Repórter do The Intercept Brasil, com foco na cobertura de temas relacionados às regiões Norte e Nordeste, Nayara Felizardo é a convidada do quarto episódio do videocast #diversifica. Desta vez, a apresentadora Luana Ibelli ganhou o reforço de Anna França, estagiária do Portal dos Jornalistas, baseada em Juazeiro, na Bahia.

Durante o bate-papo, elas abordaram discussões relevantes, como o hábito da imprensa de considerar pautas locais do Sudeste como se fossem de interesse nacional; os estereótipos das populações do Nordeste perpetuados pela mídia; os cuidados necessários para cobrir territórios com os quais o jornalista não tem familiaridade; e o quanto a cultura brasileira perde quando sotaques diversos são “neutralizados” para se encaixarem em um “padrão nacional”.

O programa é uma produção do #diversifica, hub multimídia de Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI) da Jornalistas Editora e está disponível no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube, e nos principais tocadores de podcast, Ela faz parte do especial Subjetividades, iniciativa que reúne seis jornalistas para discutir a diversidade na profissão sob a ótica as quais estão inseridos.

Antes de Nayara, participaram do videocast Caê Vasconcelos, do UOL, que abordou questões relacionadas ao mercado de trabalho e cobertura sobre a temática LGBTQIA+; Jairo Marques, da Folha de S.Paulo, que falou sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Jornalismo; e Luciana Barreto, da CNN Brasil, que destacou as barreiras profissionais para jornalistas negros e o problema do racismo estrutural no Brasil.

Nas duas próximas semanas irão ao ar as entrevistas com:

  • 24/8 – Luciene Kaxinawá, da Amazônia Real (Indígenas)
  • 31/8 – Erick Mota, do Regra dos Terços (Neurodivergência).

E em 31 de agosto, uma edição especial de Jornalistas&Cia trará um resumo com as principais discussões levantadas durante os bate-papos.

O #diversifica é um dos 15 projetos brasileiros selecionados pelo Programa Acelerando a Transformação Digital, financiado pelo Meta Journalism Project, com o apoio da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e Internacional Center for Journalists (ICFJ). Apoiam a iniciativa Rádio Guarda-Chuva, Imagem Corporativa, Énois Conteúdo, Oboré Projetos Especiais e Itaú. Empresas interessadas em associar sua marca podem obter mais detalhes com Fernando Soares ([email protected]) ou Vinicius Ribeiro ([email protected]).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments