Foi confirmada nesta semana a nomeação de Fernão Silveira para o posto de diretor Global de Estratégia, Planejamento e Monitoramento de Performance da área de Comunicação Corporativa da Stellantis.

O próprio executivo havia adiantado a notícia no final de abril, durante live de lançamento do novo Jeep Compass. Após um período de transição, em que suas atribuições como diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade para América Latina foram repassadas a Fabrício Biondo, novo responsável pelo setor, a mudança pôde finalmente ser oficializada.

Em sua nova posição, Fernão atuará ao lado de outros sete diretores globais, responsáveis por diferentes áreas e atribuições, todos respondendo diretamente a Bertrand Blaise, VP Executivo e Chief Communication & CSR Officer da Stellantis.

“Terei como uma de minhas missões auxiliar na estruturação do novo time global de Comunicação Corporativa, trabalhando em estreita parceria com as marcas, regiões e funções do grupo, além do RH”, comenta o executivo.

Fruto da fusão de dois grandes grupos automotivos – FCA e PSA –, a Stellantis vem promovendo, desde o início oficial de suas operações, em janeiro, um grande esforço para realocar e aproveitar o máximo possível de executivos dos dois grupos dentro da nova estrutura.

“Essa movimentação não é diferente na Comunicação global do grupo, que foi dividida em quatro pilares capazes de atender a todas as necessidades da operação”, explica Fernão. “O primeiro pilar, global, é o que eu passei a integrar, e que responde diretamente a Bertrand. O segundo engloba os profissionais que cuidam das operações locais, seis no total, entre elas a da América Latina. Depois vem o pilar de brands, que engloba todas as marcas do grupo. E por fim o de profissionais de Comunicação ligados às variadas áreas do grupo, como RH, Engenharia e Tecnologia. Algumas dessas estruturas já estão bem adiantadas, mas outras ainda precisam ser reforçadas ou passar por ajustes. É um momento muito dinâmico, de muitas movimentações, e coordenar isso será justamente um dos meus principais desafios”.

Apesar da nova posição global, em princípio Fernão seguirá atuando remotamente a partir do Brasil, mesmo que sem relação direta com o dia a dia da operação latino-americana. “Claro que sempre terei uma visão mais próxima da nossa realidade, e eventualmente posso até auxiliar em alguma demanda específica, mas meu desafio será formular e liderar a estratégia global de Comunicação Corporativa da Stellantis, atuando também no monitoramento de performance e definição de KPIs da área em todo o mundo”.

Fernão Silveira / Divulgação Stellantis
Fernão Silveira / Leo Lara/Studio Cerri

Jornalista com pós-graduação em Relações Públicas e especialização em Assuntos Corporativos, Fernão Silveira iniciou a carreira como redator, repórter e mais tarde editor nas redações do Diário do Grande ABC e do portal Terra. Na área corporativa, trabalhou nas consultorias CASE Consulting e Thomas Case & Associados, na Catho Online e na Dow, onde liderou projetos regionais e globais de comunicação corporativa e de negócios, incluindo uma experiência de quatro anos e meio na sede global da companhia, em Michigan. Chegou ao mercado automotivo em abril de 2017, quando assumiu a Comunicação da Ford, e no ano seguinte transferiu-se para a FCA.

“Ao longo de minha carreira, acumulei experiência atuando tanto na comunicação local quanto global de grandes marcas. Acredito que essa experiência tenha sido fundamental para que eu recebesse o convite para esse novo desafio, onde será importante conhecer e entender os dois lados dessa moeda”, conclui o executivo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments