(*) Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora
(*) Por Eduardo Ribeiro

Os números são expressivos e até impressionantes, para uma atividade de nicho. Só a newsletter Jornalistas&Cia, com circulação semanal, produziu, em 2022, 62 edições (11 delas, extras) totalizando 1.473 páginas.

Este Portal dos Jornalistas, por seu lado, publicou cerca de 1.100 matérias, quase 200 delas sobre os ataques contra a imprensa e os jornalistas, naquilo que poderíamos chamar de Festival de Insanidades patrocinadas por Jair Bolsonaro.

Nosso filho internacional, o MediaTalks, a caminho de seu terceiro ano de vida, fechará 2022 com aproximadamente 1,6 milhão de visitantes, atraídos por mais de 1.000 matérias e dois especiais que mergulharam nos temas Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI) e COP27, com a participação de renomados correspondentes brasileiros no exterior.

Nossos prêmios +Admirados da Imprensa homenagearam em cerimônias presenciais os colegas de Economia, Negócios e Finanças; da Imprensa Automotiva; e do Agronegócio. E, em evento digital, com transmissão pelo canal do Portal dos Jornalistas no YouTube, os de Tecnologia; e os de Saúde, Ciência e Bem-Estar (este com a marca e o oferecimento do Hospital Albert Einstein).

Nosso Ranking dos +Premiados da Imprensa e do Jornalismo, que chega à 12ª edição, mudou e a partir de agora será apresentado em janeiro de forma conjunta e numa única edição especial de Jornalistas&Cia, com reprodução no Portal dos Jornalistas (lembrando que até o ano passado ele era dividido e publicado em cinco edições).

O ano de 2022 nos permitiu, ainda, oferecer ao jornalismo e aos jornalistas brasileiros duas novas iniciativas, em continuidade à luta antirracista que iniciamos em 2021, ao realizar o 1º Censo Racial da Imprensa Brasileira: o projeto #diversifica, hub de conteúdo para Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI), produzido em multiplataforma; e a coluna semanal da Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, com conteúdo produzido por eles próprios.

Também iniciamos uma nova experiência no envio de Jornalistas&Cia, passando a oferecer aos leitores duas opções de visualizações da newsletter: o tradicional pdf e agora também o flip-book, que permite virar as páginas com cliques e também ir diretamente a qualquer das páginas desejadas.

Com atuação remota, nosso time em 2022 contou com colaboradores nos estados do Amazonas (Chris Reis), Bahia (Anna França), Ceará (Lauriberto Braga), Minas (Admilson Resende), Pará (Dedé Mesquita) e Roraima (Plínio Vicente da Silva), além de uma parceria já longeva com o Coletiva.net, do Rio Grande do Sul. Editores no Rio de Janeiro (Cristina Carvalho), Distrito Federal (Kátia Morais) e Reino Unido (Aldo De Luca e Luciana Gurgel). A Redação, em São Paulo e também com atuação remota, contou a energia e o talento dos colegas Assis Ângelo, Daniel Pereira, Luana Ibelli, Paulo Sant’Anna e Victor Felix – Capital; Wilson Baroncelli – São Roque; Fernando Soares – Santo André; Silvio Ribeiro – Indaiatuba; Vinicius Ribeiro – Jaú).

Dedicada ao nicho que abrange o jornalismo, os jornalistas e a imprensa, mais as respectivas conexões com a principal interface da atividade – a Comunicação Corporativa –, a família Jornalistas&Cia só tem conseguido mergulhar nesse universo profissional e realizar essas atividades – que hoje se mostram estratégicas para o mercado – graças ao apoio de empresas e agências de comunicação, que, em 2022, foram quase 140, algumas de forma permanente e outras, de modo pontual.

A nave-mãe

Vindo de uma jornada de alguns anos vivendo e atuando no Rio de Janeiro, o editor executivo Wilson Baroncelli desembarcou no Jornalistas&Cia em 2005, inicialmente no apoio ao fechamento da newsletter. Pouco a pouco foi assumindo a responsabilidade da edição e lá se vão 17 anos em que as madrugadas de terças e quartas fazem parte de sua jornada muito por causa da crescente quantidade de conteúdos que fomos gerando de forma crescente ano a ano. Quando ele chegou, eram quatro ou cinco páginas semanais e hoje oscilam entre 20 e 30, chegando, nas edições especiais, a 50 ou mesmo a 60 páginas.

No levantamento feito sobre 2022, Jornalistas&Cia contou com 62 edições, entre as quais 11 extras (como as dos +Admirados da Imprensa e a do aniversário da cidade de São Paulo) e oito especiais (quatro com o Ranking dos +Premiados da Imprensa, e outras quatro abrangendo os temas Dia do Jornalista, Dia da Imprensa, Edição de Aniversário e Dia da Consciência Negra), tudo isso perfazendo um total de 1.473 páginas

Entre os destaques, Baroncelli cita a coluna de Assis Ângelo, colaborador de J&Cia desde 2011, que escreve sobre cultura popular, além de enveredar por temas históricos, como os textos que produziu para a edição extra sobre o aniversário da cidade São Paulo e para a edição especial sobre o Dia da Consciência Negra. Cita ainda a coluna MediaTalks, assinada por Luciana Gurgel, que semanalmente traz para os jornalistas brasileiros algum assunto internacional inédito e relevante para os profissionais, que a mídia nacional não cobre (e que virou o site MediaTalks, parceiro do UOL). E também Comunicação Corporativa, que mostra o intenso vaivém pelo mercado das agências de comunicação e áreas de comunicação das médias e grandes empresas.

ABCPública mostra a força da organização

A comunicação pública ganhou desafios acima do imaginável num governo que optou por investir em atividades como gabinete do ódio, milícias digitais e coisas parecidas, sem qualquer valorização da comunicação profissional, que ficou quase num limbo nesses últimos quatro anos. Em parte, esses desafios foram assumidos pela ABCPública, uma jovem entidade que reúne colegas de todo o País dispostos a consolidar na esfera pública uma comunicação ética, transparente e em defesa da sociedade. E J&Cia, como lembra Baroncelli, manteve ao longo de 2022 a parceria para publicação de uma página quinzenal com os conteúdos e agendas da entidade.

Tuitão – Desafio de escrever em exatos 700 caracteres

“Temos ainda”, diz ele, “os tuitões de Daniel Pereira e Plínio Vicente da Silva, que se alternam quinzenalmente escrevendo sobre temas gerais em exatos 700 caracteres”. Baron, como carinhosamente o chamamos, lembra que tem muito mais e acrescenta: “Criamos no início do ano uma coluna semanal para marcar o centenário da primeira transmissão radiofônica no Brasil, em 7 de setembro, a cargo do jornalista, radialista e professor Álvaro Bufarah; e, em julho, a Rede JP em Ação, fruto de parceria com a Jornalistas Pretos – Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, também semanal, com o objetivo de valorizar tanto o trabalho da associação quanto dos jornalistas negros e negras, em suas trajetórias profissionais e em outras esferas de atuação”.

E mais: “Também em julho reestreou a coluna Inteligência Artificial, com periodicidade mensal, tendo como autor Marcelo Molnar, sócio-diretor da Boxnet, que analisa o tema sob o ponto de vista da comunicação. Igualmente em julho passamos a publicar a página J&Cia Agro, espaço similar ao da versão para a imprensa automotiva, batizado de J&Cia Auto, sob responsabilidade do editor Fernando Soares, que traz as principais novidades relacionadas às redações e áreas de comunicação especializadas em agronegócio”.

Memórias da Redação conta um pouco da nossa rica história

E ele não esquece de mencionar um outro conteúdo, que há mais de década J&Cia se propôs a resgatar, as Memórias de Redação, que narra, pelos próprios autores, histórias e curiosidades profissionais vivenciadas ao longo do tempo. “Tivemos perto de 50 colaboradores que se revezaram semanalmente ao longo do ano nas edições regulares”, enfatiza, lembrando que o desafio é o estoque de histórias, sempre muito baixo, exigindo apelo para que os colegas escrevam.

Perdas que nos deixaram órfãos e um imenso vazio

Como nem tudo são flores, ele lembra que este foi um período de perdas inestimáveis para o jornalismo: “Entre as despedidas de maior repercussão durante o ano podemos citar José Maria Rabelo, Edgard Alves, José Ramos Tinhorão, Dida Sampaio, Otávio Bueno da Fonseca, Elifas Andreato, Tão Gomes Pinto, Ouhydes Fonseca, Raul Varassin, Severino Goes, A.C. Scartezini, Silvio Lancellotti, Ricardo Gontijo, Magda Almeida, Izalco Sardenberg, Ethevaldo Siqueira, Carlos Brickmann. Ricardo Azoury, Arnaldo César, Anna Maria Ramalho, Jô Soares, Roberto Carmona, Lalá Aranha, Nelson Lemos, Sérgio Amaral, A.P. Quartim de Moraes, Charles Marzanasco, Divino Fonseca, Arnaldo Jabor, Erno Schneider, Orlando Brito, Alberico de Sousa Cruz, Humberto Kinjô, Rosvita Saueressig Laux e Danuza Leão.

Um Portal para chamar de nosso

O ano de 2022 foi um dos mais desafiadores para a imprensa brasileira desde a redemocratização do Brasil. O contexto das eleições presidenciais transformou jornalistas e veículos em um alvo fácil, e muitas vezes preferido, para uma parcela da população e de seus políticos. Segundo dados da Abraji, nos primeiros sete meses do ano foram registradas 66 agressões graves, que envolvem episódios de violência física, destruição de equipamentos, ameaças e assassinatos contra jornalistas no Brasil, um aumento de quase 70% em relação a 2021.

Segundo o editor Fernando Soares, o Portal dos Jornalistas acompanhou de perto toda essa movimentação, fazendo coro às denúncias e ajudando entidades do setor a cobrar autoridades em defesa do Jornalismo. E ele traz para a conversa o repórter e editor assistente Victor Félix, que mostra os números: “Das cerca de 1.100 matérias publicadas pelo Portal dos Jornalistas em 2022, quase 200 relatavam algum tipo de ação contra a imprensa. Foram reportados muitos episódios envolvendo agressões, violências físicas, ameaças, censuras e outros tipos de ataques contra jornalistas e veículos de comunicação” – acentua.

Nasce o #diversifica

Mas não apenas de más notícias viveu o Portal dos Jornalistas em 2022, diz Soares. A publicação, ele ressalta, foi selecionada no início do ano pelo Programa Acelerando a Transformação Digital, promovido pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), em parceria com o International Center for Journalistas (ICFJ) e patrocínio da Meta Journalism Project.

“O aporte recebido”, ressalta, “possibilitou o lançamento do #diversifica, hub de conteúdo para Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI) da Jornalistas Editora. Além de ampliar a cobertura direcionada a jornalistas e publicações com perfis mais diversos, o projeto foi responsável pelo lançamento de um videocast, que retratou em seis episódios a realidade atual e os desafios de ampliar a diversidade nas redações pelo ponto de vista de seis jornalistas, cada um identificado com uma causa: Caê Vasconcelos (LGBTQIAP+), Jairo Marques (Pessoas com Deficiência), Luciana Barreto (Negritude), Nayara Felizardo (Territórios), Luciene Kaxinawá (Indígena) e Erick Mota (Neurodivergência). A coordenação do projeto coube à editora Luana Ibelli”.

Além dos episódios, disponíveis no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube, as entrevistas resultaram em uma edição especial em formato de revista digital.

“Este foi um dos principais objetivos cumpridos quando o projeto do #diversifica foi submetido”, destaca a coordenadora do hub Luana Ibelli. “Entendemos que, ao ampliar o espaço para profissionais e publicações com perfis diversos, além de destacar o trabalho de excelência produzido por eles, seria uma forma de naturalizar ainda mais a discussão sobre o tema. Acreditamos que com esse especial foi possível mostrar aos gestores os benefícios de ter mais diversidade em suas equipes de jornalismo, e como é possível criar ambientes mais acolhedores para pessoas com diferentes históricos e vivências”.

E não para por aí, segundo Fernando: “A segunda temporada do videocast #diversifica já está quase pronta e será lançada a partir de janeiro. Além de mais seis episódios, desta vez mostrando ações práticas de diversidade adotadas em redações, uma nova edição especial será publicada no final de fevereiro”.

J&Cia Auto muda e enseja a chegada do J&Cia Agro

Depois de 13 anos circulando às sextas-feiras, a newsletter Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva mudou de formato e passou a ser publicada semanalmente dentro das páginas do Jornalistas&Cia, às quartas-feiras.

“A mudança teve como objetivo otimizar a produção de conteúdo, ampliar sua visibilidade para todo público do J&Cia e servir como um case comercial para a produção de conteúdos similares para outras editorias do jornalismo”, diz o editor Fernando Soares, acrescentando: “Mesmo com a mudança, os primeiros números já mostram que o modelo está funcionando, pois, pelas análises semanais de audiência, podemos perceber que, mesmo ocupando um espaço geralmente localizado no meio da edição do J&Cia, a coluna do J&Cia Auto é constantemente uma das páginas mais acessadas”.

Valendo-se a experiência do Auto, J&Cia também iniciou uma coluna segmentada com foco na imprensa do agronegócio, área que também está presente na Jornalistas Editora com o Prêmio +Admirados da Imprensa do Agronegócio, realizado em 2022 em sua segunda edição. A experiência, se bem-sucedida, poderá ensejar, dentro da Jornalistas Editora, o surgimento de novas colunas e prêmios segmentados para outras áreas do jornalismo.

Ranking dos +Premiados, concentrado e mais relevante

Criado em 2011, sob inspiração do Ranking da Folha de S.Paulo dos times de futebol, o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira está mudando de formato e figurino. Quem explica é o coordenador do projeto Fernando Soares, responsável por analisar, ano a ano, os resultados de quase 200 prêmios de jornalismo, entre nacionais e internacionais e aqueles que estão em curso, mais os que foram descontinuados, entre eles o paradigmático Esso, infelizmente hoje apenas uma doce e importante lembrança para os que o ganharam.

“Até o ano passado, os resultados eram divulgados semanalmente, ao longo de cinco edições de Jornalistas&Cia e no Portal dos Jornalistas, divididos em levantamentos anuais, históricos e por região, além de alguns específicos, como por plataforma, para os veículos. A mudança tem como objetivo criar um espaço único, exclusivo e ampliado para análise dos resultados do levantamento. Com isso teremos uma edição ampliada e dedicada exclusivamente ao ranking. Será um documento histórico, que poderá servir de consulta e análise indefinidamente, de maneira simples e rápida. Para os premiados, certamente será uma edição com um valor especial, para ser guardada para sempre” – explica.

O lançamento está marcado para 23 de janeiro.

MediaTalks, desde Londres, conteúdo único sobre a mídia mundial

Após o sucesso da coluna MediaTalks publicada semanalmente na newsletter Jornalistas&Cia, e diante do interesse que os assuntos internacionais de mídia e comunicação, por ela abordados, despertava no nosso meio jornalístico, em especial junto aos tomadores de decisão e influenciadores, decidimos, com os editores Aldo De Luca e Luciana Gurgel, avançar e lançar o projeto MediaTalks by J&Cia, ancorado por um site que se desdobra em outras iniciativas editoriais, caso da newsletter diária que compartilha uma síntese das notícias do dia publicadas no site e dos especiais temáticos que oferecem uma visão internacional de assuntos de interesse jornalístico e das organizações empresariais.

Parceiro UOL praticamente desde o início, MediaTalks conta também com o endosso das principais entidades do jornalismo, a saber ABI, Abraji, Aner, ANJ e Projor, e ainda com parcerias de conteúdo internacionais com Covering Climate Now e Knight Center of Journalism in The Americas. Além disso, tem como principal sponsor a GM – General Motors.

Quem faz um balanço mais detalhado das realizações do MediaTalks em 2022 é a editora Luciana Gurgel:

“Nascido em plena pandemia da Covid-19, o MediaTalks fez dois anos em setembro de 2022 em uma posição que não poderíamos imaginar quando lançamos o site: integrante do grupo de parceiros de conteúdo UOL, com tráfego superior a 120 mil visitantes por mês nos últimos quatro meses.

Vamos fechar o ano com 1,6 milhão de visitantes, advindos da nossa newsletter diária, das matérias publicadas diariamente nas editorias Internacional, Mídia e Marketing, Guerra Ucrânia e Tecnologia do UOL e da busca direta, que aumenta a cada mês.

Produzimos duas edições especiais, uma sobre a COP27 e outra sobre Diversidade na Mídia, com a colaboração de jornalistas brasileiros espalhados pelo mundo. Em média, publicamos três novos conteúdos originais diariamente.

Uma das coisas que mais nos entusiasmam é ver que os leitores que chegam ao MediaTalks por meio do UOL ou pelo Google se interessam por assuntos como desinformação, violações da liberdade de imprensa em países distantes como Hong Kong e Mianmar, movimentos das redes sociais e análises sobre o futuro do jornalismo.

Pareciam temas restritos aos que militam no setor (jornalistas, comunicadores, acadêmicos). Mas a realidade está demonstrando que são assuntos universais.

E ficamos felizes em ser um instrumento para compartilhar notícias e ideias sobre algo tão vital para a sociedade: informação confiável.”

+Admirados da Imprensa, um ano repleto de homenagens

Foram cinco as premiações realizadas por Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas ao longo de 2022 aos jornalistas e veículos mais admirados da imprensa brasileira. Isso resultou em homenagens a 170 jornalistas e cerca de 130 veículos/programas/podcasts nas áreas de Economia, Negócios e Finanças (sexta edição), Imprensa Automotiva (quarta edição), Agronegócio (segunda edição), Saúde, Ciência e Bem-Estar (segunda edição, sob a denominação de Prêmio Einstein) e Tecnologia (que estreou este ano).

Três deles puderam ser realizados em eventos presenciais, com o aconchego de abraços e reencontros, mas outros dois foram virtuais, incluindo o Einstein de Saúde, Ciência e Bem-Estar, que, todo organizado para ser um belo evento presencial, no próprio hospital, mudou na última hora para virtual, em função do recrudescimento da pandemia no último trimestre do ano.

Quem conta em maiores detalhes a epopeia das premiações aos +Admirados da Imprensa é Vinícius Ribeiro, diretor de Novos Negócios da Jornalistas Editora e coordenador do projeto.

“O primeiro Prêmio +Admirado do ano foi o da Imprensa Automotiva, que teve como campeão João Anacleto. E foi também a primeira vez que a premiação, em sua quarta edição, foi presencial. Cerca de 100 pessoas estiveram no jantar do Coco Bambu, no bairro paulistano da Casa Verde, e outras 400 acompanharam o evento ao vivo pelo YouTube. Um dos momentos de maior emoção foi a homenagem a Charles Marzanasco, jornalista com uma linda história na cobertura do setor e que mesmo adoentado fez questão de comparecer à premiação, sendo aplaudido de pé por todos os presentes. Foi a última homenagem em vida, já que ele faleceu alguns meses depois, em setembro deste ano.

No início de julho foi a vez dos +Admirados do Agronegócio, realizado em sua segunda edição e pela primeira vez em cerimônia presencial, com 80 convidados que foram recepcionados num aprazível almoço no Figueira Rubayat, em São Paulo, e que puderam aplaudir ao vivo a campeã Beatriz Gunther, demonstrando a força das mulheres também neste segmento do jornalismo. O evento foi ainda acompanhado pelo canal do Portal dos Jornalistas no YouTube por 500 profissionais.

A terceira premiação do ano, já no segundo semestre, foi a segunda edição do Einstein +Admirado da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Ela já chegou com uma novidade aplaudida pelo mercado: a inclusão do jornalismo científico na premiação, que em 2021 ficou restrita a Saúde e Bem-Estar. Isso deu um novo colorido ao prêmio e ao próprio jornalismo científico, que tem sido fundamental neste ciclo impactado pela Covid-19 e, mais do que ela até, pelas fake news. A campeã nacional foi Claudia Collucci, que, adicionalmente, ficou nos TOP 3 da Região Sudeste e entre os colunistas TOP 3. A cerimônia, que seria realizada de forma presencial em 30/11 no próprio Hospital Israelita Albert Einstein, foi reformulada para o formato virtual por causa do recrudescimento da pandemia. 

A quarta premiação da série +Admirados foi a da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, a mais tradicional, que chegou este ano à sétima edição. Com uma boa renovação entre os TOP 50, teve sua cerimônia realizada em 29/11, no Renaissance Hotel, em São Paulo, e contou com a presença de mais de 100 pessoas, que viram, ao vivo, a retomada do cetro pela dupla Miriam Leitão / Carlos Alberto Sardenberg, que conquistaram as duas primeiras posições do pódio nas quatro primeiras edições da premiação. Transmitida ao vivo pelo Canal do Portal dos Jornalistas no YouTube, teve uma audiência complementar de 250 pessoas.

Para finalizar tivemos a estreia dos +Admirados da Imprensa de Tecnologia. Com uma bela e justa homenagem a Ethevaldo Siqueira, precursor do jornalismo de tecnologia no Brasil, falecido em outubro passado, o prêmio teve como campeã Katarina Bandeira, da Folha de Pernambuco, a primeira jornalista de fora do eixo Rio/São Paulo/Brasília a vencer um prêmio da série +Admirados. A cerimônia foi realizada de forma virtual em 15/12 e contou com a participação de mais de 350 pessoas ao vivo durante a transmissão.

E vem novidade para 2023, tanto nas premiações em curso quanto em novas premiações. Para quem quiser acompanhar, nosso calendário oficial de prêmios para 2023 será divulgado em janeiro.”

Quase 140 marcas apoiaram as iniciativas da família J&Cia em 2022

Tem sido um desafio permanente manter uma estrutura focada num nicho, que, embora empoderado e formador de opinião, é restrito, integrado por cerca de 200 mil profissionais, entre jornalistas e profissionais de comunicação corporativa. Mas são inúmeras as organizações que enxergam nesse público um algo mais, uma relevante conexão, com impactos positivos na reputação e na reverberação de suas iniciativas. Interessante notar que, aliadas a marcas tradicionais e históricas, ano a ano crescem, nessa jornada, as agências de comunicação interessadas em estarem cada vez mais próximas de um público-alvo que também é delas, os jornalistas brasileiros.

Estiveram ao lado da família Jornalistas&Cia em 2022 as seguintes organizações:

  • Empresas
    • 99app
    • Accor
    • ADM do Brasil
    • AEGEA
    • Alubar
    • AngloAmerican
    • Arcos Dorados (McDonald’s)
    • Audi
    • B3
    • Banco Itaú
    • Bayer
    • BNP Paribas
    • Boehringer Ingelheim
    • Bosch
    • BRF
    • BRK Ambiental
    • BTG Pactual
    • Cargill Agrícola
    • Carrefour
    • Cemig
    • CNH Industrial
    • Cnseg
    • Coca-Cola (Recofarma)
    • Comunique-se
    • Copastur Viagens e Turismo
    • Cristália
    • Croplife
    • Cummins
    • Deloitte
    • Dow
    • DSM
    • EDP
    • Energisa
    • Ericsson
    • EY
    • FCA
    • General Motors
    • Gerdau
    • GPA
    • Grupo Petrópolis
    • Honda
    • Hospital Israelita Albert Einstein
    • Hotmart
    • Hyundai
    • iFood
    • Intel
    • Iveco
    • Janssen
    • John Deere
    • Klabin
    • Latam
    • Mercedes Benz
    • Meta
    • Minerva S/A
    • Mosaic
    • MRV Engenharia
    • Neoenergia
    • Norsk Hydro
    • PBC Newcom
    • Pepsico
    • Pirelli
    • Pfizer
    • PMI – Philip Morris
    • Press Manager
    • Pub
    • PWC
    • Qualicorp
    • Roche
    • Sabesp
    • Saint Gobain
    • Samsung
    • Sanofi
    • SAS
    • Scania
    • Simpar
    • Sodexo
    • Solvay Group
    • Stellantis
    • Sul América
    • Suzano
    • Sylvamo Brasil
    • Syngenta
    • Tim
    • Toyota
    • Uber
    • UnitedHealth Group
    • UOL
    • Usiminas
    • Vale
    • Via
    • Vivo
    • Volkswagen
    • Volkswagen Caminhões e Onibus
    • Volvo
    • XP Inc
    • Yara
  • Entidades e Organizações Públicas
    • Aberje
    • Abraciclo
    • Abramge
    • CNA
    • Febraban
    • Funaseg
    • Governo do Estado de São Paulo
    • Prefeitura de São Paulo
  • Agências
    • 2PRÓ
    • Advice Comunicação
    • Approach
    • BCW Brasil
    • Bowler
    • CDI Comunicação
    • CDN Comunicação
    • Central Press
    • Conteúdo Comunicação
    • Edelman/Zeno
    • Fato Relevante
    • FleishmanHillard
    • FSB Comunicação
    • G&A Comunicação
    • GBR Comunicação
    • Grupo Boxnet
    • HUB
    • Ideal H+K Strategies
    • Imagem Corporativa
    • InPress Porter Novelli
    • LAM Comunicação
    • LLYC
    • Máquina CW
    • MSL Brasil
    • NexCom
    • Nova PR
    • Original 123
    • Pub
    • RPMA Comunicação
    • Textual
    • XCOM

(*) Eduardo Ribeiro é o fundador e diretor da Jornalistas Editora

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments