Entidades convocam para ato em defesa da liberdade de imprensa nesta segunda-feira (9)

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Instituto Vladimir Herzog, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os Centros Acadêmicos XI de Agosto (Faculdade de Direito USP), Benevides Paixão (PUC-SP), Lupe Cotrim (ECA-USP) e Vladimir Herzog (Cásper Líbero), organizam nesta segunda-feira (9/9) ato em defesa da liberdade de imprensa, do jornalismo e da democracia.

O evento reunirá jornalistas, escritores, juristas, entidades sindicais e a sociedade civil para afirmar a importância da atividade jornalística como um dos pilares de uma sociedade democrática. Entre os nomes já confirmados estão os dos jornalistas Glenn Greenwald, Reinaldo Azevedo, Juca Kfouri, Marcelo Rubens Paiva, Carla Jimenez, Eugênio Bucci e Natalia Viana. Também estarão juristas como Pierpaolo Bottini, Dalmo Dallari e Fábio Konder Comparato, além de artistas como a cineasta Laís Bodanzky e Karina Buhr.

A manifestação acontece no contexto das agressões que Glenn Greenwald, sua família e toda a redação do Intercept Brasil vêm sofrendo por conta das revelações feitas a partir do material que revelaram conversas entre os integrantes da força-tarefa da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro.

O ato acontece a partir das 19h no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco. Antes, às 18h, Glenn Greenwald e Leandro Demori, do Intercept Brasil, Paulo Zocchi, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, e Ricardo Carvalho, diretor da Associação Brasileira de Imprensa, receberão os jornalistas para uma coletiva no Auditório 1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *