de Veja, e uma série de outros especialmente em Exame.

Vale destacar que, desde que assumiu o cargo de publisher, a Abril passou por quatro mudanças de CEOs, sendo a última anunciada em 19 de julho, durante seu período de férias. Nessa ocasião, o então presidente Giancarlo Civita passou o comando do grupo à consultoria especializada em reestruturação financeira Alvarez & Marsal e saiu de cena, inclusive não frequentando mais o novo prédio no Morumbi, para onde a empresa acabara de se mudar.

Em seu perfil no Facebook e Instagram, Alecsandra destacou o período em que esteve na Editora Abril e os motivos que a levaram a essa decisão. Desde a publicação do texto, mais de 300 comentários em seu apoio foram publicados. Confira a íntegra:

“Foram quase 20 anos de Abril. Boa parte deste tempo, para os que me conhecem, realizando, criando, errando, me divertindo, ironizando, brigando e sempre lutando. Muitas lutas vencidas, coisas conquistadas. Muitos e muitos erros também. Tantos golpes ao longo do caminho que doeram, uns mais outros menos, e alguns que me fizeram cair. Mas eu levantava – às vezes completamente grogue. Mas com a rapidez de quem toma um isotônico, reenergizava e seguia em frente, às vezes sem entender bem a razão, mas mais forte, com capacidade de ainda receber golpes e golpear. Meus isotônicos sempre foram as pessoas – ficaria impossível citar todas. E um propósito. Ali aprendi absolutamente tudo o que sei e fui inspirada por profissionais incríveis. Quantas histórias, meu Deus. Só tenho a agradecer e me perdoar com tantos que devo ter sido injusta. Há pouco mais de um mês precisei literalmente começar a lutar para extravasar. Muito tempo resiliente num contexto que era um convite à desistência. E assim como no vídeo do treino abaixo, às 11 da noite, depois de 13 horas trabalhando, chegou uma hora que perdi o fôlego. A marca do isotônico mudou e agora não tem mais efeito sobre meu corpo. Hora de parar e buscar outro propósito que faça sentido. Não tem luta fácil. Nunca. E perdendo ou ganhando, a verdade é que eu adoro lutar. Mesmo de longe estarei torcendo pela casa que me acolheu e meu deu tantas oportunidades”.

Jornalistas de língua portuguesa ganham comunidade global

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A Abraji e a Global Investigative Journalism Network (GIJN) lançaram nesta semana a GIJN em Português, primeira comunidade de jornalistas que trabalham em língua portuguesa. O objetivo da parceria é que a Abraji fomente e difunda boas práticas, exemplos e técnicas de jornalismo investigativo para toda a comunidade lusófona (Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial) e de outras regiões em que o português é falado, por meio de duas contas, no Twitter e no Facebook, que serão abastecidas diariamente.

“Compartilhamos, além da língua, uma série de outras características com os povos que falam português”, diz Guilherme Amado, vice-presidente da Abraji. “Existe um milhão de histórias esperando a colaboração entre colegas que falam português para serem contadas. Empresas que atuam em diversos desses mercados, rotas de imigração em plena atividade, semelhanças culturais e étnicas, episódios da nossa História que nunca foram explorados pelo jornalismo. Espero que a GIJN em Português seja um vetor para aumentar essa colaboração”.

Seminário no Sesc Vila Mariana terá 52 jornalistas

Em parceria com a revista Cult, o Sesc Vila Mariana (rua Pelotas, 141 – teatro) realiza de 15 a 17/8 (quarta a sexta-feiras), das 9h às 19h, o seminário Jornallismo – As novas configurações do Quarto Poder, que propõe o debate e a reflexão sobre as práticas jornalísticas na atualidade e o desempenho da imprensa como agente de formação da consciência política e social.

Serão 52 jornalistas, além de acadêmicos e escritores nacionais e internacionais, que participarão das mesas de discussão acerca das práticas jornalísticas, seus significados, ética e responsabilidade. Como lidar com a grande quantidade de informações disseminadas pelas redes sociais, a veracidade das publicações e a crise de legitimidade do jornalismo tradicional são algumas das questões que estarão no centro das discussões.

Haverá também oficinas de outras linguagens jornalísticas em programação paralela. Inscrições somente pelo portal. Confira a programação completa.

Viviane Mansi reforça equipe da Toyota

Viviane Mansi
Viviane Mansi

A Toyota anunciou nesta segunda-feira (13/8) a contratação de Viviane Mansi para o cargo de coordenadora-chefe de Relações Públicas e Comunicação para a América Latina. Ela assume a função que até então era ocupada por Luiz Carlos Andrade Junior, sendo responsável pela organização do setor no Brasil, Argentina e Venezuela.

Andrade Junior, como coordenador regional, continuará apoiando e reportando a Steve St. Angelo, CEO para a América Latina e Caribe.

Graduada em Relações Públicas e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Libero, Viviane esteve nos últimos três anos na Votorantim Cimentos, como chefe global de Comunicação Corporativa e Institucional. Antes, passou pela GE, Takeda e Merck. É coautora do livro Comunicação com empregados.

Abril estaria negociando Viagem e Turismo, VIP e Placar

Depois de anunciar na última semana o fechamento de nove revistas, além de uma série de demissões em sua equipe, a Editora Abril estaria lutando agora para dar um novo rumo para três relevantes marcas de seu portfólio: Viagem e Turismo, VIP e Placar.

Fontes internas garantem que a editora enxerga boa capacidade comercial para essas marcas, que estão entre as líderes de seus segmentos. Outra publicação que inicialmente também estaria nessa barca, inclusive com uma proposta em mãos, era o Guia do Estudante. O negócio, porém, não teria sido aprovado pelo Cade, o que levou ao fechamento da revista em 9/8, quatro dias depois das primeiras anunciadas.

Garantem ainda as fontes que, diferentemente do Guia do Estudante, a circulação de Viagem e Turismo, VIP e Placar estaria garantida pela Abril enquanto um negócio não for sacramentado.

Por meio de sua assessoria, a editora não confirmou – e nem negou – a notícia, limitando-se a explicar que nenhuma “informação, além das notas já publicadas, seria passada”, e que seus executivos não falariam com a imprensa nesse período.

André Cardozo cria newsletter com notícias de tecnologia

Newsletter Norte

André Cardozo, que tem mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia e edita o site de IstoÉ, criou Norte, newsletter que começou a circular no início do mês com as notícias mais importantes de tecnologia enviadas diariamente por e-mail, em um formato de fácil leitura.

“O objetivo do Norte é que o leitor possa, em menos de três minutos, atualizar-se sobre o que está acontecendo de mais importante no mundo da tecnologia. A frase ‘O essencial sobre tecnologia’, que uso no site, resume a ideia”, diz André, que teve passagens por Editora Abril e iG. “Alguns sites brasileiros cobrem muito bem produtos e lançamentos, outros se dedicam mais a empreendedorismo, outros a reportagens mais abrangentes. A ideia do Norte é oferecer a melhor fonte sobre cada um destes aspectos”.

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