Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos anunciou os profissionais que serão homenageados em 2023. O prêmio reconhece trabalhos que valorizam a Democracia, a Justiça e os Direitos Humanos.

Nesta edição, o escritor Fernando Morais e a documentarista Sônia Bridi recebem o troféu-símbolo do prêmio, a meia lua recortada com a silhueta de Vladimir Herzog. Além deles, a repórter e apresentadora Glória Maria será homenageada in memoriam. 

Fernando Morais é reconhecido como um dos principais biógrafos do País. Trabalhou em Veja, Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo e TV Cultura. É autor de obras consideradas clássicas como A ilha (1976), Olga (1985), Chatô, o Rei do Brasil (1994), Cem quilos de ouro (2003) e Lula – vol. 1 (2021).

Sônia Bridi é uma das principais vozes de jornalismo ambiental do Brasil. É repórter especial na TV Globo há mais de três décadas e já foi correspondente da emissora em Londres, Nova York, Pequim e Paris. A profissional também foi responsável por liderar a equipe de reportagem que denunciou neste ano o crime humanitário contra indígenas da tribo Yanomami, em Roraima.

Gloria Maria, falecida em fevereiro passado, foi a primeira repórter a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional. Além de colecionar momentos históricos na emissora, protagonizou reportagens em mais de 100 países. Também apresentou o Fantástico e comandou o Globo Repórter por mais de 12 anos

A cerimônia de premiação será em 24 de outubro, às 20h, no Tucarena, em São Paulo.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments