O presidente Jair Bolsonaro bloqueou 69 jornalistas e seis veículos de notícias no Twitter, segundo levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) feito até segunda-feira (5/7). Segundo especialistas ouvidos pela entidade, essa estratégia do presidente sinaliza impedimento ao trabalho da imprensa e ato discriminatório.

Bolsonaro bloqueou os perfis dos sites The Intercept Brasil, DCM, Aos Fatos, Congresso em Foco, Repórter Brasil e O Antagonista. Além do presidente, outras três autoridades em cargos públicos bloquearam quatro veículos, totalizando dez empresas jornalísticas bloqueadas desde setembro de 2020.

O vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, bloqueou os perfis de Congresso em Foco e UOL Confere; o deputado estadual Gil Diniz bloqueou o UOL Confere; e o secretário especial da Cultura Mário Frias impediu o acesso da Editoria Ilustrada da Folha de S.Paulo.

Marcel Gomes, diretor-executivo da Repórter Brasil, um dos veículos barrados, disse que o bloqueio “dificulta nosso trabalho por não permitir um contato direto com a conta do presidente. Impossibilita uma cobertura ativa do que Bolsonaro publicou ou de como ele interage com seus seguidores”.

Para Mario Sabino, diretor de redação de O Antagonista, a atitude do presidente é incompatível com o cargo que ocupa: “Ao nos bloquear, assim como a outros veículos de comunicação, Bolsonaro demonstra, mais uma vez, o seu inconformismo com o papel fiscalizador da imprensa independente, que se recusa a receber patrocínios estatais. Felizmente, graças à vigorosa democracia brasileira, personalidades autoritárias como a do presidente já não têm mais o poder de empastelar redações e fechar jornais”.

O escritor Bernardo Kucinski, professor aposentado da ECA-USP, explicou que “uma autoridade ou órgão público, que se vale de forma sistemática de um sistema digital como o Twitter para se comunicar com o público, negar acesso à sua conta a um jornalista, além de dificultar o trabalho de apuração, configura gesto autoritário, punitivo e de discriminação”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments