9.1 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 19, 2024

Buy now

Experiência de Audálio Dantas como parlamentar vira livro

Livro narra a trajetória do Deputado Federal Audálio Dantas

Consagrado por seu trabalho como repórter, escritor, líder sindical e defensor dos direitos humanos, e principalmente por seu papel como presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP na época do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, pela ditadura militar brasileira, Audálio Dantas (1929-2018) também teve sua carreira marcada por uma breve, porém intensa, passagem pela política.

Convidado pelo então MDB – Movimento Democrático Brasileiro (único partido de oposição legal ao regime militar, no bipartidarismo), Audálio disputou uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de novembro de 1978, e apesar da total falta de recursos e de não ter nenhuma base partidária, elegeu-se com mais de 50 mil votos.

Os quatro anos que passou na Câmara, entre 1979 e 1983, foram dedicados à defesa dos direitos humanos e dos trabalhadores, numa fase em que o Brasil tinha dezenas de presos políticos, lutava-se (e conquistou-se) a anistia para os exilados, e aconteceu a reforma partidária que extinguiu o MDB e a Arena e deu lugar ao pluripartidarismo.

Antonio Barbosa Filho

A história desse período está agora retratada em Audálio, deputado, de Antonio Barbosa Filho ([email protected]), que foi secretário de gabinete de Audálio e amigo dele até o fim da vida. A obra faz um registro sobre a importância da atuação do parlamentar numa fase de transição democrática. “É uma obra fundamental, inclusive para entendermos a semelhança com o atual momento que o Brasil terá que viver novamente para superar o atual estado de anomalia institucional, que, se não pode ser taxado de ditadura, tampouco é uma plena democracia”, destaca o autor.

A obra está disponível para venda na Amazon.com.br e em 26 de setembro haverá uma sessão de autógrafos em São Paulo, a partir das 19h, no Centro Barão de Itararé (rua Rêgo Freitas, 454).

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese