A Lupa, especializada na checagem de informações, estreou nessa quarta-feira (1º/6) seu novo site, o lupa.news, hub de conteúdo que visa a combater a desinformação, com nova interface, espaços para checagens e reportagens desenvolvidas pela área de Jornalismo do veículo, e outros especiais para Educação e Institucional, e uma experiência mais imersiva sobre a temática da desinformação.

A ideia é consolidar, em um único espaço, todos os produtos da Lupa, desde checagem de informações, verificações e reportagens, até cursos, oficinas e projetos especiais. Para Natália Leal, CEO da Lupa, o novo site “é o lugar onde nos comunicamos com a audiência, mantendo a relevância jornalística. É o lugar em que entregamos as ferramentas e instrumentos para as pessoas combaterem a desinformação individualmente, em pequenos grupos. É o lugar em que engajamos uma comunidade que está a fim de combater a desinformação pelo jornalismo e pela educação midiática”.

No espaço para Jornalismo, o lupa.news utiliza formatos mais flexíveis de apresentação de conteúdo, tornando-os mais interessantes para os leitores e aproveitando recursos que eram pouco usados no site antigo. E em Educação, serão disponibilizadas soluções de educação midiática desde o ensino básico até o ensino superior.

Raphael Kapa, coordenador de Educação da Lupa, explica que a desinformação “é feita muitas vezes com má fé, de propósito, impacta processos que vão desde eleitorais até culturais e, na pandemia, até sanitários. Precisamos ir além do jornalismo. Para combater esse ecossistema de desinformação, torna-se necessário ter duas verticais. Continuar contando com o jornalismo como serviço prático e imediato, mas é muito importante trazer uma vertical de educação midiática”.

Conheça o lupa.news.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments