Primeira jornalista indígena da televisão brasileira, Luciene Kaxinawá é a convidada do quinto episódio do #diversifica. Em conversa com a apresentadora Luana Ibelli, ela traz discussões relevantes sobre a relação entre o jornalismo e os povos indígenas, como a visão estereotipada de suas culturas, a falta de espaço na mídia para retratar os problemas e soluções que vêm dos povos originários, e dicas para auxiliar na cobertura do tema.

A entrevista faz parte do especial Subjetividades, iniciativa que reúne seis jornalistas para discutir a diversidade na profissão sob a ótica as quais estão inseridos. Participaram dos episódios anteriores Caê Vasconcelos, do UOL, que abordou questões relacionadas ao mercado de trabalho e a cobertura sobre a temática LGBTQIA+; Jairo Marques, da Folha de S.Paulo, que falou sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Jornalismo; Luciana Barreto, da CNN Brasil, que destacou as barreiras profissionais para jornalistas negros e o problema do racismo estrutural no Brasil; e Nayara Felizardo, do The Intercept Brasil, que alertou sobre o preconceito e estereótipos em relação aos jornalistas e publicações do Norte e Nordeste do Brasil.

Todas as entrevistas estão disponíveis no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube e nos principais tocadores de podcast. No sexto e último episódio, que vai ao em 31/8, Erick Mota, do Regra dos Terços e da RIC TV, do Paraná, abordará a inclusão de profissionais com neurodivergência no jornalismo.

Especial Subjetividades no J&Cia

Inicialmente previsto para circular na próxima edição deste Jornalistas&Cia, o especial Subjetividades, que trará um resumo com os principais destaques dos seis episódios do videocast #diversifica, ganhou nova data de veiculação: 5 de setembro.

“O conteúdo gerado a partir das entrevistas está muito rico e cheio de informações relevantes para um jornalismo mais diverso e inclusivo”, ressalta Fernando Soares, editor deste J&Cia e responsável pela produção do material, “Com tanta informação relevante, entendemos que este especial merecia uma edição exclusiva, focada exclusivamente nos temas discutidos”.

O #diversifica é um dos 15 projetos brasileiros selecionados pelo Programa Acelerando a Transformação Digital, financiado pelo Meta Journalism Project, com o apoio da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e Internacional Center for Journalists (ICFJ). Também apoiam a iniciativa Anglo Américan, Énois Conteúdo, GPA, Imagem Corporativa, Itaú, Oboré. PMI Philip Morris e Rádio Guarda-Chuva.

Empresas interessadas em associar suas marcas podem obter mais detalhes com Vinicius Ribeiro ([email protected]).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments