O Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, realizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), terá como um dos temas principais a cobertura da imprensa a ataques violentos a escolas. No primeiro dia de evento, que ocorrerá em 18 e 19 de setembro, na Fecap, em São Paulo, três mesas debaterão o tema.

Em um dos primeiros debates do Congresso, a Jeduca promoverá uma discussão sobre o chamado Efeito Contágio, o impacto da cobertura da imprensa sobre atentados a escolas e como essa cobertura pode influenciar novos ataques. Participará da mesa a pesquisadora norte-americana Sherry Towers, uma das principais referências de pesquisa sobre o Efeito Contágio no mundo. Também estará presente a pesquisadora da Unicamp Telma Vinha, que comentará pesquisas internacionais e estudos de casos brasileiros. A mediação será de Renata Cafardo, presidente e uma das fundadoras da Jeduca.

Logo na sequência, haverá uma mesa composta apenas de jornalistas, que discutirão a cobertura da imprensa aos ataques, com foco nos dilemas éticos que enfrentam na hora de decidir o que escrever, como relatar e qual destaque dar ao assunto. Participam da mesa: Laura Mattos (Folha de S.Paulo), Lorrany Martins (A Tribuna/ES), Maurício Xavier (O Globo) e Victor Vieira (Estadão), com mediação de Marta Avancini, da Jeduca.

> Após o almoço, o Congresso terá um debate entre professores, que discutirão como lidam com tensões frequentes e violência na escola, abordando temas como bullying, discursos de ódio, relações conflituosas. A ideia é debater como os educadores enfrentam conflitos, desde rotineiros até os próprios ataques violentos. Integrarão a mesa Celiana Moroso (DF), Cinthia Barbosa (São Paulo) e Erison Lima (AM), com mediação de Tatiana Klix (Porvir/Jeduca).

O 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca já está com inscrições abertas. O evento tem apoio institucional do Jornalistas&Cia.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments