Revista aborda negócios no Brasil para canadenses

Lançada no Canadá em 2010, a revista Discover Brazil é a “menina dos olhos” da carioca Leila Monteiro Lins, que acumula 25 anos de carreira em Comunicação, sendo 12 deles no país norte-americano.

Com tiragem de 10 mil exemplares circulando em Toronto, Montreal, Calgary e Vancouver – além da versão online ? a revista apresenta aos canadenses oportunidades de negócios, turismo e curiosidades sobre a cultura brasileira. Em entrevista ao Portal dos Jornalistas, Leila fala sobre a experiência de escrever sobre o Brasil para estrangeiros, carreira e sua decisão de mudar-se para a América do Norte.

Portal dos Jornalistas – Como surgiu a ideia de uma revista sobre o Brasil para o público canadense?

Leila Monteiro Lins – Em 2010, lancei a Discover Brazil com o objetivo de criar um elo entre os dois países. Após mais de 25 anos trabalhando como jornalista em diferentes veículos de comunicação tanto no Brasil como no Canadá, identifiquei a falta de conhecimento e, ao mesmo tempo, a curiosidade da sociedade multicultural canadense sobre o Brasil. Para atender a esta carência de informação nasceu a Discover Brazil.

PJ – Como é a receptividade dos canadenses em relação ao Brasil?

LML – Lembro que quando cheguei a Toronto pouco se falava sobre o Brasil. Após quase 12 anos por aqui, posso dizer tranquilamente que o quadro está mudando. Um exemplo concreto é a grande participação dos canadenses em eventos brasileiros como Brazilfest, Brazilian Day, workshops sobre as oportunidades de negócios e festivais de cinema brasileiro, que acontecem anualmente. E eles ainda caem na folia durante o carnaval!

PJ – A equipe da Discover Brazil é formada exclusivamente por brasileiros que moram no Canadá?

LML – A equipe é global, composta por brasileiros e canadenses. Temos jornalistas brasileiros morando no Canadá, nas cidades de Toronto, Montreal, Vancouver e Ottawa, assim como colegas morando no Brasil, em diferentes Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Contamos ainda com a colaboração de canadenses, que nos ajudam na revisão final das reportagens. Eu me sinto muito motivada a continuar nesta empreitada pelo fato de o grupo estar bem empolgado com a proposta da revista.

PJ – Além da revista e de sua empresa de Comunicação, você também é comentarista da Radio Canada International. Tem predileção por alguma dessas atividades?

LML – Na mesma época em que abri a filial da minha empresa no Canadá, recebi o convite para ser correspondente em Toronto. Fiquei muito empolgada com a chance de trabalhar numa rádio de informação e cultura que aborda a vida no Canadá e as relações entre brasileiros e canadenses. Por meio da rádio tive a oportunidade de desenvolver um número enorme de contatos, que me possibilitaram abrir a LML, realizar eventos importantes, como o festival Viva Cinema Brasil, além de lançar a Discover Brazil. As atividades de Jornalismo, Relações Públicas e Marketing que desenvolvo se complementam, seja na produção da revista, realização de eventos ou mesmo na minha atuação como correspondente da Rádio Canadá.  Tenho um prazer enorme em realizar cada uma dessas atividades, mas preciso confessar que a revista é o meu “baby”.

PJ – De onde vem seu interesse pelo Jornalismo?

LML – Desde pequena eu demonstrava uma grande habilidade pela escrita. Venci o meu primeiro concurso no Colégio Stella Maris com o poema Subindo Tudo Consegui. Já na adolescência, participei de dois concursos promovidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear. O primeiro ganhei junto com um colega. No ano seguinte decidi participar do mesmo concurso e para minha surpresa ganhei novamente, desta vez sozinha. A partir dessas experiências entendi que a área de Comunicação Social me daria a realização que tanto procurava. Sou formada pela PUC do Rio de Janeiro em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade, e pós-graduada em Marketing pela PUC-IEC, em Minas Gerais. Trabalhei como jornalista e relações públicas, em assessoria de imprensa, planejamento e organização de eventos, produção e edição de jornais e revistas, e desenvolvimento de estratégias de comunicação. Em 1996 abri a LML Comunicação e Marketing, em Belo Horizonte. Quatro anos depois decidi realizar o meu sonho de morar no exterior desenvolvendo projetos na minha área.

PJ – Por que você decidiu sair do Brasil para morar no Canadá? Como tem sido essa experiência?

LML – A minha decisão de mudar para o Canadá aconteceu devido a uma busca constante por desafios, que sempre me impulsiona em direção ao desenvolvimento de novos projetos. O Canadá surgiu na época como uma boa oportunidade para a realização de ideias que eu há muito tempo tinha em mente. Mudei-me em fevereiro de 2000 e durante os primeiros anos atuei como repórter especial de jornais brasileiros e portugueses, produção e locução para rádio multicultural e consultoria para lançamento de novos produtos. Em 2004 decidi abrir uma filial da LML em Toronto. Foi então que passei a atuar em assessoria de imprensa e organização de eventos.

Todas as edições de Discover Brazil estão disponíveis em www.discoverbrazil.ca.