O fotógrafo Sebastião Salgado abre nesta terça-feira (15/2), no Sesc Pompeia, em São Paulo, a mostra Amazônia, que reúne mais de 200 fotografias sobre as riquezas da região. A curadoria é de Lélia Wanick Salgado, casada há 58 anos com o fotógrafo. O projeto levou sete anos para ser finalizado.

Além das imagens, será possível ouvir sons da floresta, obtidos por meio de um arquivo do museu de Genebra, na Suíça. O compositor francês Jean-Michel Jarre participou do projeto com uma música dos ruídos da Amazônia. São mais de 200 imagens impressas e outras 200 projetadas em salas escuras sobre a floresta e seus povos indígenas.

É a primeira vez que a mostra pode ser vista no Brasil. Antes, o projeto passou por Nova York, Londres e Paris. Lélia Salgado explica que a ideia de uma mostra com o tema Amazônia serve para alertar sobre a necessidade de proteção da região.

Ao longo de quatro décadas, Sebastião fotografou as riquezas da Amazônia, incluindo a diversidade de seus povos indígenas, em 48 viagens. O fotógrafo contou que, durante o período, abandonou as cores e mergulhou no preto e branco: “Eu podia concentrar na personalidade e na dignidade das pessoas, então a cor não me atrapalhava”.

A repórter da Globo Sônia Bridi mostrou no Fantástico algumas das fotografias exclusivas da mostra. Ela também conversou com Lélia e Sebastião sobre o projeto. Confira aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments