A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confiscou o cartão de memória do repórter cinematográfico Francisco Vidal, do SBT Rio, durante a operação das forças de segurança na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, em 24 de maio. Dias depois, as imagens do cartão apareceram como sendo “exclusivas” em uma reportagem da Record TV.

O SBT Rio conseguiu exibir as imagens capturadas pelo cinegrafista pois as recuperou na nuvem em arquivos digitais. Segundo a emissora, a PRF teria oferecido as imagens do cartão de memória, que nunca foi devolvido, para a Record, que não sabia que eram propriedade do SBT. Ao tomar conhecimento de que o conteúdo era de outra emissora, a Record retirou as imagens do ar.

Em nota conjunta, o Sindicato dos Jornalistas do RJ e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram o ataque ao repórter cinematográfico “e a tentativa da PRF de calar a imprensa. Solicitamos os esclarecimentos e apuração devida sobre essa apreensão. O ataque ao repórter fere não apenas a imprensa, mas também a democracia”.

Procurada pela Associação de Jornalismo Investigativo (Abraji), a PRF informou que instaurou um procedimento de investigação do episódio.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments