Com tricampeonato de Rafaela Borges e “bi” de Isadora Carvalho, prêmio consolida força feminina no setor automotivo

Foram anunciados nessa quinta-feira (1º/12) os vencedores do 15º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo. A iniciativa reconheceu reportagens sobre temas relativos à tecnologia da mobilidade nos modais rodoviário, urbano, aéreo, aquaviário e ferroviário.

Pelo segundo ano consecutivo, Rafaela Borges, colunista e colaboradora do UOL Carros, foi a vencedora da categoria Mídia Eletrônica, desta vez com a reportagem Design do Futuro. O trabalho abordou como o visual dos carros mudará nos próximos anos e que as maiores revoluções devem ocorrer do lado de dentro dos veículos.

É a terceira vez que ela vence uma das categorias do concurso, que completou 15 anos em 2021. Além do reconhecimento em 2020, já havia faturado o primeiro lugar na categoria Mídia Impressa em 2018, quando atuava pelo Jornal do Carro/Estadão. Com isso, torna-se, ao lado de Pedro Kutney e Gustavo Henrique Ruffo, a jornalista com mais troféus da competição.

“Contar histórias que façam a diferença para a sociedade é o papel do jornalista, e receber um reconhecimento como o Prêmio SAE é muito gratificante”, comenta Rafaela. “Agradeço à SAE pelo incentivo, aos jurados e ao Daniel Neves e toda a equipe de UOL Carros e UOL. Minha parceria com o portal e a confiança depositada em meu trabalho me dão espaço para buscar grandes histórias”.

Na mesma categoria receberam Menção Honrosa as reportagens As surpresas de dirigir um carro elétrico pela primeira vez, de Renan Bandeira, para o Mobiauto, e Viajamos 1.200km de carro elétrico: os desafios, as vantagens e o custo de enfrentar um Brasil atrasado, de Rodrigo Ribeiro, para o site da Autoesporte. Já os destaques foram para Agropecuária é fundamental para interiorizar uso do biogás no país, de Raphael Salomão e Alana Fraga, para o site da Globo Rural, e Cerco ao carro a gasolina cresce no mundo e pressiona petroleiras, de Cleide Silva, para o Estadão.com.

Quem também se sagrou bicampeã, porém não de maneira consecutiva, foi Isadora Carvalho, da Quatro Rodas, na categoria Video. Ela, que já havia ganhado a mesma categoria em 2019, repetiu a dose neste ano com a reportagem Tesla Model 3 é um celular sobre rodas que dirige sozinho?. O trabalho, publicado no canal da publicação no YouTube, mostrou como é ser guiado pelo modelo 100% elétrico.

“Ganhar esse prêmio é extremamente gratificante e é o verdadeiro reconhecimento do nosso trabalho”, comemora Isadora. “Voltei para Quatro Rodas em julho do ano passado e encarei o desafio de assumir a coordenação de conteúdo do canal do Youtube; e após um ano e meio ganhar o primeiro lugar na premiação mais importante do jornalismo automotivo me deixa realmente orgulhosa e feliz com a qualidade do conteúdo que estamos entregando. E nada disso seria possível sem uma equipe talentosa, competente e comprometida, obrigada a todos”.

As menções honrosas em vídeo foram para André Paixão, do canal Primeira Marcha, pela videorreportagem Dá pra viajar com carro elétrico? Andamos até a bateria quase acabar, e para Darlan Helder dos Santos, do Tecnoblog, pelo vídeo Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?. Os destaques foram para Daniel Azevedo, do Canal Rural, pela reportagem Logística 4.0; e Henrique Rodriguez, também do canal da Quatro Rodas, com o vídeo Meteor: dirigimos o maior caminhão da Volkswagen no mundo.

Na categoria Mídia Impressa, a reportagem vencedora foi Uma nova Era, de Edmundo Ubiratan Fernandes, para a AERO Magazine. O trabalho mostrou como, com capacidade de pousar e decolar em trajetória vertical, veículos elétricos urbanos poderão mudar a dinâmica do transporte de cargas e passageiros em grandes cidades.

As duas menções honrosas foram para Vilhena Soares Alves, do Correio Braziliense, com a série de reportagens Estradas poluentes, e para Thiago Vinholes, da revista Autoesporte, pela matéria Quem não tem carro caça com Gripen. Já os dois destaques foram para Diogo de Oliveira, do Jornal do Carro/Estadão, pela reportagem SUVs brasileiros terão futuro híbrido: HR-V, Kicks, Renegade e T-Cross eletrificados vêm ai, e para André Chiappero Schaun, também da Autoesporte, com As gigantes que movem o agronegócio!.

“Os jornalistas são responsáveis por informar os fatos ao público e o Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo Mercedes-Benz reconhece os profissionais que se destacam na tarefa de traduzir o complexo mundo da tecnologia da mobilidade em informação de fácil compreensão. Um mérito inestimável”, destacou Camilo Adas, presidente do Conselho da SAE.

A premiação distribuiu R$ 3 mil em dinheiro para os primeiros colocados e R$ 1 mil para as menções honrosas, totalizando R$ 15 mil em prêmios. Integraram o júri desta edição os jornalistas Pedro Kutney (Automotive Business) e Kátia Penteado (GestAgro 360° e revista Máquinas & Equipamentos), além do conselheiro da SAE Brasil Everton Lopes da Silva.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments