6.1 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 26, 2024

Buy now

Entidades jornalísticas são indicadas ao Nobel da Paz

O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, em inglês) é uma das entidades jornalísticas indicadas ao Prêmio Nobel da Paz de 2021. A nomeação reconhece o trabalho da entidade em investigações como FinCEN Files, publicada em setembro de 2020, e Panama Papers, vencedora do Prêmio Pulitzer em 2016.

No Brasil, o site Poder360 e as revistas Época e Piauí estão entre os veículos que participaram da investigação jornalística do FinCEN Files. A carta de nomeação destaca o “excepcional trabalho do ICIJ para trazer à luz fluxos ilegais. (…) Esses corajosos jornalistas e organizações da sociedade civil desempenham um papel fundamental na documentação da corrupção e dos fluxos ilícitos de dinheiro, muitas vezes enquanto colocam suas vidas em perigo no processo”.

Repórteres Sem Fronteiras, Comitê de Proteção a Jornalistas e Rede Internacional de Checagem de Fatos também foram indicados ao prêmio, além da jornalista filipina Maria Ressa, criadora do site de notícias Rapler e crítica do governo do presidente Rodrigo Duterte.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese