Morreu em 21/12, em Recife, o condômino dos Diários Associados Joezil Barros, aos 84 anos, em consequência de uma infecção pulmonar. Com mais de 60 anos dedicados ao jornalismo, era graduado em Relações Públicas e Direito. Era ainda juiz classista aposentado e, nos últimos anos, chefe da assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Ao celebrar os 90 anos da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), entidade que presidiu entre 1971 e 1974, ele rememorou os primeiros anos de profissão. “Entrei no jornalismo muito cedo − tinha apenas 16 anos e sem qualquer formação acadêmica”, lembrou Joezil. Ainda adolescente, trabalhou como repórter policial no extinto Jornal Pequeno, “com a garantia de receber pequena quantia para o lanche”. Após a experiência no jornal, atuou na Rádio Olinda e na Rádio Clube de Pernambuco, empresa da qual seria o presidente, juntamente com o Diário de Pernambuco, anos depois. Além de comandar a AIP, dirigiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife e foi presidente da Fenaj, em Brasília. Ocupou ainda o Conselho Fiscal da ANJ por dois mandatos e do Conselho Fiscal da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe).

Em 1992, foi eleito membro do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados. Ao ingressar no grupo de comando formado por Assis Chateaubriand, assumiu a presidência da antiga TV Guararapes e dos jornais O Norte (PB), Diário de Natal (RN) e Diário da Borborema (PB), bem como das rádios e estações de TV desses respectivos estados. Deixa a esposa, Neide Maria Pereira Marques de Barros; dois filhos, os jornalistas Roberto e Lydia Gomes de Barros, quatro netos e cinco bisnetos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments