A Folha de S.Paulo firmou parceria com o Google Arts & Culture para disponibilizar na plataforma cerca de dez mil fotos de seu acervo na coleção Folha: Uma lente sobre o Brasil. As imagem retratam diversos episódios marcantes do Brasil e do mundo e coberturas do jornal ao longo de sua história.

Na coleção, é possível ver fotos de gols e títulos de Pelé, do penta da Seleção Brasileira, das manifestações que marcaram o Diretas Já, diversas celebrações de Carnaval, além de paisagens naturais da Amazônia e do Pantanal. Também é possível ver capturas das primeiras páginas da Folha.

Ao longo deste projeto com o Google, temos muito orgulho em dizer que a Folha é o primeiro jornal em atividade a abrir seu arquivo na plataforma por meio de uma experiência online imersiva, na qual você pode explorar toda a coleção“, declarou Sérgio Dávila, diretor de redação da Folha, sobre a iniciativa.

A ideia da coleção digital surgiu da necessidade de organizar e preservar o material da Folha, que eram físicos e ocupavam um andar inteiro do prédio do jornal. Em 2020, o veículo firmou parceria com a Google News Initiative e Google Cloud para a digitalização de seu acervo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments