Fundo coletivo financiará projetos jornalísticos

A plataforma de financiamento coletivo Catarse lançou a primeira fase do Multidão, fundo coletivo que financiará projetos jornalísticos. Essa etapa da iniciativa pretende alcançar o maior número possível de interessados, e a intenção é que o fundo seja lançado em 2019, ainda sem data determinada.

Apesar de ainda não ter um modelo fechado, vai ser diferente do financiamento coletivo tradicional, em que os realizadores tentam atrair apoiadores. No caso do Multidão, o objetivo será agregar apoiadores que queiram financiar projetos de determinados temas. Por ainda se tratar de uma iniciativa em desenvolvimento, a equipe do Catarse não definiu quantos projetos serão contemplados.

“Isso irá depender muito do tamanho do fundo que formos capazes de levantar, portanto proporcionalmente ligado ao número de pessoas que se mobilizarem”, explica Luís Ribeiro, diretor de estratégia do Catarse. Segundo ele, parte do arrecadado será destinado para cobrir custos operacionais e de desenvolvimento da plataforma, além de pagar pelas transações financeiras. O procedimento é comum a todos os projetos que utilizam o Catarse. (Com informações a Abraji)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *