Com reestruturação ousada, Syngenta une várias áreas em Business Sustainability

No fim de 2017, a Syngenta anunciou a criação de um novo departamento, chamado Business Sustainability, unindo as áreas clássicas da função de Assuntos Corporativos (comunicação externa, relações institucionais, relações governamentais, gestão de reputação e marca corporativa) a três outros núcleos: Área Regulatória (de caráter mais técnico, mas também com grande relação com o governo, por tratar do cumprimento de exigências regulatórias para o registro de produtos, novos ou renovados); SRB – Sustainable and Responsible Business, que engloba todas as ações de treinamento e conscientização de agricultores no uso correto e seguro dos produtos, bem como a área de relacionamento com a cadeia de valor, e projetos com viés ambiental e social; e Projetos Especiais, que coordena iniciativas que envolvem todas as citadas e outras de negócio. 

Essa nova estrutura favorece um profundo conhecimento do negócio e suas necessidades, atuando com uma agenda integrada e estratégica, de grande valor para o negócio.

Em janeiro de 2018, a alemã Alexandra Brand foi nomeada Chief Sustainability Officer, passando a liderar a função globalmente. E Valter Brunner, que era diretor de Assuntos Corporativos na América Latina, assumiu a posição de diretor de Business Sustainability na mesma região, sendo que ele também tem atribuição Brasil. A nova estrutura por ele montada inclui pessoas de dentro da própria organização e também de fora.

Hoje, reportando-se diretamente a Brunner estão: Laila Pinheiro, à frente da área de Relações Externas (o que inclui relações governamentais e com associações); Nêmora Reche, responsável por Comunicação Externa (assessoria de imprensa, redes sociais, relações com comunidades, doações e patrocínios e todas as questões ligadas à gestão da marca Syngenta); o colombiano Guillermo Carvajal, liderando SRB na LATAM, e Renata Pollini liderando a área no Brasil; Luis Telles, à frente da área regulatória especificamente para produtos de proteção de cultivos LATAM e Brasil; e a mexicana Patricia Toledo, à frente da área de projetos especiais.

Integram ainda o time de liderança de Business Sustainability outras áreas parceiras: Comunicação Interna (que nesse redesenho passou a reportar-se a Recursos Humanos – essa área é liderada por Carolina Dalanezi); Segurança de Produtos (também uma área bastante técnica, responsável por gerar os estudos que são a base do trabalho da área regulatória; comandada por Karla Pires); e a área regulatória do negócio de Sementes, comandada por Cristhiane Bothona. Conta ainda com Business Partners dos departamentos Jurídico (Filipe Teixeira) e RH (Luana Pagin).

Reportam-se a Nêmora Reche, em Comunicação Externa: Fabiana Trebilcock, comandando o trabalho de imprensa; Natália Vasconcelos, à frente do trabalho nas redes sociais; e André Aprigio, que chegou em março e que recentemente foi condecorado como oficial da Ordem de Rio Branco, cuidando dos temas ligados à marca corporativa (relações com comunidades, doações e patrocínios etc.).

Reportando-se a Laila Pinheiro, em Relações Externas, estão Tiago Noronha, responsável por relações governamentais nos estados; e Daniella Cunha, à frente das relações com associações – a vaga de relações governamentais de escopo federal, baseada em Brasília, está em aberto

Acelerando a inovação – q Outras novidades por lá foram o lançamento global, em abril, do compromisso de Acelerar a inovação em um mundo em transformação!, que teve um novo grande lançamento para convidados, em 10/6, no One Agro; e a recente definição da agência de comunicação que atenderá à empresa: a Race Comunicação, dirigida por Rogério Artoni e Wilson Barros.

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