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terça-feira, julho 8, 2025

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Rachel Pessôa começa na Comunicação da MRN-Pará

Rachel Pessôa
Rachel Pessôa

Rachel Pessôa deixou a Cia. Siderúrgica do Pecém, no Ceará, no final de 2018, e começou em janeiro na Comunicação da Mineração Rio do Norte, no Pará, como gerente de Comunicação.

Rachel foi antes da Vale, tendo atuado no sudeste do Pará, em Belém e também no Rio de Janeiro. Campeã do TOP Mega Brasil 2018, Região Nordeste, ela atende pelo rachel.pessoa@mrn.com.br.

Secom-SP conclui reestruturação

Secom SP

Passado pouco mais de um mês do início da gestão de João Doria no Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria Especial de Comunicação concluiu sua reestruturação.

Na Chefia de Redação está Hélia Araújo, que conta na equipe com Shirley Nara Araújo, Vinicius Santos, Paulo Reis, Alessandra Nalio, Cristina Pessoa e Ivanna Ferraz. Para as demandas de imprensa dos veículos do interior do Estado, o coordenador será Luiz Paro, com o apoio de Julia Guimarães, Juliana Lolato, Odil David e Aline Mustafá

Rodrigo Bastos é o responsável pelo Núcleo de Dados e tem em sua equipe Ivan Belmudes, Vivian Wolf, Beatriz Cotrim, Tamires Febronio, Luís Felipe Manoel e Lúcia Boldrini.

Letícia Bragaglia e Bruna Fasano continuam atendendo diretamente ao governador, com o apoio de Márcia Franco, Regina Valdez e Josi Vicentin

A equipe de jornalistas está sediada no Palácio dos Bandeirantes, atendendo de domingo a domingo, das 7h às 21 horas. A maior parte deles é contratada pelas agências Attachée de Presse e Máquina Cohn&Wolfe, que ganharam a concorrência para o trabalho.

A agenda do governador João Doria é atualizada diariamente no site oficial do Governo do Estado, sempre no início da manhã, onde também estão disponíveis releases, fotos, áudios e vídeos. Informações pertinentes e avisos de pauta são disponibilizados também nos sites oficiais do Governo e suas secretarias. Os pedidos de informações do Governo devem ser feitos pelo imprensa@comunicacao.sp.gov.br ou 11-2193-8520.

A Secom responde pelo Sistema de Comunicação (Sicom) do Governo do Estado, que abarca as áreas de comunicação de secretarias e empresas. Algumas, que são mais demandadas – como Saúde, Educação, Segurança e Planejamento –, também contam com agências, além de estruturas internas. A linha mestra de trabalho foi estabelecida por decreto.

Nesse início de gestão, a Secom tem organizado reuniões mensais para tratar de temas como digital, imprensa, publicidade, novas tecnologias e está começando a abordar a Lei Geral de Proteção de Dados – que deve impactar bastante a área de comunicação digital –, além de concluir a implementação de um estúdio multimída no Palácio. As redes sociais pessoais do governador são administradas por uma equipe própria, paga com recursos pessoais dele.

Clone do Aos Fatos esconde rede de sites de fake news

Logo do site Aos Fatos fake

Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos, informou em matéria publicada no portal em 13/2 que uma rede de sites de fake news punida pela Justiça Eleitoral no ano passado apropriou-se do nome Aos Fatos para espalhar mais desinformação.

Segundo ela, o mais recente empreendimento desse grupo articulado que produz informações fraudulentas é o site aosfatos.com, ou Jornal Aos Fatos, cujo domínio foi comprado em 31 de janeiro e, desde então, publica sistematicamente conteúdo com informações falsas. Investigação que sua equipe fez apurou que o site é ligado a uma rede de mais de uma dezena de sites que usam ferramentas do Google para hospedar conteúdo e fazer dinheiro por meio de publicidade. O próprio Google já foi acionado pela Justiça Eleitoral para fornecer dados sobre esses produtores de conteúdo fraudulento. “O Jornal Aos Fatos usa deliberada e ilegalmente o nome do Aos Fatos para confundir leitores”, diz Tai.

Ela informa que o site fake está ligado a ao menos outras cinco páginas de distribuição de notícias falsas com grande capilaridade nas redes sociais: O Detetive (hoje fora do ar), Plantão BrasilNotícias Brasil OnlinePensa Brasil e Descobrindo As Verdades. “Aos Fatos já desbancou conteúdo falso ou distorcido desses sites ao menos 14 vezes”, afirma. “O aosfatos.com (que não é o site aosfatos.org ) está no ar há menos de um mês, mas usa o mesmo Google Analytics ID de um site banido por espalhar fake news durante as eleições do ano passado. Pesquisando o código-fonte do site fake Jornal Aos Fatos é possível ver que o ID é pub-2670901358432562”.

Tai diz que o Aos Fatos tentou entrar em contato com os responsáveis pelos sites citados na reportagem, mas apenas o Notícias Brasil Online tem ferramenta ativa, com endereço de e-mail válido. A mensagem enviada ao e-mail do Pensa Brasil retornou. “Por e-mail, a reportagem apresentou o que apurou: as ligações entre os IDs e o Google AdSense”, esclarece ela. “Também perguntou quais seriam as relações entre as páginas. Mas até a publicação da reportagem não havia obtido retorno dos responsáveis pelos sites”.C

Diálogos | Supera aborda a comunicação com empregados

Logo do evento Diálogos Supera

A Supera Comunicação realiza em 21/2, às 19h, na sede da Aberje (rua Amália de Noronha, 151), o Diálogos | Supera, encontro voltado para profissionais de comunicação corporativa para discutir os rumos do mercado, assuntos ligados à cultura organizacional e outros temas.

O encontro é focado na conversa contínua para gerar reflexões, juntamente com o lançamento do livro Diálogos | Supera – Uma coleção de experiências para aprimorar a comunicação com empregados, que reúne reflexões e cases de 19 profissionais de comunicação que participaram dos encontros e compartilharam diferentes experiências. O conteúdo do livro será comentado por convidados no evento, seguido de coquetel e sessão de autógrafos.  

Prêmio Plural de Jornalismo & Personalidades tem novidades nesta edição

Logo do Prêmio Plural de Jornalismo

A Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência) acaba de lançar a segunda edição do Prêmio Plural de Jornalismo & Personalidades. O certame propõe o reconhecimento dos autores de trabalhos jornalísticos sobre ações para o setor de combustíveis e lubrificantes.

Nesta edição, o prêmio traz como novidade duas categorias: Jornalismo Impresso e Jornalismo eletrônico. Elas contemplarão profissionais responsáveis por reportagens (ou séries de reportagens) sobre aspectos do setor, com potencial de gerar melhorias no mercado e, consequentemente, nos indicadores sociais, econômicos e ambientais do País.

Podem concorrer artigos e reportagens que tenham sido originalmente veiculados em jornais, revistas, rádio, internet e televisão, entre setembro de 2018 e agosto de 2019. O autor de cada trabalho vencedor receberá R$ 8 mil brutos. As inscrições serão online e podem ser realizadas até 30 de agosto.

Mais informações na RP Consultoria, com Fernando Portilho e Pâmela Cunha (rp-consutoria@rpconsult.com.br ou 21-998-325-156).

Luciana Garbin é a nova coordenadora do Labjor Faap

Luciana Garbin - Foto: Gabriela Bilo/ Estadão
Luciana Garbin – Foto: Gabriela Bilo/ Estadão

Luciana Garbin, do Estadão, é a nova coordenadora do LabJor Faap, laboratório de produção de conteúdos jornalísticos do curso Jornalismo da Faculdade Armando Álvares Penteado. Ela também ministrará a disciplina ebjornalismo.

Em sua carreira no jornal paulista, Luciana assumiu diversos projetos e exerceu variadas funções: repórter, repórter-especial, chefe de Reportagem da editoria Metrópole, editora de Metrópole, editora da Primeira Página e coordenadora de produção de Política. Hoje é editora de Produção. Em 2010, participou do redesenho da versão impressa do diário e, em 2014, do redesenho do portal do Estadão, além da produção e edição do especial dos 140 anos do jornal – que teve edição impressa com 76 páginas, multimídia e documentário.

Na Faap, será responsável por coordenar e orientar os alunos na produção de conteúdos para o site do LabJor e os seus canais no YouTube, no Facebook e no Instagram,  entre outras iniciativas do curso de Jornalismo da Faap, que, após anos de interrupção, formou sua primeira turma em 2018 e foi avaliado com nota máxima (5) pelo MEC.

Ganhadora, entre outros, do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, em 2017, e do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 2016, Luciana é autora dos livros Álbum de retratos – Photographias brazileiras, em parceria com João Emilio Gerodetti, (editora TrezMarias, 2012) e do infantil Albertinho e suas incríveis máquinas voadoras, que está no prelo.

Livro traz a história dos 50 anos da Aberje e ensaios de comunicação

Capa do livro 50 anos da Aberje

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), lançou no fim de dezembro o livro 50 Anos Aberje: Ensaios e Memórias, em celebração ao seu cinquentenário. A obra é dividida em duas partes. A primeira conta sobre a trajetória da Aberje e sua relação com a evolução da comunicação corporativa no País. Nela, o leitor conhece a história da fundação da entidade, o seu processo de nacionalização e internacionalização, a criação das diversas frentes de atuação, tais como o Prêmio Aberje, o Centro de Memória e Referência, a Aberje Editorial e o DatAberje, bem como as perspectivas e os desafios.

Na segunda parte, o livro reúne 19 ensaios de profissionais da academia e do mercado, que refletem sobre os assuntos prementes da comunicação contemporânea: ética, responsabilidade social, reputação, engajamento, relações governamentais e institucionais, imprensa, redes sociais, mensuração e agências. Entre os autores estão nomes como Renato Janine Ribeiro, Matthew Shirts, Pollyana Ferrari, Suzel Figueiredo, Yacoff Sarkovas e Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia, entre outros. A publicação fecha o ciclo comemorativo do Projeto Aberje 50 anos, que contou com uma série de ações ao longo de 2018. O livro está disponível nas livrarias e no site da Aberje por R$ 45.

Ferdinando Casagrande e Eduardo Gayer vencem o Prêmio Livro-Reportagem Amazon

Carlos Andreazza, Ferdinando Casagrande, Eduardo Ribeiro e Talita Taliberti
Carlos Andreazza, Ferdinando Casagrande, Eduardo Ribeiro e Talita Taliberti

Amazon, Jornalistas&Cia e Editora Record anunciam que Jornal da Tarde: Uma ousadia que reinventou a imprensa brasileira, por Ferdinando Casagrande, e Outra guerra das Malvinas: Os corpos identificados 36 anos após o conflito (Destaque Universitário), de Eduardo Gayer, são os vencedores do Prêmio Livro-Reportagem Amazon. Lançado em 2018, o Prêmio visa a incentivar a produção e publicação de títulos do gênero por jornalistas e estudantes, mostrando a autopublicação através do Kindle Direct Publishing (KDP) como excelente alternativa para o lançamento de seus trabalhos investigativos. Esta é mais uma das iniciativas da Amazon para apoiar e estimular autores brasileiros, junto com o Prêmio Kindle de Literatura, que está em sua terceira edição.

Casagrande receberá um prêmio de R$ 10 mil e terá a oportunidade de assinar um contrato de publicação da versão impressa de sua obra pela Editora Record. O vencedor foi anunciado nessa terça-feira (12/2), em cerimônia na sede da Amazon Brasil, em São Paulo, com a presença dos membros do júri: Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia, e Carlos Andreazza, editor executivo de não-ficção e literatura brasileira da Editora Record. Compareceram também os outros finalistas: Fábio Mendes, autor de Campeões da raça: Os heróis negros da Copa de 1958; Raphael Gomide, autor de O infiltrado: Um repórter dentro da polícia que mais mata e mais morre no Brasil; e Tatiana Lanzelotti, autora de O Mário do rádio. Em Jornal da Tarde, Ferdinando Casagrande resgata a história da publicação que encantou pelo menos duas gerações de leitores antes de ser encerrada, em 2012.

Eduardo Gayer, autor de Outra guerra das Malvinas, que se formou em Jornalismo em dezembro de 2018 na PUC-SP, recebeu o prêmio de R$ 5 mil. Seu livro conta a luta de famílias argentinas para a identificação de 123 soldados mortos na Guerra das Malvinas e até então enterrados no cemitério de Darwin sob a inscrição “soldado argentino só conhecido por Deus”.

“Estamos felizes de ver que o Prêmio Livro-Reportagem Amazon foi bem-sucedido em estimular jornalistas a publicarem seus trabalhos e contarem suas histórias para nossos leitores”, diz Talita Taliberti, gerente de Kindle Direct Publishing na Amazon.com.br. “Nós recebemos mais de 160 obras, incluindo 84 de estudantes ou jornalistas recém-graduados, com alta qualidade de conteúdo e grande variedade de tópicos. Esperamos que esse resultado inspire outros jornalistas e escritores a autopublicarem seus livros e alcançarem leitores ao redor do mundo”.

“O Prêmio por si só já seria um acontecimento de primeira grandeza”, lembra Carlos Andreazza. “No entanto, em um momento em que o jornalismo está sob ataque, ele ganha ainda um valor simbólico imensurável. Considerando ainda a altíssima qualidade dos finalistas, a Record não poderia estar mais honrada em ser parceira deste grande acontecimento editorial”.

“Vivemos um tempo de transformações por meio das mídias sociais, com reflexos diretos sobre o jornalismo, mas jornalistas têm dirigido esforços crescentes para a literatura”, declara Eduardo Ribeiro. “O Prêmio Livro-Reportagem Amazon, que tivemos a honra de organizar, é prova viva de que o jornalismo continua relevante, seja em canais tradicionais, seja na literatura. Foi um prazer compor o júri que escolheu os melhores trabalhos e ver a qualidade das obras inscritas”.

O KDP é uma forma simples e gratuita de escritores e editoras publicarem seus livros e disponibilizarem para venda a leitores ao redor do mundo. Os vencedores, finalistas e outros participantes podem ser encontrados no site amazon.com.br/premiolivroreportagem e estão disponíveis gratuitamente para assinantes do Kindle Unlimited. Os e-books Kindle podem ser adquiridos e lidos com o aplicativo gratuito Kindle para computadores, tablets e smartphones Android ou iOS, além de e-readers Kindle.

Após reportagem, jornalista é processado 59 vezes no Ceará

Imagens da série Educação do Mal
Imagens da série Educação do Mal

Em reportagem publicada em 8/2 no site da Abraji, Natália Silva relatou a história do jornalista Wellington Macedo, que está enfrentando na Justiça 59 ações movidas por diretores e diretoras de escolas de Sobral, no Ceará, pela publicação da série Educação do Mal. O especial aponta supostas fraudes nas avaliações de educação no município cearense.

Todos os processos foram protocolados em um intervalo de 7 dias, de 19 a 29 de setembro de 2018, Em todos os casos, o advogado das ações é Charles Antonio Ximenes de Paiva, servidor responsável pelos contratos e convênios da Secretaria de Educação de Sobral.

O material, publicado no canal de Macedo no YouTube, traz entrevistas com estudantes e pais sobre o funcionamento do suposto esquema de fraudes do município. Os estudantes com bom desempenho escolar seriam previamente selecionados pelas diretorias das escolas para realizar as provas, além de receberem treinamento para dar as respostas certas. O esquema de adulteração dos resultados funcionaria graças a uma articulação entre alunos, professores, gestão escolar e Secretaria de Educação.

Após a divulgação do material, outros veículos, como Folha de S.Paulo e revista Nova Escola, também publicaram reportagens sobre o caso.

Macedo afirma que Ivo Gomes (PDT-CE), prefeito de Sobral, teria obrigado os diretores e diretoras a entrar com as ações. Procurada por meio da assessoria de imprensa para esclarecer a alegação, a Secretaria de Educação de Sobral não respondeu à reportagem da Abraji. O advogado responsável pelos processos também não se pronunciou sobre um possível conflito de interesses em sua atuação nem sobre eventual orientação da prefeitura ou da secretaria para entrar com as ações.

Macedo conseguiu que as audiências de conciliação de todas as 59 ações fossem agendadas para o mesmo dia e horário, 19/2/2019, às 11 horas. Ele vê os processos como “apenas parte das tentativas de intimidar o meu trabalho”.

Mas a reportagem é alvo de outras ações: o governador Camilo Santana (PT-CE), reeleito em 2018, e o então candidato ao Senado Cid Gomes (PDT-CE) pediram na Justiça a retirada de Educação do Mal do YouTube.

Em nota, a Abraji repudiou o assédio judicial contra o jornalista: “A prática de mover dezenas de processos contra jornalistas em juizados de pequenas causas é uma estratégia de intimidação e, como tal, um atentado à liberdade de imprensa. Certa de que o Judiciário cearense seguirá decisões do STF e de outros tribunais em casos semelhantes, a Abraji espera que as ações sejam recusadas”.

Fundo oferece financiamento a veículos independentes de mídia

Logo financiamento

O Media Development Investment Fund (MDIF) está com inscrições abertas para financiamento de projetos de veículos independentes de mídia. Desde 1996, o fundo já destinou mais de U$ 171 milhões para 114 projetos de 39 países.

Para se inscrever, é necessário que o veículo tenha desenvolvido uma cobertura independente – sem nenhuma ligação com organizações governamentais ou políticas –, oferecendo informações que contribuam para o debate público. Há uma lista de países, dentre os quais o Brasil, que podem pleitear o financiamento – nações com histórico de opressão, concentração de meios de comunicação, em transição democrática ou que sofrem com falta de informação.

O MDIF também oferece financiamento para novos projetos digitais, incluindo startups que possam contribuir para a veiculação de informações de interesse público.

O processo de inscrição está dividido em três partes. Primeiro os projetos inscritos serão avaliados de acordo com os critérios de elegibilidade para o financiamento. Em seguida, os aprovados deverão apresentar um plano de negócios detalhado, com descrição do projeto e uma análise financeira da condição atual do veículo e tendências para o futuro.

Os selecionados após a segunda fase deverão apresentar o projeto ao Comitê de Decisões de Investimento, que avaliará a viabilidade financeira e decidirá se o veículo será aprovado ou não.

(Com informações da Abraji)

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