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sexta-feira, julho 4, 2025

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Opinião: Para onde vai a comunicação corporativa?

* Por Rosangela Ribeiro

Rosangela Ribeiro

No mundo da comunicação, um dos mais frequentes comentários é a sua transformação. Desde os veículos de comunicação, passando pelas agências, até como consumimos informações. E o que mais contribuiu para esta revolução é a tecnologia digital.

Com a digitalização cada vez mais presente, a forma como fazemos comunicação vem mudando dia a dia. Novas ferramentas e plataformas começam a fazer parte das estratégias de comunicação, cada vez mais multidirecional. Conteúdos qualificados chegam para mais stakeholders, mais rapidamente, mais completos, mais assertivos, mais atraentes, fácil de manusear e transmitir.

Temos que entender o comportamento dos nossos públicos estratégicos, desenvolver conteúdos significativos para eles, identificar as melhores formas de encontrá-los, envolvê-los e, por último, medir os resultados dessa interação. Sem esquecer que as estratégias têm que levar em conta, cada vez mais, três itens de extrema importância: colaboração, interação e experiência.

Tão importante quanto produzir, é perceber que vários públicos podem ser impactados pelo mesmo conteúdo relevante, escolhendo canais diferentes para cada um deles. A tecnologia digital vem para agregar nesse sentido, com possibilidades mais amplas. Com diversos formatos e distribuições assertivas, conseguimos potencializar a comunicação de forma inteligente para os públicos de interesse, criando reputação positiva, disseminando confiança, credibilidade, conhecimento e propósito.

A utilização estratégica da tecnologia na comunicação trará resultados significativos para as marcas. O importante é escolher as mais adequadas entre as várias opções que o mundo digital oferece, para chegar e fazer a diferença para os seus públicos de interesse.

As pessoas, e em especial os brasileiros, estão cada vez mais conectadas. Num País com uma população de cerca de 210 milhões de habitantes, 139,1 milhões estão conectados à Internet e 130 milhões são usuários das redes sociais digitais, de acordo com números mais atualizados obtidos em várias fontes da Internet. O Facebook é a rede mais acessada mundialmente, com cerca de 2,23 bilhões de usuários; seguido pelo YouTube, com 1,9 bilhão de usuários; WhatsApp, 1,5 bilhão; Instagram, 1 bilhão; LinkedIn, 600 milhões; e Twitter, 335 milhões.

No Brasil, passamos cerca de 9,14 minutos por dia na Internet, sendo 89% via celular. Nosso país é o terceiro mais ativo no Facebook, perdendo apenas para Estados Unidos e Índia. Por aqui, são 130 milhões de brasileiros ativos no Facebook; 120 milhões no WhatsApp; 98 milhões no YouTube; 57 milhões no Instagram; 30 milhões no Twitter; e 29 milhões no LinkedIn. A grande presença dos brasileiros nas redes sociais mostra o caminho de oportunidade de comunicação para as marcas.

De acordo com um estudo realizado pelo Comunique-se e Tracto, Facebook e Twitter são redes em queda de usuários no Brasil. Já YouTube, Instagram e WhatsApp estão no pico. Enquanto LinkedIn e ferramentas/plataformas como webinar, podcast e ebook, em crescimento de uso. Segundo o mesmo estudo, os conceitos de distribuição de conteúdo mais em alta são os SEO e os content, influencer e inbound marketing.

Na estratégia de comunicação das marcas é importante entender quais conteúdos, ferramentas, plataformas e canais se conectam melhor com seus públicos. Alguns movimentos no mundo da comunicação se destacam como, por exemplo, o consumo de vídeos no Brasil. Considerados os reis do conteúdo, principalmente os curtos, os vídeos são cada vez mais usados para contar histórias e engajar o público de interesse. A previsão da Ofcom, agência reguladora de telecomunicações do Reino Unido, é que, em 2020, as pessoas passarão 84 minutos por dia assistindo a vídeos online. Os stories e as lives disputam a atenção dos consumidores, e ganham força a cada dia.

As gerações demandam mais por histórias reais. Com isso, o conceito storytelling conquista cada vez mais peso. A comunicação por voz é outro movimento que cresce sem precedentes. O uso dos podcasts aumenta, e eles se popularizam. Na plataforma da Apple, há aproximadamente 550 mil podcasts ativos em todo o mundo. Pelo menos uma vez por mês, 73 milhões de pessoas ouvem podcasts nos Estados Unidos.

Outro olhar importante é para o marketing de influência, que cresce fortemente no Brasil, principalmente nos micros, nanos e nichos de influenciadores. O consumidor brasileiro valoriza as recomendações individuais e buscam por mensagens autênticas e conversas transparentes.

O conteúdo será cada vez mais influente e inteligente, com a tecnologia ganhando cada vez mais importância. Conceitos como realidade virtual e aumentada e inteligência artificial estarão ainda mais presentes nas estratégias de comunicação. Os dados, com resultados reais e mensuráveis, que gerem retorno sobre investimento (ROI), são outra demanda crescente. O feeling somente não se justificará. Medir para fazer e o que for feito será mandatório.

Muitas mudanças ainda vêm pela frente, de maneira muito rápida e transformadora. A comunicação corporativa poderá ir para vários caminhos, e simultaneamente. Atenção redobrada e aprendizado constante.

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* Rosangela Ribeiro é sócia-diretora do Grupo Printer de Comunicação

Experiência de Audálio Dantas como parlamentar vira livro

Livro narra a trajetória do Deputado Federal Audálio Dantas

Consagrado por seu trabalho como repórter, escritor, líder sindical e defensor dos direitos humanos, e principalmente por seu papel como presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP na época do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, pela ditadura militar brasileira, Audálio Dantas (1929-2018) também teve sua carreira marcada por uma breve, porém intensa, passagem pela política.

Convidado pelo então MDB – Movimento Democrático Brasileiro (único partido de oposição legal ao regime militar, no bipartidarismo), Audálio disputou uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de novembro de 1978, e apesar da total falta de recursos e de não ter nenhuma base partidária, elegeu-se com mais de 50 mil votos.

Os quatro anos que passou na Câmara, entre 1979 e 1983, foram dedicados à defesa dos direitos humanos e dos trabalhadores, numa fase em que o Brasil tinha dezenas de presos políticos, lutava-se (e conquistou-se) a anistia para os exilados, e aconteceu a reforma partidária que extinguiu o MDB e a Arena e deu lugar ao pluripartidarismo.

Antonio Barbosa Filho

A história desse período está agora retratada em Audálio, deputado, de Antonio Barbosa Filho (periodistabr@gmail.com), que foi secretário de gabinete de Audálio e amigo dele até o fim da vida. A obra faz um registro sobre a importância da atuação do parlamentar numa fase de transição democrática. “É uma obra fundamental, inclusive para entendermos a semelhança com o atual momento que o Brasil terá que viver novamente para superar o atual estado de anomalia institucional, que, se não pode ser taxado de ditadura, tampouco é uma plena democracia”, destaca o autor.

A obra está disponível para venda na Amazon.com.br e em 26 de setembro haverá uma sessão de autógrafos em São Paulo, a partir das 19h, no Centro Barão de Itararé (rua Rêgo Freitas, 454).

Digital Media Latam 2019 divulga finalistas

A WAN-IFRA (sigla em inglês para Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias), divulgou nesta segunda-feira (9/9) os finalistas do Prêmio Digital Media Latam 2019. Ao todo, foram 120 projetos apresentados, de 45 publicações, representando 12 países, com destaque para a Argentina, com finalistas em todas as categorias. Já o Brasil, aparece com seis indicações nas categorias regulares, além de quatro indicações ao Especial de Melhor Projeto de Jornalismo Digital.

O anúncio dos vencedores e a cerimônia de premiação serão realizados no Rio de Janeiro, durante a conferência Digital Media Latam 2019, que acontecerá de 11 a 13 de novembro.

Confira os indicados:

Melhor Site ou Serviço Móvel de Notícias

  • El Debate, México
  • GaúchaZH, Brasil
  • La Nación, Argentina

Melhor Site ou Serviço Móvel de Estilo, Entretenimento e/ou Esportes

Melhor uso de Vídeo Online (incluindo RV)

  • Cazatormentas en Córdoba, La Voz del Interior, Argentina
  • Cucinare, el desafío de crear comunidad alrededor del video multiplataforma, Artear, Argentina
  • Sobrevivientes, Revista Plan V, Equador

Melhor Visualização de Dados

  • ARA San Juán, detalles inéditos del viaje final, La Nación, Argentina
  • Especial las 1000 Voces del Aborto, Clarín, Argentina
  • La gran travesía a la luna, El Tiempo, Colômbia
  • Los cuadernos de las coimas, La Nación, Argentina

Melhor Start-Up Digital de Notícias

  • Agência Pública, Brasil
  • Aos Fatos, Brasil
  • Red/Acción, Argentina
  • VíaPaís: Red Inteligente de Noticias Locales, Grupo Clarín, Argentina

Melhor Projeto de Fidelização em Redes Sociais

  • @fatimabot, Aos Fatos, Brasil
  • La apuesta de lo vertical: #TBT y ‘Cultura & Entretenimiento’, El Tiempo, Colômbia
  • Las historias de La Nación en Instagram, La Nación, Argentina

Melhor Projeto de Branded Content ou Publicidade Nativa

  • Construye Bien, El Comercio, Peru
  • #Frontrow, La Nación, Argentina
  • Maestro Parrillero, El Comercio, Peru

Melhor Estratégia de Conteúdo Pago

  • Dynamic funnel, Infoglobo, Brasil
  • El periodismo libre te necesita. Suscríbete a Animal Político. #YoSoyAnimal, Animal Político, México
  • Suscripciones Digitales en un medio regional, La Voz del Interior, Argentina

Melhor Campanha de Marketing Digital para Marcas de Notícias

  • 180 años El Comercio, El Comercio, Peru
  • Argentinos, a campaign to reinforce our brand value, Clarín, Argentina
  • Tenemos todo para escribir un mejor futuro, La Voz del Interior, Argentina

Melhor Projeto de Fidelização de Audiências Jovens e/ou Millennials

  • Bicentenario, 200 años de lo que somos, El Tiempo, Colômbia
  • FayerWayer, OneMetro, Chile
  • Los podcasts de La Nación, La Nación, Argentina

Reconhecimento Especial ao Melhor Projeto de Jornalismo Digital

  • Agência Pública, Brasil
  • Documental: Víctimas del Próvolo, Diario Los Andes, Argentina
  • Dona Socorro, Editora Globo, Brasil
  • Los cuadernos de las coimas, La Nación, Argentina
  • Match Eleitoral, Folha de S.Paulo, Brasil
  • Sobrevivientes, Revista Plan V, Equador
  • This is what an analysis of the presidential candidates’ facial expressions reveals, O Estado de S.Paulo, Brasil
  • To murder in Mexico: Impunity Guaranteed, Animal Político, México

SindJors e Fenaj repudiam decisão de fechar exposição de cartunistas gaúchos

Cartunistas poderão exibir novamente seus trabalhos
Exposição foi marcada por muitos protestos contra o governo do presidente Jair Bolsonaro – Crédito: Latuff

O Sindicato dos Jornalistas do RS e a Fenaj repudiaram em nota a posição do vereador Valter Nagelstein (MDB), que pediu o fim da exposição de cartuns Independência em Risco, na Câmara Municipal de Porto Alegre. A mostra, inaugurada em 2/9, contém críticas ao governo Bolsonaro. 

De acordo com a nota, a “solicitação do vereador emedebista à presidenta do Legislativo da capital, Mônica Leal (PP), imediatamente acatada por ela, é de clara censura e, por isso, absurda e inaceitável”. 

Para a vereadora, não é possível tolerar a presença da exposição na Câmara, pois este seria um espaço voltado para obras de arte, com valores culturais, históricos e não ofensivas. “Nenhum tipo de exposição ofensiva, na minha gestão, vai fazer parte do saguão em frente ao plenário”, destacou. 

Com organização da Grafar, a exposição reúne obras de Edgar Vasques, Santiago, Vecente, DóroEliasAlexandre BeckAlisson AffonsoBierBruno Ortiz, Edu, Eugênio, Gui MoojenHalsKayserKoostelaLatuffNikSchroder e Uberti.

Lola Aronovich é finalista do Liberdade de Imprensa 2019, da RSF

Lola Aronovich

A OnG Repórteres sem Fronteiras anunciou os finalistas do Prêmio Liberdade de Imprensa 2019, que será entregue em 12/9, em Berlim, por ocasião dos 25 anos da seção alemã da organização. Jornalistas e órgãos de imprensa de 12 países foram indicados em três categorias: a coragem, o impacto e a independência do jornalismo.

Conhecida por seu envolvimento com a luta pelos direitos das mulheres, a blogueira Lola Aronovich é a única brasileira entre os finalistas. Por seus trabalhos contra a violência online, ela teve a Lei Lola batizada em sua homenagem, o que permitiu que a Polícia Federal assuma investigações ligadas à criminalidade cibernética de caráter misógino.

Confira a relação dos finalistas.

CPJ mostra aumento dos riscos às jornalistas nos EUA e Canadá

Lucy Westcott

Recente pesquisa promovida pela jornalista norte-americana Lucy Westcott para o Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ) apontou um aumento na insegurança das profissionais de redação nos Estados Unidos e Canadá. Segundo o levantamento, 85% das entrevistadas acreditam que a atividade ficou menos segura para as mulheres nos últimos cinco anos.

Dentre os principais problemas relatados, o assédio online foi o mais preocupante, sendo citado por 90% das entrevistadas nos Estados Unidos e 71% no Canadá. Os casos mais comuns envolvem mensagens de leitores com ameaças de estupro ou violência física contra as profissionais e seus familiares.

Com base nas conclusões da pesquisa, o CPJ está publicando guias com orientações de segurança sobre como se proteger no ambiente digital, incluindo maneiras de remover informações pessoais da internet, informações para jornalistas que trabalham sozinhas e conselhos sobre como proteger sua saúde mental em caso de ataque online.

“Muitas entrevistadas disseram que queriam que seus colegas e gestores entendessem o impacto do assédio”, explica Lucy. Ela destaca que, entre as declarações enviadas pelas entrevistadas, estão relatos como “as ameaças nos seguem até em casa” ou “gostaria que meus colegas de trabalho soubessem o quão predominante é esse problema — que apenas ser mulher na internet faz de você um alvo”.

A pesquisa ouviu 115 mulheres com experiência profissional que varia entre seis meses e 37 anos de carreira. Confira a íntegra, em inglês.

Entidades convocam para ato em defesa da liberdade de imprensa nesta segunda-feira (9)

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Instituto Vladimir Herzog, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os Centros Acadêmicos XI de Agosto (Faculdade de Direito USP), Benevides Paixão (PUC-SP), Lupe Cotrim (ECA-USP) e Vladimir Herzog (Cásper Líbero), organizam nesta segunda-feira (9/9) ato em defesa da liberdade de imprensa, do jornalismo e da democracia.

O evento reunirá jornalistas, escritores, juristas, entidades sindicais e a sociedade civil para afirmar a importância da atividade jornalística como um dos pilares de uma sociedade democrática. Entre os nomes já confirmados estão os dos jornalistas Glenn Greenwald, Reinaldo Azevedo, Juca Kfouri, Marcelo Rubens Paiva, Carla Jimenez, Eugênio Bucci e Natalia Viana. Também estarão juristas como Pierpaolo Bottini, Dalmo Dallari e Fábio Konder Comparato, além de artistas como a cineasta Laís Bodanzky e Karina Buhr.

A manifestação acontece no contexto das agressões que Glenn Greenwald, sua família e toda a redação do Intercept Brasil vêm sofrendo por conta das revelações feitas a partir do material que revelaram conversas entre os integrantes da força-tarefa da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro.

O ato acontece a partir das 19h no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco. Antes, às 18h, Glenn Greenwald e Leandro Demori, do Intercept Brasil, Paulo Zocchi, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, e Ricardo Carvalho, diretor da Associação Brasileira de Imprensa, receberão os jornalistas para uma coletiva no Auditório 1.

Daniele Lua é nova diretora da LLYC

Daniele Lua / Divulgação: LLYC

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

A LLYC (Llorente y Cuenca) anunciou Daniele Lua como diretora executiva do escritório do Rio de Janeiro. Sua função é assumir a coordenação local e do atendimento aos clientes da agência no mercado do Rio.

Formada pela UFRJ, com pós em Web Intelligence & Digital Ambience e MBA em Gestão Executiva pela Coppe/UFRJ, Daniele tem experiência na gestão de contas corporativas de algumas das mais importantes companhias nacionais e multinacionais do País.

Foi sócia-diretora da Máquina Cohn & Wolfe no Rio e, mais recentemente, esteve à frente da comunicação do Parque Tecnológico da UFRJ, com envolvimento em projetos de empreendedorismo e inovação.

Amanda Queirós deixa o Metro Jornal

Amanda Queirós – Arquivo pessoal

Amanda Queirós (queiros.amanda@gmail.com) deixou o Metro Jornal, onde desde 2012 era editora de Cultura, e segue para novos projetos nessa área, que ela promete revelar em breve.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, ela foi repórter de O Povo, no Ceará, pauteira da Ilustrada, na Folha de S.Paulo, e colaborou para publicações como Revista de Cinema, Revista de Dança e Revista da Gol. Formada pelo Curso de Gestão Cultural do Sesc, escreve há mais de dez anos sobre as áreas de audiovisual, artes cênicas e política cultural.

Atua ainda como crítica de dança do projeto www.criticatividade.com e segue na cobertura de artes e entretenimento como freelance. Paulo Borgia (paulo.borgia@metrojornal.com.br e 11-3528-8530), com quem Amanda trabalhou diretamente desde que entrou no jornal, assumiu a editoria em 26 de agosto.

+Admirados da Economia: BTG Pactual, Deloitte, Captalys e Gerdau confirmam apoio

Jornalistas homenageados entre os +Admirados da Economia de 2018

Votação começa no próximo dia 18 de setembro e festa de premiação será em 25 de novembro, no Renaissance

Quatro organizações confirmaram apoio ao Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, organizado por J&Cia e Portal dos Jornalistas, em parceria com a Maxpress. Ao BTG Pactual, Deloitte e Gerdau, que já haviam patrocinado as três primeiras edições do prêmio, soma-se a Captalys, plataforma de crédito e serviços de crédito, fundada em 2010. O prêmio conta ainda com o apoio institucional de Abracom, Abrasca e Ibri.

O primeiro turno de votação será realizado entre os dias 18/9 e 2/10, junto a um colégio eleitoral de aproximadamente 58 mil profissionais, entre jornalistas e executivos de comunicação corporativa de todo o País. Nele, serão apontados, por livre indicação, os mais admirados profissionais e os veículos das categorias Jornal, Revista, Programa de Rádio, Programa de Televisão, Blog/Site e Agência de Notícia.

Os mais votados passam ao segundo turno, que elegerá, entre 11 e 25/10, os TOP 50 das Redações e os veículos campeões. A festa de premiação será em 25/11, num almoço para 120 convidados no Renaissance Hotel, em São Paulo. Organizações interessadas em apoiar o projeto podem entrar em contato com Silvio Ribeiro, pelo 11-3861-5280 ou silvio@jornalistasecia.com.br.

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