Regina Lúcia

    Regina Lúcia Alves de Lima é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), fez especialização em teoria e metodologia da comunicação na mesma universidade, além de mestrado e doutorado em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Iniciou a carreira no jornalismo da rádio Cultura do Pará (PA), em Belém/PA. Construiu a carreira como pesquisadora e desenvolveu projetos como Análise de Conteúdos Audiovisuais Midiáticos na Amazônia (UFPA), Laboratório de Mídia e Política (UFPA), Banco Multidocumental para Pesquisa em Mídia e Eleição (UFPA) e Avaliação da Produção e Recepção do Canal Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ).
    Publicou as seguintes obras Vozes em Cena: análises das estratégias discursivas da mídia sobre os escândalos políticos (2010); 60 anos de Televisão Aberta no Brasil (2010), e organizou a publicação Fundação de Telecomunicações do Pará: 30 anos Construindo a História da Comunicação Pública na Amazônia (2007). 
    O primeiro livro fala sobre a abordagem da mídia aos escândalos políticos nacionais. A segunda obra fala sobre a história da televisão no Brasil, que completou 60 anos em 2010. E a terceira publicação é sobre a História da Funtelpa, que é a gestora da TV Cultura (Pará) e da rádio Cultura, emissoras públicas estaduais. 
    Assumiu em 2011 o cargo de ouvidora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Antes, já havia exercido os cargos de presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (FUNTELPA), presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), e a chefia de departamento do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará.
    Em 2012, passou a apresentar o programa O Público na TV, na TV Brasil. 

     

    Atualizado em junho/2012 – Portal dos Jornalistas.
    Fontes: 

    http://www.ebc.com.br/ouvidoria/biografia-do-ouvidor, acessado em junho/2012.

    Jornalistas&Cia, edição 846.