Revista Trip anuncia reestruturação e mudanças em seu comando

A revista Trip promoveu em 29/1 uma reestruturação que implicou a extinção dos cargos de diretor de Redação e de redator-chefe. A revista passa a ser gerida diretamente por Micheline Alves, diretora do Núcleo Trip/TPM, e foi criado o posto de editor-executivo, que será o segundo de Micheline. Com isso saem o diretor de Redação Ricardo Alexandre e o redator-chefe Lino Bocchini. Ricardo, que teve passagens, entre outros, por Bizz, Estadão, Época São Paulo e Monet e é autor da biografia Nem Vem que Não Tem, de Wilson Simonal, completaria um ano no posto nesta 6ª.feira (1º/2). Lino (lino2001@gmail.com) estava havia seis anos na editora, onde começou na divisão de customizadas e foi diretor de Redação de três revistas em épocas diferentes (Send, Izzo e Dufry), tendo passado a redator-chefe da Trip em 2009. Coautor, com seu irmão Mário, do blog paródia Falha de S.Paulo, foi o primeiro (e até agora único) jornalista brasileiro a entrevistar pessoalmente Julian Assange, criador do WikiLeaks. A propósito das mudanças, Fernando Luna, diretor Editorial da Trip, lembra que no final do ano passado a editora criou, em caráter experimental, o cargo de diretor de Núcleo das marcas Trip para toda a operação, que envolve diversos produtos, modelo de gestão já testado na área de custom publishing: “Três meses depois de a Micheline Alves assumir a nova posição confirmamos o que imaginávamos: essa estrutura também funciona no Núcleo Trip. Assim, a estamos confirmando na posição de diretora de Núcleo das marcas Trip/TPM e, a partir disso, promovemos o ajuste adequado à nova estrutura da redação. As conversas estão avançadas e queremos anunciar ainda esta semana o editor-executivo, responsável pelo dia a dia da revista. Uma das suas prioridades será, junto com Micheline, contratar um novo editor, este para atuar diretamente nos fechamentos, recompondo a redação da revista”. Ainda por lá, na área de revistas customizadas, a editora fechou com a Nestlé a produção de duas publicações trimestrais da multinacional no Brasil: Nestlé com Você, criada em 1999, distribuída gratuitamente para 300 mil clientes cadastrados no site da empresa; e Atualidades, que tem tiragem de 25 mil exemplares e é direcionada à rede de colaboradores da empresa. A Trip será responsável pela elaboração de novos projetos gráficos para as duas, cujos relançamentos estão previstos para março. A direção Editorial da operação Nestlé é de Fernando Luna, com direção de Criação de Ciça Pinheiro e direção de Núcleo de Ricardo Calil.