Lucia Helena Issa

    Lucia Helena Issa nasceu em Guaratinguetá (SP). É formada em Jornalismo pela Universidade de Taubaté (SP), com pós-graduação em Estudos Literários pelas Faculdades Integradas Tereza D’Ávila (Fatea), de Lorena (SP), e especialização em Linguagem e Semiótica pela Libera Università de Roma, na Itália. Desde 2011 vive entre o Vale do Paraíba e Roma por ocasião do curso de mestrado em Políticas e Culturas Euro-Mediterrâneas, com foco em Mediação de Conflitos.
    Iniciou a carreira em 1998 como repórter freelancer da Folha de S.Paulo (SP) para assuntos internacionais, entre outros temas. No mesmo ano passou a trabalhar como correspondente para a rede online do grupo italiano Peace Reporter, função que ainda exerce.
    Por seis anos viveu em Roma, de onde colaborou com os jornais Folha de S.Paulo e Jornal do Brasil (RJ) e a revista IstoÉ (SP). Durante os primeiros anos em que permaneceu na Itália, para onde foi por conta de trabalhos fotográficos como modelo, também realizou viagens para cerca de outros quarenta países, alguns deles devastados por guerras recentes e reportados por ela, in loco, tais como Rússia, Sérvia, Kosovo, Bósnia e Líbano. No período, também atuou por alguns anos como repórter de Variedades, Internacional e Geral do jornal ItaliaOggi, sediado em Milão, na Itália.
    Há mais de cinco anos é membro da organização internacional Reporters sans Frontières (RSF). Desde 2009 é correspondente da rádio italiana RAI International para a qual colabora com notícias do Brasil. Em 2011 passou a atuar como apresentadora do quadro Mundo Sustentável do telejornal VNews, da Rede Globo Vanguarda, no Vale do Paraíba (SP). O VNews é um jornal eletrônico que oferece conteúdo jornalístico, de entretenimento e serviços com foco nas cidades paulistas do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Região Bragantina.
    É autora dos livros-reportagens As Cerejas do Comandante (Cabral, 2003), que aborda a vida na Cuba contemporânea e traz entrevistas com cerca de 150 pessoas, e Quando Amanhece na Sicília (Multifoco, 2011), no qual faz uma verdadeira imersão na região da Sicília, ao sul da Itália, com o objetivo de dar voz às histórias das mulheres locais (juízas, mães, professoras, jornalistas), personagens fundamentais no enfraquecimento da Máfia Siciliana, a Cosa Nostra.
    Pelo livro As Cerejas do Comandante ? obra premiada pelo Ministério da Cultura ?, recebeu as seguintes homenagens: Menção Honrosa da Câmara Legislativa de São José dos Campos (SP), em 2002; Menção Honrosa da Câmara Legislativa de Campos do Jordão (SP), em 2003; e o Prêmio 8 de Março (Dia Internacional da Mulher), em 2003, outorgado pela Câmara Legislativa de Guaratinguetá (SP). Recebeu, ainda, Menções Honrosas no Congresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação, pelo trabalho Releitura do filme Thelma e Louise, com fundamentação científica em Freud, e no Congresso Regional de Pesquisadores da Comunicação, pelo trabalho Mulheres Sicilianas x Poderosos Chefões, em 2003.
    É membro internacional das organizações Peace Reporter, sediada em Roma, do International Solidariety Movement (ISH) e do Cultures of Resistence. Também é diretora de Cultura do Consulado Honorário Italiano para o Vale do Paraíba e, há alguns anos, realiza um trabalho voluntário junto à Casa de Apoio Sol Nascente, que acolhe crianças e adultos portadores do vírus HIV, em Guaratinguetá.
    Atualizado em agosto/2012 – Portal dos Jornalistas.
    Fontes: