O secretário especial da Cultura Mário Frias tornou-se a terceira autoridade que mais bloqueou profissionais de imprensa no Twitter, segundo levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Ao todo, foram 19 perfis bloqueados pelo secretário na rede social.

Frias ultrapassou Arthur Weintraub, ex-assessor da Presidência da República, que bloqueou 17 jornalistas. O secretário da Cultura está agora atrás apenas do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (30) e do presidente Jair Bolsonaro, autoridade que mais bloqueia profissionais de imprensa no Twitter (69).

Em 10/7, após a derrota do Brasil na final Copa América, Frias tuitou #foratiti, e virou alvo de piadas do narrador da TNT Sports André Henning, por ter errado o nome do técnico da seleção, Tite. Depois do tuíte, o secretário bloqueou Henning no Twitter.

Já o repórter Renato Onofre, da Globo, disse à Abraji que nunca interagiu com Frias até perceber que tinha sido bloqueado por ele. Além dos jornalistas, o secretário da Cultura baniu também o caderno de cultura da Folha de S.Paulo.

O monitoramento da Abraji detectou que, ao todo, já são 252 bloqueios a 136 jornalistas e 11 a nove veículos no Twitter. Para efeito de comparação, segundo a entidade, até 2018 apenas 25 jornalistas haviam sido bloqueados por autoridades em cargos públicos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments