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sexta-feira, junho 6, 2025

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Abracom pede impugnação de edital da Petrobras

A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) entregou nessa quinta-feira (4/2) petição à Petrobras pedindo a impugnação de licitação para contratação de serviços de comunicação corporativa pela estatal. No texto, a entidade aponta problemas estruturais no edital, que propõe a contratação pelo menor preço, sem exigência de qualificação técnica, de serviços que têm natureza intelectual e complexidade de entregas de produtos.

A Abracom aponta que o edital exige perfis de profissionais formados exclusivamente em jornalismo, o que contraria o caráter multidisciplinar da atividade de comunicação corporativa. Além disso, a Petrobras limita a participação de agências que pertençam a grupos internacionais, o que contraria a livre concorrência e impede que agências nacionais com parcerias em outros mercados possam apresentar suas propostas.

Carlos Henrique Carvalho, presidente-executivo da Abracom, declarou que espera da Petrobras “a compreensão de que ao fazer uma contratação no formato de leilão esteja sujeita a contar com serviços de baixa qualidade, com a participação de empresas meramente fornecedoras de mão de obra, o que contraria a necessidade de um serviço especializado e estratégico. Vamos trabalhar contra os pregões até que os órgãos públicos entendam que gastam recursos do orçamento com empresas aventureiras. São recorrentes, infelizmente, os casos em que empresas de limpeza, conservação e prestação de serviços gerais conquistam contas de comunicação com preços baixos, salários achatados e entrega de serviços sem qualidade”.

GM anuncia reestruturação em sua Comunicação

A General Motors promoveu neste início de mês uma série de mudanças em sua área de Comunicação Corporativa.

Equipe de Comunicação Externa da GM (Da esq. para a dir.: Felipe, Nelson, Isabel e Beatriz)

Na equipe de Comunicação Externa, sob o comando do diretor Nelson Silveira, Beatriz Matarazzo, atual responsável por eventos e ações com influenciadores digitais, passa a ocupar a posição de head de Digital e curadora de redes sociais. Ela será responsável pelo desenvolvimento e operacionalização de ações estratégicas das marcas GM e Chevrolet no ambiente digital e pela coordenação do relacionamento com novas mídias e influenciadores digitais.

Felipe Nóbrega Arado assume a posição de gerente das marcas Chevrolet e OnStar. No novo posto, ficará responsável por liderar o planejamento estratégico e a execução da comunicação do portfólio de produtos e serviços das marcas no Brasil, além de coordenar a estratégia de comunicação na América do Sul.

Isabel Faria assume a posição de gerente da marca GM, liderando as ações estratégicas de comunicação e gerenciando a reputação da General Motors e de seus executivos no Brasil, além de coordenar a estratégia de comunicação da marca corporativa na região.

“A equipe se reconfigura com o objetivo de fazer frente aos desafios impostos pela transformação digital e da indústria, contribuindo para posicionar GM e Chevrolet na liderança dessa transformação rumo a um futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento”, destaca Nelson.

“A GM e a indústria automotiva estão em um ponto de inflexão, com a aceleração da disrupção digital e a transformação da indústria rumo a um futuro onde o negócio vai passar a focar na oferta de serviços de mobilidade pessoal, processo que envolve eletrificação, conectividade e desenvolvimento de carros autônomos. Por consequência, a comunicação com nossos diversos públicos também vem se transformando continuamente. Nesse novo formato, estaremos melhor posicionados para elaborar estratégias de engajamento com os principais stakeholders do negócio através de ações estratégicas e customizadas com as mídias, novos canais, formadores de opinião e influenciadores digitais, completa”.

Na área de Comunicação Interna, sob os cuidados da gerente para América do Sul Selva Carbajal, Ariane Pereira assume a nova posição de supervisora de Comunicação Interna da América do Sul, sendo responsável pela coordenação e execução das estratégias de comunicação interna em todas as operações na região.

“A comunicação interna demonstra cada vez mais sua capacidade de agregar valor ao negócio, e a gestão estratégica e estruturas robustas nos aproximam desse objetivo”, complementa Carbajal, que, assim como Nelson, se reporta a Marina Willisch, vice-presidente de Comunicação e Relações Governamentais da GM América do Sul.

Cristina Maiello, Rosana Duda Costa, Silvio Bressan e Tainá Santana começam na Fato Relevante

Agência Fato Relevante escrito em vermelho
Fato Relevante

A Fato Relevante anunciou a chegada de quatro reforços. Alcides Ferreira, CEO da agência é quem dá os detalhes: “Silvio Bressan, que foi chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo e atuou em grandes agências de PR, reforça nossa área de relações governamentais.

Rosana Duda da Costa, jornalista de TV, soma ao nosso time de relacionamento com influenciadores digitais. Cristina Maiello, experiente profissional de PR, com passagem por agências de porte, traz sua vivência com crises, treinamento e atendimento a grandes contas. O jovem talento da relações públicas Tainá Santana vai nos ajudar na área de planejamento da FR”.

Entidades jornalísticas são indicadas ao Nobel da Paz

O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, em inglês) é uma das entidades jornalísticas indicadas ao Prêmio Nobel da Paz de 2021. A nomeação reconhece o trabalho da entidade em investigações como FinCEN Files, publicada em setembro de 2020, e Panama Papers, vencedora do Prêmio Pulitzer em 2016.

No Brasil, o site Poder360 e as revistas Época e Piauí estão entre os veículos que participaram da investigação jornalística do FinCEN Files. A carta de nomeação destaca o “excepcional trabalho do ICIJ para trazer à luz fluxos ilegais. (…) Esses corajosos jornalistas e organizações da sociedade civil desempenham um papel fundamental na documentação da corrupção e dos fluxos ilícitos de dinheiro, muitas vezes enquanto colocam suas vidas em perigo no processo”.

Repórteres Sem Fronteiras, Comitê de Proteção a Jornalistas e Rede Internacional de Checagem de Fatos também foram indicados ao prêmio, além da jornalista filipina Maria Ressa, criadora do site de notícias Rapler e crítica do governo do presidente Rodrigo Duterte.

ABI lança curso de mídias sociais para jornalistas

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) anunciou o lançamento de um curso sobre mídias sociais para jornalistas. Serão cinco aulas online, ao vivo, em tempo real, com interações, perguntas, troca de experiências, aos sábados, das 9h às 12h, de 27 de fevereiro a 27 de março.

Ao longo do curso, serão debatidos dez tópicos essenciais sobre marketing digital: Website, Domínio e Hospedagem, Softwares CMS, Facebook/Instagram/YouTube, Google Analytics, Google Ads, Google Search Console e Google Trends. O investimento é de R$ 350.

Livro Esquadrão Curioso − Caçadores de Fake News, de Marcelo Duarte, ganha versão em podcast

Estreou nesta quinta-feira (4/2) o podcast Caçadores de Fake News, baseado no livro Esquadrão Curioso − Caçadores de Fake News, de Marcelo Duarte, que mistura realidade e ficção para explicar o que são fake news, como surgem, como se espalham, os perigos que causam e como combatê-las.

Para discutir o assunto, os quatro personagens da trama − Isa, Pudim, Leo e Débora − entrevistam 11 jornalistas, educadores e formadores de opinião de Brasil, Estados Unidos e outros países em cinco episódios de 20 minutos. A ideia é que o material possa ser trabalhado nas escolas, com alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Os jornalistas entrevistados no podcast são: Gilmar Lopes, checador de fatos; Januária Cristina Alves, autora do livro Como Não Ser Enganado pelas Fake News; Cristina Tardáguila, fundadora e dona da Agência Lupa; Edgard Matsuki, editor do site Boatos.Org; Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S.Paulo; Filipe Vilicic, autor dos livros O Clique de Um Bilhão de Dólares e O Clube dos YouTubers; Rodrigo Ratier, professor e pesquisador sobre fake news na Faculdade Cásper Líbero; Esther Wojcicki, fundadora do Centro de Mídias e Artes da Palo Alto High School, na California; Fernando Esteves, editor do site Polígrafo; Cláudio Michelizza, editor do site italiano Bufale; e Madelyn Webb, pesquisadora investigativa do site de checagem First Draft.

O adeus a Jair da Motta e Plinio Nunes

Jair da Motta

O coronavírus, que já matou no Brasil cerca de cem jornalistas e mais de 200 mil pessoas, fez mais uma vítima na última semana. Faleceu em 26/1, aos 59 anos, Jair da Motta, após 34 dias intubado e sedado.

Natural de Bento Gonçalves, foi editor do jornal Pioneiro, em Caxias do Sul, onde morava ultimamente. Formado pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), era apaixonado por música. Recentemente, dedicava-se a compartilhar resenhas sobre o tema em um perfil de Instagram, no qual os seguidores podem conferir opiniões dele sobre discos, shows e lançamentos de artistas que marcaram a história.

Entidades e colegas de profissão lamentaram a morte de Jair e escreveram relatos nas redes sociais. Ela deixa esposa e filho.

No mesmo dia, o Correio do Povo despediu-se do revisor Plinio Nunes, de 66 anos, que enfrentava um câncer no intestino e estava internado há uma semana na Santa Casa de Misericórdia.

Plinio Nunes

Com passagens por Zero Hora e Diário Gaúcho, era conhecido pelos amigos pelo bom humor e por sua paixão pela Língua Portuguesa. O bageense também tinha outra marca registrada: a paixão pelo Guarany F.C. Em sua página no Facebook, o clube registrou pesar pela morte do torcedor: “Plínio era alvirrubro fanático e sempre falava do Guarany por onde passava. Desejamos que a família tenha forças para superar esta perda”.

Entidades e colegas de profissão também lamentaram o falecimento de Plínio. A Associação Riograndense de Imprensa e o Sindicato dos Jornalistas do RS publicaram notas lamentando a perda. “Plínio partiu, mas está na história no jornalismo gaúcho”, afirmou a publicação do sindicato.

Coautor do livro Anedotário do Rádio Gaúcho − 90 Anos de História e fundador do Microfone, o Jornal do Rádio, ele ainda compartilhava piadas, causos e sua admiração pela obra do cantor Belchior, no blog Vida Curiosa. Plínio deixa esposa, quatro filhos e cinco netos.

(*) Com o portal Coletiva.Net

Gabi Coelho recebe ataques no Twitter e toma providências jurídicas

Tela de celular com logo do Twitter

Gabi Coelho, que trabalha para o núcleo de checagem de fatos do jornal O Estado de São Paulo em Belo Horizonte, já está tomando medidas jurídicas contra os ataques virtuais que sofreu a partir de 22 de janeiro. O caso está sendo acompanhado por um advogado e os agressores deverão ser processados por injúria e racismo.

Os ataques começaram depois que a repórter realizou uma checagem de afirmações em redes sociais. Nela, Gabi mostra que são “enganosos os posts no Twitter que lançam dúvidas sobre a Coronavac por conta de seus dados de imunogenicidade – a capacidade que uma vacina tem para induzir o sistema imunológico a produzir anticorpos”. As postagens tiravam de contexto uma declaração de Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa.

Ela abordou o usuário responsável pelos posts via direct e, na sequência, ele postou a conversa dos dois em sua conta, insinuando que Gabi não havia checado a entrevista coletiva do Ministério.  Em seguida, ele a bloqueou de sua rede social e ela ficou impedida de acompanhar os posts do gerente sobre a credibilidade de seu trabalho. Com auxílio de profissionais e organismos de defesa dos direitos nas redes, Gabi documentou as agressões, que servirão de provas no processo. Em posts dos seguidores de “Fiuza Pistola”, a repórter foi chamada de “burra”, “safada”, “praga terrorista”, “jornazista” e “besta quadrada”. Um dos agressores afirmou: “Só pela capivara dela você já vê que é lixo”.

Gabi fechou suas redes sociais por três dias, depois de receber dezenas de mensagens ofensivas no Twitter: “Fechei minhas redes depois que percebi que até minha foto eles vazaram. Para minha própria segurança, fechei as contas com receio de mais exposição. É uma forma de constrangimento à liberdade de imprensa”.

Ela contou que já recebeu outros ataques em redes sociais, mas uma onda como essa não acontecia desde 2018, quando ela trabalhava como jornalista de direitos humanos. Gabi ressaltou o caráter racista e misógino das postagens dos seus agressores.

Knewin adquire Newsmonitor e expande operação no Brasil

Knewin adquire Newsmonitor

A PRTech Knewin concluiu recentemente a aquisição da Newsmonitor, plataforma brasileira de monitoramento de notícias e gestão da informação, que monitora mais de 50 mil sites e lida com um volume médio de 3 milhões de notícias por mês. A negociação contempla a incorporação dos 150 clientes da NewsMonitor, que inclui agências de comunicação, publicidade e propaganda, empresas privadas e órgãos governamentais. A equipe de profissionais da NewsMonitor também será incorporada à estrutura da Knewin.

O movimento representa um passo estratégico para a empresa no mercado. A PRTech, que conta com uma carteira de 1.000 clientes e um portfólio completo de soluções de business intelligence e data analytics, pretende ganhar mais espaço nos segmentos de comunicação, marketing e governo com a Newsmonitor, fundada em 2013.

Atlas da Notícia de 2020 mostra o avanço do digital nos desertos de notícias

Nova edição da pesquisa, patrocinada pelo Facebook, revela aumento de 10,6% na base de veículos jornalísticos – com forte presença digital − e o fechamento de jornais, que sinaliza a piora da crise do meio impresso

Cerca de 34 milhões de brasileiros não têm acesso a qualquer informação jornalística sobre o lugar onde vivem. Eles fazem parte da população de 3.280 municípios que são considerados desertos de notícias. Seis em cada dez municípios no Brasil estão nessa situação. O dado é parte dos resultados obtidos na quarta edição do Atlas da Notícia, iniciativa anual do Projor patrocinada desde 2018 pelo Facebook Journalism Project (FJP) e o maior e mais completo levantamento sobre a presença do jornalismo local no País.

Realizada em parceria institucional com Abraji e Intercom, a quarta edição contou com a colaboração de 219 voluntários de 74 organizações, como escolas de jornalismo. O relatório detalhado da pesquisa foi divulgado nesta quarta-feira (3/2) no Observatório da Imprensa.

A nova edição inclui um pacote de dados na linguagem R, que visa a facilitar o acesso aos dados por parte de pesquisadores, jornalistas e programadores. O front de pesquisa, análise e mapeamento do Atlas está a cargo da agência Volt Data Lab, liderada por Sérgio Spagnuolo. A coordenação da equipe de pesquisadores e da redação dos resultados da pesquisa é de responsabilidade de Sérgio Lüdtke.

O Atlas da Notícia mapeou 13.092 veículos jornalísticos em atividade em 2020. O levantamento também apontou o fechamento de 272 veículos e incorporou à base 1.170 novos veículos nativos digitais, a maior parte na Região Nordeste. O registro desses novos meios digitais levou à redução do número de desertos em cerca de 5,9% em relação à terceira edição da pesquisa.

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