A Associação Nacional de Jornais (ANJ) entregará o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025 para o Instituto Palavra Aberta, em celebração e reconhecimento aos 15 anos de atuação da entidade em educação midiática e na defesa das liberdades de expressão e de imprensa, do acesso à informação e do combate à desinformação. A entrega ocorrerá em 4 de dezembro, das 10h às 12h30, no auditório da ESPM-TECH, em São Paulo.
“Ao longo de seus 15 anos, o Palavra Aberta se tornou uma das principais instituições em defesa da liberdade de expressão e de imprensa no Brasil.”, destacou Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ. “E foi além, atuando também de forma estrutural contra a desinformação, ao estender sua abrangência para a cada vez mais necessária educação midiática. Desde sua criação, o Palavra Aberta tem tido o apoio da ANJ, mas faltava ainda o reconhecimento formal sobre o extraordinário trabalho em defesa da liberdade liderado pela Patricia Blanco com sua equipe”.
O Instituto Palavra Aberta foi fundado em fevereiro de 2010 por quatro associações: Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário (Abap, além da própria ANJ. O instituto tornou-se referência na promoção do acesso à informação e em educação midiática.
Em 2019, o Palavra Aberta criou o EducaMídia, um dos principais programas de educação midiática do País, que capacita professores das redes de ensino em diversos estados a identificar informações falsas, valorizar fontes confiáveis e utilizar os meios digitais de forma segura e responsável. O projeto também realiza trabalhos voltados ao uso consciente da internet e à inclusão de pessoas com mais de 60 anos.
A entrega do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025 ocorrerá em 4 de dezembro, das 10h às 12h30, no auditório da ESPM-TECH, em São Paulo. Após a cerimônia, haverá um debate sobre Inteligência Artificial e o futuro do jornalismo. Participarão Patricia Blanco, presidente do Palavra Aberta; Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha de S.Paulo; Eurípedes Alcântara, diretor de Jornalismo do Estadão; e Alan Gripp, diretor de Redação do jornal O Globo. A coordenação será de Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS.










