Diego Amorim

    Diego Martins de Amorim é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Brasília (UnB), desde 2007. Em 2008 concluiu o curso de extensão em Jornalismo Multimídia pelo Centro Universitário de Brasília, UniCeub. Obteve dois Master of Business Administration, MBA. O primeiro em 2013 em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Brasília. O outro em 2014, em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto BM&FBovespa e UBS Escola de Negócios, em São Paulo.

    Para finalização do curso de Comunicação produziu a reportagem especial (2007), Eles fazem um jornalismo diferente,  que foi publicada no site Observatório da Imprensa.

    A trajetória no jornalismo teve início em 2004 na Secretaria de Comunicação da UnB. Na universidade foi repórter da Agência e do jornal UnB Notícias, atividade que voltaria a desenvolver.

    De 2005 a 2006 foi repórter de Cidades, Cultura, Comportamento e do Caderno VIP do Jornal da Comunidade. Um ano depois passou a trabalhar como produtor e apresentador de programa diário da rádio interna na Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República. Lá também foi repórter da agência de notícias.

    Acumulou atividade no portal CorreioWeb entre 2006 e 2007 quando foi repórter das editorias de Cidades e Cultura.

    Retornou à Secretaria de Comunicação da UnB em 2007 como editor da primeira página do Portal UnB, repórter da UnB Agência e do jornal UnB Notícias. No período que foi por um ano repórter em Brasília Blog do Ricardo Noblat.

    A partir de 2008 deu início a atuação como repórter de Cidades no Correio Braziliense. Ainda por lá, de 2009 a 2013 foi repórter da subeditoria de Economia-DF e coordenador em plantões. Voltou a desenvolver as mesmas atividades no Correio entre 2014 e 2015.

    Trabalhou em comunicação corporativa para FSB Comunicação. Na agência foi integrante freelancer da equipe de análise de mídia entre 2010 a 2012.

    Especializou-se em coberturas religiosas: acompanhou, direto do Vaticano, o conclave que elegeu o Papa Francisco (2013) e a canonização dos papas João XXIII e João Paulo II (2014).

    Como repórter convidado escreveu para a revista Encontro. Para fez reportagens de comportamento e religião, entre elas, uma especial sobre a visita do Papa Francisco quando participou no Brasil da JMJ 2013. A revista Encontro pertence ao grupo do Correio Braziliense.

    Como repórter da editoria de Brasília passou em 2015 ao portal Fato Online. Para a página foi âncora do programa Brasília de Perto e gravou para o Vlog dos Jornalistas. Aqui, Diego Amorim conta os motivos que levaram os servidores a criar uma greve geral por conta do reajuste prometido pelo ex-governador Agnelo que não foi cumprida.

    Durante a trajetória recebeu prêmios em jornalismo e homenagens. O primeiro prêmio veio em 2005 como integrante da equipe que produziu o jornal UnB Notícias e juntos venceram o primeiro Prêmio da Andifes de Jornalismo. De lá para cá – até 2016 – foi vencedor ou homenageado, em equipe ou sozinho, por 17 vezes. Na bagagem destaque para dois prêmios Esso, dois prêmios Embratel e um prêmio Libero Badaró. A sequência completa pode ser conferida na ‘Linha do Tempo’ deste perfil.

    Nestes 12 anos de jornalismo também foi voluntário da Rádio Vaticano, em Roma; integrou equipe que ajudou a desenvolver o projeto Jovens Conectados, ligado à CNBB/Brasília.

    Em 2016 além das atividades na mídia jornalística é professor de comunicação do Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília e do Instituto São Boaventura/Brasília, produz e apresenta programa semanal na rádio Canção Nova/Brasília, ministra oficinas de oratória e de media training e como freelancer, escreve artigos, organiza lançamentos de livros e presta outras consultorias na área de comunicação.

    Desde abril de 2016 segue integrando o time do site O Antagonista, com reportagens em Brasília.

     

     

    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalistas

    https://www.youtube.com/watch?v=GHq4vg7Ie_A

    https://twitter.com/diego1amorim

    http://www.leravida.com/