Projeto é uma iniciativa conjunta de Abracom, Gecom, Jornalistas&Cia e Mega Brasil

Vem aí o novo Censo Brasileiro das Agências de Comunicação, que tem por objetivo mapear e identificar com maior precisão as centenas de agências de comunicação existentes no mercado brasileiro, um mercado que em 2022 faturou quase R$ 5 bilhões e que emprega mais de 17 mil profissionais, segundo dados do Anuário da Comunicação Corporativa.

Financiado pelo consórcio integrado por Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Gecom – Grupo Empresarial de Comunicação (mantenedor do Prêmio Jatobá PR), Jornalistas&Cia e Mega Brasil, o Censo será realizado entre os meses de setembro e outubro e sua apresentação ao mercado ocorrerá em novembro. O trabalho de campo será realizado pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, sob a coordenação de Maurício Bandeira, especialista em pesquisas de opinião, mercado e mídia, com mais de três décadas de experiência.

Tendo como ponto de partida o Censo realizado em 2021, que conseguiu mapear formalmente 900 das 1.500 agências pesquisadas, a nova edição vai se aprofundar no perfil de cada uma delas, buscando identificar, no universo estudado, quais são as que estão estruturadas empresarialmente, quais atuam como consultorias personalizadas e as que, mesmo caracterizadas como pessoas jurídicas, são de profissionais freelancers, que em geral têm como clientes as próprias agências de comunicação.

O Censo também buscará dimensionar o porte das agências, o que será possível a partir de informações como quantidade de colaboradores e de clientes que cada agência informar.

Outros detalhes do projeto foram apresentados nesta sexta-feira (25/8) em webinar que contou com as participações de Daniel Bruin, presidente da Abracom, do coordenador do Censo Maurício Bandeira e dos diretores do Gecom Eduardo Ribeiro, Helio Garcia, Marco Rossi e Thales Toffoli, com moderação da diretora executiva da Abracom Sheila Magri.

A transmissão está disponível no canal da Mega Brasil no YouTube.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments