O repórter da TV Globo em Brasília Gabriel Luiz, de 28 anos, foi esfaqueado na noite desta quinta-feira (14/4), em um estacionamento perto de sua casa, no Distrito Federal. Ele foi atingido por diversos golpes e internado em estado grave, mas estável, no Hospital de Base do DF (HBDF).

Segundo o Portal Metrópoles, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) trata o caso, inicialmente, como tentativa de latrocínio. Entretanto, os investigadores não descartam a possibilidade de tentativa de homicídio devido à violência do ataque.

Formado em Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB), Gabriel Luiz entrou na Globo como estagiário, em 2014. Em 2017, foi contratado como repórter do G1 DF, portal no qual ficou por dois anos, até 2019, quando migrou para a equipe do DF1, como editor do jornal local da capital.

Conhecido pelo estilo irreverente e bem-humorado, Gabriel realiza reportagens investigativas, que apuram irregularidades em nos mais variados setores do poder. Em um de seus últimos trabalhos, o jornalista apurou uma denúncia de balas perdidas em um clube de tiro em Brazlandia, região administrativa do Distrito Federal. Após a reportagem, o Exército interditou o local, alegando risco à segurança das pessoas.

Câmeras de segurança registraram a aproximação dos suspeitos. As imagens, disponíveis no site do G1 DF, mostram o jornalista passando pelo local, e em seguida dois suspeitos aparecem atrás. Mais à frente, a dupla atacou Gabriel. Em seguida, os dois saíram correndo em fuga.

Peritos da Polícia Civil fizeram análises no local do ataque e no apartamento do jovem. A carteira dele foi encontrada, mas o celular está desaparecido. Segundo a corporação, equipes estão na rua para tentar identificar e encontrar os suspeitos.

Em nota, a TV Globo se manifestou sobre o caso. Veja íntegra:

“A Globo lamenta profundamente o ocorrido. Está aguardando as investigações da polícia e prestando toda ajuda ao nosso repórter e aos familiares. A Globo repudia veemente todas as formas de violência e espera que o caso seja esclarecido o mais rapidamente possível.”

Gabriel Luiz está no Grupo Globo desde 2014
Gabriel Luiz está no Grupo Globo desde 2014

Já a Secretaria de Segurança Pública do DF informou que “todos os órgãos de segurança estão empenhados na captura dos bandidos. A investigação está em curso e chegará a bom termo. Não descartamos nenhuma hipótese sobre as razões do ataque. Tudo vai ser esclarecido. Prestamos solidariedade ao Gabriel e sua família.”

Após a divulgação do caso, diversas entidades de imprensa se manifestaram em repúdio ao ataque sofrido pelo jornalista. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) estão entre as instituições que se manifestaram.

As entidades pedem que os fatos sejam investigados com rapidez e que os responsáveis sejam identificados e punidos. Também se solidarizam com o repórter e a família.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments