5.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 26, 2024

Buy now

Futuro do rádio em debate nos 85 anos da morte de Landell de Moura

Evento, promovido por Jornalistas&Cia, será realizado na Câmara Municipal de São Paulo em 28 de junho, das 14 às 16 horas Com as presenças já confirmadas de Alexandre Machado (Cultura FM), Álvaro Bufarah (Núcleo de Pesquisadores dos Cursos de Radiojornalismo), André Luís Costa (BandNews FM), Filomena Salemme (ex-Rádio Estadão), Luiz Carlos Ramos (Rádio Capital), Milton Jung (CBN) e Nelson Breve Dias (EBC), Jornalistas&Cia realizará no próximo dia 28/6 (6ª.feira), das 14h às 16h, na Câmara Municipal de São Paulo – Sala Sérgio Vieira de Mello – o debate intitulado De Landell à web – O futuro do rádio, em homenagem ao 85° aniversário de morte do padre-cientista Roberto Landell de Moura, primeira pessoa no mundo a transmitir a voz humana por um aparelho de rádio.

Landell faleceu em 30 de junho de 1928, em Porto Alegre, esquecido por sua gente e ignorado pela História do Brasil. O debate, que também tem o objetivo de resgatar a memória do padre, terá a presença de alguns dos mais expressivos nomes do rádio brasileiro, além de convidados que estudam e pesquisam a área. O evento será aberto por Hamilton Almeida, biógrafo de Landell de Moura, que já publicou quatro livros sobre a saga do padre-cientista, um deles na Alemanha, e fará um histórico da vida e obra do padre-cientista. Cada debatedor falará de um tema específico, ligado às respectivas experiências profissionais.

Alexandre Machado, por exemplo, titular do programa Começando o Dia, da Rádio Cultura FM, abordará O rádio e a contribuição à cultura de uma nação. Álvaro Bufarah, professor da Faap e pesquisador em Radiojornalismo, discorrerá sobre Os desafios do ensino do rádio diante da revolução da comunicação no mundo. Já André Luís Costa, diretor de Jornalismo da BandNews FM, debaterá O rádio e a importância de falar com os jovens, desafio que vive no dia a dia de seu trabalho.

Filomena Salemme, que deixou recentemente o posto de editora-chefe da Rádio Estadão após 20 anos de casa, vai abordar A vocação do rádio contemporâneo em tempos de redes sociais e mobilidade. O tema reservado para Luiz Carlos Ramos, diretor de Jornalismo e Esporte da Rádio Capital AM, que foi por 40 anos do Grupo Estado, é Os desafios de se fazer jornalismo numa rádio popular. Milton Jung, âncora da CBN e hoje um dos mais conhecidos nomes do jornalismo brasileiro, que ali também estará representando a diretora de Redação Mariza Tavares, em férias, vai falar sobre O rádio e a saga da integração nacional num País continental. Nelson Breve Dias, presidente da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação, que tem a responsabilidade de conduzir os veículos de comunicação do Governo Federal, entre  eles a Rádio Nacional, terá como tema Os desafios da rádio pública num país continental e emergente.

O evento, que conta com o aval do vereador Eliseu Gabriel, atual secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo, é gratuito e aberto a todos os interessados, mas as vagas são limitadas. Inscrições na Jornalistas Editora pelo e-mail [email protected] ou tel 11-3861-5280, com Zeza Loureiro ou Vinícius Ribeiro.

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese