17 C
Nova Iorque
quarta-feira, abril 24, 2024

Buy now

Jornalistas integram recém-criado observatório sobre meio ambiente

Resultado de uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais e a Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, foi criado agora em novembro o Lei.A: Conhecimento e Ação pelo Meio Ambiente, observatório de leis, projetos, temas e discussões ambientais. Frederico Jota, coordenador de Comunicação do observatório, explica que ele tem ferramentas para qualquer cidadão se informar sobre a legislação ambiental, emitir opinião consistente sobre o tema e evitar o retrocesso das leis.

Os jornalistas fazem a ponte entre as informações legais e a apresentação de dados mais claros para o entendimento do público. Eles acompanham o andamento dos projetos de lei e repassam as informações de forma mais didática.

Segundo Frederico, a motivação para a criação do Lei.A surgiu após o rompimento da barragem de Fundão, na cidade de Mariana, em novembro de 2015. Diante da grande quantidade de notícias produzidas naquele momento, percebeu-se um desencontro entre os dados oficiais, os estudos científicos e as informações repassadas à população. O observatório tem a função de decodificar e ampliar o entendimento sobre as questões ambientais, democratizando as informações sobre o tema: “O observatório deixa transparentes e disponíveis as leis e temas ambientais que, normalmente, não são acessados pela maioria da população, sendo um canal direto para o contato com o poder legislativo”.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese