Melissa de Miranda

    Melissa de Miranda, nasceu em 1987, é formada em Comunicação, com ênfase em Jornalismo, pela PUC – Campinas, Pucamp/SP.

    Foi instrutora da Uptime comunicação em inglês entre março e dezembro de 2007. No jornalismo começou com um estágio EPTV, emissora associada a TV Globo, como repórter online, por 11 meses, de fevereiro a dezembro de 2008. Retornou à emissora em abril de 2009, ainda como editora online na editoria de Lazer & Cultura. Ficou lá até outubro de 2009, período em que participou ativamente no processo de articulação do grupo EPTV.com em redes sociais

    Recebeu uma bolsa de estudos integral do programa para jornalistas estrangeiros da Fundação Heinz-Kühn (Düsseldorf, Alemanha). Período em que foi repórter freelance para a revista Brasileiros de janeiro a março de 2010. Atuou como repórter online em período de adaptação para a emissora internacional Deutsche Welle, em Bonn (Alemanha), estágio que durou de julho a novembro de 2010, período em que foi responsável pela produção de conteúdo para a redação brasileira e integrou o projeto Global Ideas, em parceria com a TV Cultura, como bolsista da Fundação Heinz-Kühn (Düsseldorf).

    De volta ao Brasil passou rapidamente pela revista ProXXima, como repórter freelance por dois meses (fevereiro de 2011 a março de 2011). Atuou na criação e manutenção do blog jornalístico Geração Y. No Grupo Abril, contribuiu para o Viajeaqui e o Guia 4 Rodas. E em 2013, atuou como repórter para a National Geographic Brasil, responsável pelas redes sociais da revista, além de contribuir para o site.

    Foi articuladora de rede sociais da RadiumSystems (RS), parceira do Instituto Peabirus, para clientes como SEBRAE, SOS Mata Atlântica, revista Brasileiros, Sport Club Corinthians Paulista, ABCZ, entre outros. Ficou lá entre abril de 2011 e fevereiro de 2012, quando cuidou da criação de conteúdo, políticas editoriais, relatórios de monitoramento e projetos de articulação estratégica de redes sociais.

    Entre as atividades na RadiumSystems destaca o foco de atuação no ‘social game’ Eu Presidente RPC da República Popular do Corinthians, que se utiliza de uma ação originalmente de marketing para mobilizar torcedores através das redes sociais, estabelecendo um processo democrático na web (com ações reais) e criando um canal de comunicação entre Clube e torcida.

    Entrou na Editora Abril como Jornalista freelance outubro de 2012 onde fazia produção de artigos individuais sobre 40 destinos diferentes no mundo, incluindo pontos de compra, restaurantes e atrações turísticas; seleção de fotos para estas e outras localidades de um total de mais de 250 lugares a serem incluídos no site da TAM Viagens. Ficou nessa função até novembro de 2012.

    Na Abril passou em novembro de 2012 para a produção de conteúdo para os canais da National Geographic Brasil nas redes sociais – Facebook, Twitter e Google Plus –; atualização do banco de dados online do Guia 4 Rodas e Viajeaqui; produção de reportagens para os sites da National Geographic Brasil e Viajeaqui, até janeiro de 2013.

    Ainda na Abril em janeiro de 2013 passou a cuidar exclusivamente da National Geographic Brasil, como repórter na produção de conteúdo para os canais da National Geographic Brasil nas redes sociais – Facebook, Twitter e Google Plus –; atualização, monitoramento e estratégias das mídias sociais e produção de conteúdo para o site da National Geographic Brasil. Ficou nessa função até dezembro de 2013.

    Integra a equipe de comunicação da organização internacional de bem-estar animal WSPA, uma organização não-governamental internacional em São Paulo, desde janeiro de 2014. Na ONG é responsável por monitoramento e estratégia de redes sociais, press releases e outras atividades de comunicação relacionadas ao bem-estar animal.

    As campanhas da WSPA incluem a promoção da agricultura humanitária sustentável, o fim do tráfico de animais silvestres e do abate desumano de animais, auxílio em situações de desastre, entre outras causas.

    Está no projeto As Três Gêmeas, produtora independente de vídeos em stop motion desde outubro de 2010, onde cria e coproduz conteúdo em roteiros originais e sequências produzidas manualmente, fotografadas take a take. Os projetos são criados, experimentados, produzidos, editados e divulgados de maneira exclusiva. Desde animação para o internacional It Gets Better a teaser para o Sport Club Corinthians Paulista, institucionais, vinhetas, videoclipes, vídeos educativos, save the date e propostas de casamento. Ad continuum.

    É autora do livro Inércia – A Geração Y no limite do tédio lançado pela Editora Ideias & Letras, em 2011. A obra está em sua segunda edição e foi prata (2° lugar) no Prêmio Bosch de Jornalismo. No livro conta histórias de jovens desmotivados que abusam de bebida, antidepressivos e internet, o cotidiano de uma juventude desorientada.

    É colunista convidada em blog da Exame sobre a Geração Y, desde março de 2012. No blog publica artigos e comentários sobre a chamada Geração Y, os posts são realizados como contribuição para o Blog do Sidnei Oliveira, na Exame online.

    Sobre o livro Melissa Miranda concedeu entrevista para o Programa E-Cultura (Governo do Paraná).

     

     

    Atualizado em fevereiro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes;

    melmiranda.com/‎

    http://www.youtube.com/watch?v=N7rJ31rQESo

    http://women2.com/tag/melissa-miranda/