Renato Santana de Jesus

    Renato Santana de Jesus é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

    Durante o curso publicou o estudo com o título Sustentabilidade na Mídia-um discurso sustentável? no qual analisava o conceito de sustentabilidade que era transmitido na televisão. Teve como objeto de estudo os episódios de 2008 do programa Globo Ecologia, da Rede Globo.

    Iniciou a carreira na Dedo Verde Planetária, como repórter nos programas Ecoprático da TV Cultura e Sustentáculos da TV Brasil, alimentando os blogs dos programas com matérias sobre sustentabilidade, interagindo com redes sociais e desenvolvendo pautas. Ficou lá até janeiro de 2011.

    Foi contratado pela Rede Record como redator do portal R7 e criador de conteúdos para os sites dos programas da Rede Record e Record News, em SP, integrando a plataforma digital com a TV, em setembro de 2010. No portal cuida da atualização dos sites da Rede Record, por meio da criação e produção de conteúdos (notícias, entrevistas, galerias de fotos, quizzes, enquetes, jogos, infográficos etc) e de ações em redes sociais. Responsável também por editar as páginas de Balacobaco e José do Egito, as duas maiores audiências online da casa. Participou da cobertura de três edições de A Fazenda (em Itu), duas de Ídolos (incluindo viagens às cidades de audições) e O Aprendiz. O trabalho envolve pressão e busca constante por audiência nos sites.

    Foi vencedor do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão por um trabalho sobre direitos humanos. Foi premiado pelo desenvolvimento de uma pauta sobre abuso sexual nas categorias de base do futebol brasileiro. Também foi finalista no concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo.

    Escreve no blog Idéia&Desaforos.

     

    Atualizado em junho/ 2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/in/renatosj

    http://ideiasedesaforos.blogspot.com.br/

    http://www.goear.com/listen/fa6e98a/a-lucidez-de-um-maluco-raul-seixas

    http://apublica.org/2012/04/microbolsas-de-reportagem-conheca-os-vencedores/