9.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 19, 2024

Buy now

Nesta quinta, 21/1, completam-se 160 anos do nascimento de Landell de Moura, inventor brasileiro do rádio

O rádio, por incrível que pareça, é uma invenção brasileira, e não do italiano Guglielmo Marconi. Na verdade, a primeira pessoa a transmitir a voz humana por rádio foi o padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura, que nasceu 160 anos atrás. Ele foi um dos maiores cientistas da História do Brasil, mas poucos o conhecem e reconhecem, porque sua imensa obra científica continua quase invisível para a maior parte de nossa população.

Landell de Moura nasceu em 21 de janeiro de 1861, em Porto Alegre. Foi a primeira pessoa no mundo a transmitir a voz humana por ondas de rádio, sem fio. E o fez publicamente em pelo menos duas ocasiões que foram documentadas pela imprensa: uma em 1899 e outra em 1900, antecedendo experiências que viriam a ser feitas por outros cientistas. Já Guglielmo Marconi, que já tinha inventado o telégrafo sem fio em 1895, também transmitiu a voz humana por meio de ondas de rádio, mas apenas em 1914. Mesmo assim, ele ficou com a fama de inventor do rádio.

Landell lutou bravamente, enquanto pode, para viabilizar a industrialização do rádio no País, ao mesmo tempo em que projetava, de forma inédita, a televisão e o telex. Porém, na época, o Brasil era arcaico e agrário, e o cientista não teve sucesso. Patenteou seus inventos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, onde morou por alguns anos para tentar o que aqui não conseguiu, mas falhou em comercializar os seus inventos. Foi ignorado pelas autoridades, ridicularizado por fiéis, que chegaram a invadir e destruir seus experimentos, sob a alegação de que ele tinha parte com o demônio, e acabou morrendo em 1928 no ostracismo.

A saga de Landell de Moura é contada em detalhes pelo jornalista, pesquisador e biógrafo Hamilton Almeida, que escreveu, entre outras obras sobre o padre-cientista, Landell de Moura – Um herói sem glória (O brasileiro que inventou o rádio, a TV e o teletipo).

Os contatos com ele podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 11-972-365-560.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese