O documentário Endangered (Ameaçados de Extinção), do repórter norte-americano Ronan Farrow, que aborda o cotidiano de jornalistas que vivem em países onde a liberdade de imprensa e a democracia estão em crise, foi indicado ao Emmy 2023 na categoria de melhor documentário.

A produção, que foi ao ar em junho de 2022 no HBO Max, acompanhou o trabalho de quatro jornalistas durante três anos, mostrando os desafios de se fazer jornalismo em meio a constantes ataques, ameaças e tentativas de descredibilização da imprensa.

A repórter da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello está entre os retratados no filme. Ela fala sobre como a liberdade de imprensa ainda é muito frágil na “jovem democracia brasileira”. Patrícia teve atuação essencial no combate à desinformação durante as últimas eleições brasileiras. Assinou reportagens sobre disparos de mensagens em massa para beneficiar candidatos durante as eleições de 2018. Por causa de seu trabalho, foi diretamente atacada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. É até hoje vítima de diversos ataques, em sua grande maioria com teor misógino.

Em reconhecimento à sua atuação no jornalismo, Patrícia venceu o Prêmio Maria Moors Cabot, a mais relevante distinção concedida nos Estados Unidos a jornalistas estrangeiros. É também autora do livro A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital.

O documentário acompanhou também o cotidiano do americano Oliver Laughland, que cobriu a campanha de Donald Trump por The Guardian e foi hostilizado por apoiadores do ex-presidente; do repórter fotográfico Carl Juste, do Miami Herald, responsável por cobrir o dia a dia de Trump e o movimento Black Lives Matter; e da repórter fotográfica mexicana Sashenka Gutierrez, especializada em coberturas de protestos e de violência no México.

Endangered concorre com outros cinco documentários: 11 minutes, da Paramount, sobre o tumulto que matou mais de 150 pessoas durante uma celebração do Halloween em Seul; Retrograde, da National Geographic, sobre os meses finais da presença de tropas americanas no Afeganistão; The Trapped 13: How We Survived The Thai Cave, da Netflix, sobre os 12 meninos jogadores de futebol e seu treinador que ficaram presos em uma caverna inundada na Tailândia em 2018; Wuhan Wuhan, da PBS, sobre os primeiros meses da pandemia de Covid-19 na China; e Let the Little Light Shine, também da PBS, sobre a mobilização contra o fechamento de uma escola de referência nos EUA.

A premiação do Emmy 2023, inicialmente marcada para 18 de setembro, foi adiada devido às greves dos sindicatos dos atores e dos roteiristas de Hollywood. É a primeira vez que o evento é adiado desde 2001.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments