Estadão muda site e processos para focar em redes sociais e produção multimídia

O diretor de conteúdo do Grupo Estado Ricardo Gandour reuniu-se com toda a Redação da empresa no último dia 23/5 para anunciar a estreia do redesenho do estadão.com.br, neste sábado (31/5), que “marca um novo ciclo de investimentos em projetos estratégicos, inovação e avanços no processo jornalístico, cujos esboços vinham sendo antecipados nas reuniões mensais dos editores desde o ano passado”. Gandour já havia antecipado algumas dessas mudanças uma semana antes, durante o Proxxima, evento de Marketing e Publicidade realizado pelo jornal Meio & Mensagem, informando que o Grupo está investindo R$ 20 milhões para a execução do novo projeto, liderado pelo diretor de Desenvolvimento Editorial Roberto Gazzi. Embora o que deva ficar mais evidente a partir deste sábado seja a nova versão do site estadao.com.br, a mudança implicará alterações de rotinas e processos de trabalho, softwares e até de instalações, cujo foco principal é ajustar a produção de conteúdo multimídia à realidade de redes sociais, mobile e outras tecnologias, num movimento semelhante ao que fez O Globo em março passado. Ao convocar a Redação para a apresentação detalhada do projeto, Gandour deu uma visão geral dele: “No dia 31 de maio, sábado, entra no ar a nova versão do site. Ela incorpora novas tecnologias, estudos e pesquisas com leitores, reforça os valores da marca Estadão ao privilegiar informação em profundidade, análise e opinião, e busca difundir ainda mais o nosso jornalismo, especialmente por meio das redes sociais. Muitos já tiveram ou terão contato com o novo ambiente por meio dos treinamentos já em andamento; – avançaremos na organização das rotinas e processos de trabalho, em várias frentes: a) Horários: já em andamento, consideram o caráter multimídia da produção e da edição, com decisões de publicação a qualquer momento; b) Ferramentas: novos softwares serão implantados ao longo deste ano, para facilitar o trabalho e melhorar a experiência do internauta – em informação, narrativas, vídeos, interatividade, comentários, engajamento e conexão com as redes; c) Arquitetura da Redação: até o final de agosto a disposição das editorias será alterada. Adotaremos o leiaute radial, que aproxima mesões e tomadores de decisão das editorias diárias. A mudança das estações de trabalho acontecerá logo após a Copa, e o cronograma será oportunamente divulgado. – ampliação e diversificação dos formatos publicitários no ambiente do site, fruto de trabalho integrado entre Redação, Tecnologia e Mercado Anunciante. – reforma e modernização das instalações. Esses movimentos nos colocarão em atualizado patamar de tecnologias e processos frente aos sucessivos ciclos de inovação e desenvolvimento das plataformas de informação. Mas a ideia é manter um esforço permanente para  contínuo aprimoramento de nossos produtos e processos.” Novos profissionais e blogueiros Roberto Gazzi, que comanda a mudança, disse ao Portal dos Jornalistas que a valorização do jornalismo a que Gandour se referiu ocorrerá, internamente, dando mais e melhores ferramentas para os jornalistas, e, externamente, facilitando o acesso dos leitores ao conteúdo e sua disseminação pelas redes sociais. “Embora seja um movimento baseado no mundo digital, temos a crença de que até o jornal impresso ganhará com ele”, afirmou. Ele informou ainda que, com o projeto, estão agregando cinco novos profissionais – dois para a ampliação da equipe da TV Estadão e três na equipe da área de moda e beleza, liderada por Maria Rita Alonso, do novo canal Vida&Estilo – e cinco estagiários, além de uma dezena de novos colaboradores: “O projeto também acabou por acelerar a decisão da volta do programa de estágio na Redação, agora mais focado no mundo digital e mais concatenado com nosso Programa de Focas. E, como lembra o Gandour, isso é só a primeira fase. Vem muita coisa por aí. Temos novos colaboradores, blogueiros basicamente. O time é um só, os editores respondem pelo tema, mas há posições especificas. Há profissionais para redes sociais, para moderação de comentários etc.. E uma equipe cada vez maior de TI que trabalha na Redação. Vamos estrear com uma reportagem especial multimídia sensacional. Vale a pena conferir. E, em primeira mão: teremos uma parceria com o Waze, aplicativo de trânsito mais popular do mundo, comprado recentemente pelo Google por US$ 1,3 bilhão”. Segundo o editor executivo de Conteúdos Digitais Luís Fernando Bovo, entre os novos blogueiros estão Lusa Silvestre, publicitário e roteirista, e Julia Manglano, especialista em educação infantil. Ambos escreverão na nova editoria web Vida&Estilo. “Como disse o Gazzi, fizemos também algumas modificações na Redação para atender às novas demandas. Por exemplo, Charlise Morais, que era editora de home, vai comandar a nova área de Vida&Estilo. Em Moda e Beleza, teremos a dupla Maria Rita Alonso e Michaela Schmaedel encabeçando. Mariana Belley, que também era da home, foi incorporada a Moda e Beleza. Gabriela Marçal Vieira, que faz o blog Lindeza e é do time de redes sociais, também vai colaborar em moda. Ainda no Vida&Estilo, Gláucia Leal escreverá sobre relacionamentos”. Bovo informa ainda como vai funcionar a parceria com o Waze, segundo ele a primeira do tipo no Brasil: “Ele é colaborativo, ou seja, as pessoas vão informando a situação do trânsito. O aplicativo também captura os sinais enviados pelos aparelhos e monta o trânsito em cada via, real. Ele é muito famoso porque as pessoas usam para evitar trânsito. O aplicativo sugere caminhos malucos, mas que funcionam. Teremos o Waze dentro do nosso Blog do Trânsito. Além de o usuário ter as informações apuradas pelo Estadão, terá também um mapa real do trânsito em São Paulo, de acordo com o Waze”