Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (4/12) no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein − Campus Cecília e Abram Szajman, em São Paulo, foram homenageados os jornalistas e publicações mais votados no Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2023. Após os dois turnos de votação, Paula Felix, repórter de Saúde da Veja, foi eleita a +Admirada Jornalista de Saúde, Ciência e Bem-Estar 2023.

“Só tenho a agradecer. É incrível ser jornalista e cobrir a área de saúde”, declarou Paula. “Agradeço ao suporte da minha família, principalmente meus pais que me ajudaram na empreitada de sair de Maceió e vir para São Paulo realizar meu sonho. Quero agradecer também a meus colegas incríveis, não estaria aqui se não fossem vocês, em especial minha amiga, comadre e mentora Fabiana Cambricoli, que me ensinou tudo”.

Além dela, a iniciativa promovida pelo Hospital Israelita Albert Einstein com o apoio deste Jornalistas&Cia, e que neste ano chegou à terceira edição, homenageou outros 38 jornalistas e 29 publicações, em 17 categorias, duas delas dedicadas exclusivamente ao Jornalismo Científico.

Débora Pratali, diretora de Comunicação Institucional do Einstein, valorizou o trabalho da imprensa de levar informação de qualidade e com responsabilidade para a população. “Precisamos estimular cada vez mais a cobertura de ciência e saúde no Brasil. A cobertura desse setor deve ser intensificada e ganhar mais destaque. A pandemia de Covid-19 nos mostrou ainda mais o valor do debate em saúde. E o que fez e faz a boa e a má informação. Nós precisamos ajudar a conscientizar a população de forma contínua, enquanto as águas nos parecem mais calmas. Continuaremos na empreitada de apoiá-los e também criar iniciativas próprias”.

Diretor de Jornalistas&Cia, Eduardo Ribeiro destacou a relevância do colégio eleitoral da premiação, formado majoritariamente por jornalistas e profissionais de comunicação, para dar ainda mais aos +Admirados. “Não pode haver para um profissional um reconhecimento maior do que esse que vem de seus próprios pares, daqueles que conhecem como ninguém o ofício, como é o caso do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Queria reiterar a nossa satisfação em realizar esse prêmio com o Einstein, uma organização tão admirada por todos nós no Brasil”.

Primeira colocada em 2022, Cláudia Collucci, da Folha de S.Paulo, foi novamente destaque nesta edição, com a segunda colocação geral e com o troféu de +Admirada Jornalista na Região Sudeste. E também repetindo o ótimo desempenho do ano passado, Carolina Marcelino, do Check-Up da Notícia, levou novamente o troféu pelo terceiro lugar. Completaram os TOP 5 Adriana Farias, da Fapesp e Portal Terra, em quarto lugar, e Vinicius Lisboa, da EBC, na quinta posição.

Nas categorias regionais, além de Cláudia Colluci, foram premiadas Paula Laboissière (Centro-Oeste), Thais Borges (Nordeste), Daniela Branches (Norte) e Larissa Roso (Sul). E nas outras duas categorias dedicadas a jornalistas, Drauzio Varella foi eleito o +Admirado Colunista e Luiza Caires, editora de Ciências do Jornal da USP, a +Admirada Jornalista Especializada em Ciência.

Entre as publicações, os prêmios foram entregues para Agência Brasil (Agência de Notícias), BBC News Brasil (Canal Digital), DrauzioCast (Podcast), Saúde em Foco/CBN (Programa de Rádio), Fantástico (Programa de TV), Portal Drauzio Varella (Site), Pesquisa Fapesp (Veículo Especializado em Jornalismo Científico), Folha de S.Paulo (Veículo Impresso) e Superinteressante (Veículo Impresso Especializado).

Confira a relação completa de homenageados na edição especial de Jornalistas&Cia e a íntegra da cerimônia no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments