8.9 C
Nova Iorque
quinta-feira, março 28, 2024

Buy now

Grupo RAC, de Campinas, tem nova direção

Desde 18/1 (segunda-feira), o Grupo RAC (Rede Anhanguera de Comunicação), que edita o jornal Correio Popular, de Campinas/SP, está sob nova direção. Assumiu o comando o empresário Ítalo Hamilton Barioni, do Grupo Contém, tido como um especialista em recuperação de empresas.

A mudança foi aprovada em reunião do Conselho de Administração do Grupo realizada no final de dezembro e convocada para aprovar o “arrendamento de títulos” da empresa. Comandado nas últimas décadas pela família Godoy, o Grupo RAC enfrenta sérias dificuldades financeiras há anos.

O Diário do Povo, adquirido do falecido ex-governador Orestes Quércia em 1996, deixou de circular no final de 2012. Mesmo destino teve o tabloide Notícias Já, lançado com sucesso, mas que teve sua vida abreviada pela crise.  O próprio Correio Popular, que sempre foi o carro-chefe do Grupo, não circulava mais às segundas-feiras.

Com a mudança, Sylvino de Godoy Neto, que era presidente do Grupo, permanece apenas como presidente do Conselho Editorial. Ele estava licenciado da Presidência da RAC desde que teve o nome envolvido em investigação do Ministério Público sobre um escândalo no Hospital Municipal Ouro Verde, na qual chegou a ter a prisão decretada.

Mergulhado em dívidas – principalmente trabalhistas –, o Correio enfrentou seguidas greves de jornalistas por atraso no pagamento dos salários. Ultimamente, os profissionais da reduzida redação só recebiam parte do salário, parcela que não atingia R$ 1 mil.

A demissão de toda a redação chegou a ser anunciada, mas não se concretizou porque os jornalistas haviam entrado em greve um dia antes.

Com a mudança no comando, assimiu a direção editorial Luiz Roberto Saviany Rei, ex-sucursal Campinas da Folha de S. Paulo e que trabalhou no Correio nos anos 1990. O novo editor-chefe é Marcel Cheida, ex-Câmara Municipal de Campinas e também com passagem no jornal, e Tássia Vinhas foi anunciada como chefe de Reportagem.

A equipe da redação é integrada ainda por Angelo Barioni, irmão do novo presidente executivo do Grupo, Suzamara Santos, Jary Mércio, Manuel Alves Filho, Maria do Carmo Pagani, Huguette Gallo Mantellato, Kátia Fonseca e Eric Iamarino, entre outros, todos com passagens anteriores pelo próprio Correio, único jornal impresso ainda em circulação em Campinas, com 94 anos de história. O colunista social Almir Reis foi o único da equipe a permanecer. Todos os integrantes da nova redação foram contratados como Pessoa Jurídica.

Em comunicado publicado na primeira página da edição do dia 19, Ítalo Barioni afirmou que “nosso compromisso de ética e de defesa dos interesses públicos se sobrepõe a tudo. Nessa travessia penosa, planejamos chegar aos 100 anos com organização multimídia, forte em todas as plataformas, com muito vigor”.

Related Articles

1 COMENTÁRIO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcel Cheida
3 anos atrás

Peço a correção do nome da coordenadora de produção é Tássia Vinhas.
Obrigado.

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese