A Agência de Conteúdo Eco Nordeste lançou em 30/11 o primeiro episódio de Nordestinidades, nova série que integra o podcast Eco Nordeste. O objetivo da iniciativa é dar visibilidade à pluralidade da região, como a diversidade de sotaques e formas de falar do nordestino.

Com dez episódios apresentados por Adriana Pimentel e Alice Sales, o podcast retratará neles os jeitos singulares de expressão dos nordestinos, explorando os sotaques e as particularidades de cada Estado. O primeiro episódio, contudo, é apenas uma introdução das temáticas que serão abordadas.

“Mais do que apenas as nuances da linguagem, Nordestinidades explora tradições, festividades e musicalidades distintas, que enriquecem a cultura do Nordeste”, diz Maristela Crispim, coordenadora geral do Projeto e editora-chefe da Eco Nordeste.

Ela ressalta que a forma de expressão nordestina é com frequência reduzida a estereótipos reproduzidos por produções audiovisuais como filmes e novelas: “Inclusive há, no Sudeste, a defesa de algo como um sotaque neutro, que não abraça a diversidade do Brasil. Essas representações não captam a ampla diversidade de sotaques nos nove estados nordestinos e foi nesse contexto de exaltar a diversidade da região Nordeste que concebemos esse projeto”.

A série está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments