Os Tribunais Superiores do Brasil uniram-se para criar o 1º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, com o objetivo de valorizar o trabalho da imprensa na defesa da democracia e no combate à desinformação. A iniciativa é de Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM).

No evento de lançamento do prêmio, Rosa Weber, atual presidente do STF, declarou que “o jornalismo independente, livre e profissional é o maior e o melhor aliado no combate à desinformação, ao discurso de ódio e à intolerância”.

O prêmio terá cinco eixos temáticos (STF, TSE, STJ, TST e STM), cada um deles com quatro categorias: Jornalismo impresso ou online, Vídeo, Áudio e Fotojornalismo. É possível inscrever apenas um trabalho por categoria, e em no máximo três eixos temáticos.

As inscrições começam nesta segunda-feira (18/9) e vão até 12 de janeiro de 2024. Podem ser inscritos trabalhos veiculados de 8 de janeiro de 2023 a 8 de janeiro de 2024. A cerimônia de premiação será em 24 de abril de 2024, na sede do STJ, em Brasília. Os primeiros colocados receberão um troféu, e os trabalhos classificados de 2º a 5º lugares receberão certificados assinados pelos presidentes dos tribunais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments