A Cidade, de Ribeirão Preto, extingue versão impressa, mas segue online

A versão impressa de A Cidade, que circulou em Ribeirão Preto por 114 anos, saiu pela última vez em 30 de outubro. O Grupo EPTV, afiliado da Globo em regiões do interior paulista e sul de Minas Gerais, que detinha o controle do jornal desde 2012, já vinha reduzindo sua circulação – ultimamente era de terça a sábado –, pois o foco é concentrar os investimentos na versão online, ACidade ON.

Josué Suzuki, diretor de Mídias Digitais do Grupo EPTV, que também comandava o jornal, fez questão de destacar a J&Cia que o projeto digital não é apenas um site da cidade: “Trata-se de uma rede de portais. Por enquanto, estamos em Ribeirão, Araraquara, São Carlos e Campinas. Em outubro, passamos de 20 milhões de visualizações e mais de dois milhões de visitas únicas. Só em Ribeirão, foram mais de 7,5 milhões de visualizações e mais de 750 mil únicas. O foco é o localismo em cada portal. Ou seja, só suspendemos uma versão impressa. Mas em nome de um projeto digital grande e o grupo ainda abre portas na comunicação”.

Ele preferiu não falar sobre as demissões, ressaltando terem aproveitado profissionais de todos os setores: “Temos classificados na plataforma digital também e vamos iniciar, em dezembro, cobrança de assinatura. Por isso, preservamos alguns empregos no balcão de classificados e circulação. Além disso, temos um Clube do Assinante. A gráfica continua rodando com terceiros”.

Em comunicado que distribuiu aos parceiros sobre o fim da edição impressa, o jornal afirma: “Nosso compromisso com Ribeirão Preto e região não termina aqui, pois acreditamos que o papel do jornalismo é de fiscalizar e informar, seja no impresso, no rádio, na TV ou na internet, zelando sempre pela notícia de qualidade. Um jornalismo que sempre escolheu um lado para lutar: o do cidadão. Mas, no dia em que anunciamos o fim dessa circulação impressa, o momento é de falar do futuro. Não se trata de passar uma borracha nos tempos de outrora — ele está preservado nos nossos quase 114 anos de histórias —, mas de pensar sempre à frente: do tempo, das tendências, do mercado. E acompanhar o ritmo do mundo. Um mundo que é digital”.

O Grupo EPTV também foi proprietário da Tribuna Impressa, de Araraquara, que adquiriu em 2011 e fechou no início de 2017. J&Cia apurou que a empresa, que já tem uma afiliada da CBN em Ribeirão, vai inaugurar outra em Araraquara, em dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *