Abraji e Farol analisam jornalismo brasileiro em 2020

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Farol Jornalismo lançaram o especial O Jornalismo no Brasil em 2020, com previsões e apostas sobre a profissão neste ano. As entidades reuniram dez artigos que abordam temas como segurança de jornalistas, colaboração e empreendedorismo.

Segundo o especial, o jornalismo está inserido em um ambiente de imprevisibilidade e instabilidade em 2020, por causa de conflitos frequentes com o presidente Jair Bolsonaro, que em 2019 atacou diretamente a imprensa em mais de 100 ocasiões, segundo dados da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Os artigos destacam assuntos relevantes como a questão da segurança dos jornalistas, incluindo a impunidade em casos de violência, o combate a informações falsas e parcerias entre os veículos midiáticos, “para que o jornalismo continue atuando para preservar o interesse público e para fortalecer as coberturas locais”, como analisa José Antonio Lima, editor do Comprova. Além disso, as eleições municipais de 2020 devem ser observadas atentamente, segundo os autores dos artigos.

Mais informações no site da Abraji.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *