O Fantástico (Globo) venceu o Prêmio Latinoamericano de Jornalismo Investigativo do Instituto Prensa y Sociedade (Ipys) com uma reportagem sobre pessoas que tiveram suas fotos colocadas de forma errada em listas de suspeitos em delegacias. A premiação ocorreu na última sexta-feira (3/12), em Canelones, no Uruguai.

A reportagem mostrou que, entre 2012 e 2020, 90 pessoas, 73 só no Rio de Janeiro, foram presas por causa de uma fotografia. Na maioria das vezes, a foto estava em um catálogo de suspeitos de uma delegacia, e não havia nenhuma outra prova contra os indivíduos. Após passarem em média nove meses na prisão, todos foram inocentados e absolvidos. A reportagem destaca também um levantamento das Defensorias Públicas que mostra que 83% das vítimas desse tipo de erro são negras.

Depois da reportagem ir ao ar, o Senado aprovou um Projeto de Lei que muda as regras no reconhecimento de suspeitos, impedindo condenações baseadas apenas no reconhecimento por foto, e tornando obrigatória a identificação presencial com pelo menos outras duas pessoas com características parecidas.

A reportagem vencedora é de Renata Ceribelli; edição de texto de Janaína Araújo; produção de Pedro Rockenbach e James Alberti; imagens de Pedro Acyr e Erick Parente; e edição de imagens de Wesley Francisco e Djavan Ferreira.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments